Algumas comidas são tão típicas da festa natalina que daria até para dizer que é proibido não servir esses pratos na ceia de Natal. Brincadeiras à parte, o fato é que essas 9 receitas que separamos já se tornaram tradição, e muitas famílias aguardam o ano todo para finalmente saboreá-las na noite de Natal. Será que elas também são presença certa na sua mesa?
O peru assado é um dos carros-chefes da ceia de Natal. Para quem busca praticidade, é possível encontrar aves já temperadas e que vêm até mesmo com indicador de cozimento, para não precisar ficar checando o forno a toda hora.
Mas quem não dispensa preparar a ceia de Natal do zero deve fazer uma boa marinada, garantindo que a carne fique saborosa e suculenta. Um molho para acompanhar a carne também é indispensável, e aqueles à base de frutas são ótimas pedidas.
Outra presença obrigatória na ceia de Natal é o tender, uma carne de porco muito fácil de ser preparada. Com cravos-da-índia espetados e um molho agridoce para acompanhar (como um à base de mel e mostarda), o prato é garantia de sucesso na mesa.
Seja para substituir o peru ou simplesmente deixar a mesa da ceia de Natal mais diversificada, o pernil assado é outra carne suína indispensável na refeição natalina. Também é possível encontrar esse ingrediente já temperado, ajudando a economizar tempo na cozinha. Na hora de servir, que tal preparar um molho de abacaxi, laranja ou vinho tinto para acompanhar?
Outro prato bastante comum nas ceias de Natal pelo Brasil, principalmente na ceia do almoço, é o bacalhau, uma receita que herdamos dos portugueses e que pode entrar no lugar da ave natalina ou das carnes suínas. O peixe geralmente é preparado no forno com batatas, ovos, azeitonas, cebolas e muito azeite de oliva.
Começando a lista dos acompanhamentos obrigatórios na ceia de Natal está o arroz à grega, uma receita que inclusive costuma ser motivo de discussões nas famílias: afinal, o prato deve ou não levar uvas-passas?
Independentemente da preferência na sua casa, o prato deve ser bastante colorido, incluindo milho, ervilha, cenoura, cheiro-verde e presunto.
Vamos combinar que é proibido não servir salpicão de frango na ceia de Natal, não é mesmo? Servido gelado, esse prato combina perfeitamente com o calor do verão brasileiro. Para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana, a dica é substituir o frango por “carne” de jaca, tofu ou soja.
A farofa é outro acompanhamento clássico da ceia de Natal, de preferência bem crocante. Os ingredientes variam bastante conforme as preferências de cada família: há quem inclua oleaginosas e frutas secas na receita, aquelas que preferem colocar bacon e linguiça ou ainda quem opte pelo lema do “menos é mais”, com apenas alho e cebola refogados na manteiga.
É claro que uma salada também é obrigatória na mesa da ceia natalina, ajudando a tornar a refeição mais nutritiva e refrescante. Neste caso, são várias as receitas possíveis, como uma simples salada de folhas verdes ou alguma que leve grãos ou cereais no preparo, tais como grão-de-bico, lentilha ou quinoa.
Para fechar a lista de pratos que não podem faltar na ceia de Natal, é hora de falar da sobremesa. Sempre é possível incrementar a refeição com opções mais elaboradas como pudim, manjar de coco, pavê, torta holandesa ou gelatina colorida, mas se o objetivo for facilitar o encerramento do jantar, a rabanada e o panetone saem ganhando.
Além de saborosas, essas alternativas às sobremesas geladas são muito acessíveis. Para quem gosta de soltar a criatividade na cozinha e unir o útil ao agradável, é possível ainda preparar o “rabatone”, receita que mistura o panetone com a rabanada.
Esses são os principais pratos que é proibido não servir na ceia de Natal, mas é claro que a lista pode variar bastante de tamanho de acordo com cada família. Além disso, pode haver receitas que não foram citadas nesse texto, mas que já viraram um clássico de Natal na sua casa. Seja qual for o cardápio que faz sucesso entre seus amigos e familiares, o mais importante é que a refeição seja saborosa e estimule a união entre as pessoas.
Feliz Natal!
O camarão é um fruto do mar nutritivo e muito apreciado pela grande maioria das…
Um café da manhã saudável fornece disposição para o dia que está começando. Carboidratos integrais,…
Ter uma alimentação saudável é fundamental para manter nosso corpo em pleno funcionamento. Por conta…
A agricultura orgânica utiliza diversas técnicas naturais com o objetivo de reduzir os impactos ambientais…
Há diversos doces e salgados para receitas com milho, especialmente durante o período de festas…
Reunir a família e trocar presentes são costumes típicos das festas natalinas, porém, o que…