Publicado há 1 ano

As vantagens da adubação verde no cultivo de alimentos

COMPARTILHE

A agricultura orgânica utiliza diversas técnicas naturais com o objetivo de reduzir os impactos ambientais no cultivo de alimentos, e entre elas está a adubação verde, que traz diversas vantagens principalmente para o solo.

Mas, afinal, o que é a adubação verde? Essa técnica consiste na plantação de uma ou diversas espécies com o objetivo de promover a reciclagem dos nutrientes presentes no solo, aumentando a fertilidade, diminuindo a erosão e ajudando a combater ervas daninhas e pragas.

Além dos benefícios citados acima, ela traz outras vantagens para as plantações, como o aumento de nitrogênio e da atividade biológica para o solo, além de ajudar a recuperar áreas degradadas.

Embora diversas espécies possam ser utilizadas para adubação verde, as leguminosas se destacam nesta técnica, principalmente por aumentarem a fixação de nitrogênio no solo. Algumas opções de leguminosas são feijão-de-porco, tremoço-branco, ervilha-forrageira e guandu.

O que é e para o que serve a adubação verde?

Para que o cultivo de alimentos ocorra da melhor maneira possível, o solo em que as espécies serão plantadas precisa estar em boas condições. E é justamente para deixar o solo mais rico em nutrientes, entre outras características, que a adubação verde serve.

A adubação verde possui uma relação bastante próxima com a rotação de culturas, técnica que consiste em variar as espécies plantadas. No intervalo entre uma produção e outra, ou em conjunto com plantações perenes, são cultivadas determinadas espécies que possuem raízes profundas, as quais ajudam a deixar o solo mais fértil e a reciclar os nutrientes presentes na terra.

As plantas usadas também são podadas e o material da poda possui diversos nutrientes que funcionam como cobertura para o solo, combatendo a seca.

Existem, basicamente, três formas de fazer a adubação verde. São elas a rotação, a sucessão ou o consórcio.

A adubação verde pode ser realizada com diversas espécies, como gramíneas e crucíferas. No entanto, as melhores plantas para essa técnica são as leguminosas, uma vez que elas promovem a fixação no solo do nitrogênio presente no ar, enriquecendo a terra. Para desfrutar dessas vantagens, pode ser interessante combinar esses três tipos de plantas no momento de nutrir o solo.

Quais as vantagens da adubação verde?

O agricultor que deseja tornar o solo de sua plantação mais fértil e rico em nutrientes precisa saber o que é a adubação verde, uma vez que essa é uma das melhores técnicas existentes para melhorar as condições do solo. Entre as principais vantagens para a agricultura estão:

Diminui a erosão

A erosão é um dos principais impeditivos para a fertilidade do solo e a adubação verde ajuda a combater esse efeito, uma vez que as plantas utilizadas nesta técnica crescem rapidamente, cobrindo e protegendo o solo por longos períodos.

Aumenta a capacidade de armazenamento de água no solo

Um solo de qualidade é aquele capaz de drenar a água após períodos de muita chuva e de armazenar água para os momentos de seca. As raízes das plantas usadas ajudam a deixar o solo com essas características. 

Promove a reciclagem de nutrientes

Como as raízes das plantas da adubação verde costumam ser longas, elas conseguem absorver nutrientes presentes nas camadas mais profundas da terra, trazendo-os para a superfície e promovendo a reciclagem de vitaminas e minerais.

Ajuda a recuperar áreas degradadas

Algumas espécies de adubação verde também promovem a recuperação de áreas degradadas, por manterem a fertilidade do solo, bem como as propriedades biológicas da terra.

Aumenta o teor de matéria orgânica no solo

A adubação verde ajuda a produzir uma massa vegetal de qualidade, bastante rica em nutrientes, a qual melhora as propriedades físicas do solo. Vale dizer que a matéria orgânica se decompõe de forma mais lenta na comparação com a de compostagem ou do esterco de animais.

Controla ervas daninhas e pragas

A adubação verde é uma técnica que elimina a necessidade do uso de agrotóxicos, uma vez que as plantas têm a capacidade de combater nematoides, vermes microscópicos que causam inúmeros prejuízos às plantações.

Muitas espécies usadas na adubação verde também funcionam como hospedeiras de insetos que combatem pragas agrícolas de forma natural. Como algumas plantas produzem grandes quantidades de néctar e pólen, elas ajudam a atrair abelhas e insetos polinizadores, favorecendo a biodiversidade.

Por fim, com a ocupação de áreas plantadas com adubação verde, há menor espaço para o desenvolvimento de ervas daninhas.

Como desfrutar das vantagens da adubação verde

As questões listadas acima são apenas algumas das muitas vantagens que a adubação verde traz para as plantações. No entanto, para que os benefícios possam ser realmente alcançados, é importante que o agricultor preste atenção a alguns pontos.

Por exemplo, é necessário que o produtor conheça os efeitos e as possíveis interações de cada espécie com os alimentos plantados. Afinal, algumas plantas usadas na adubação verde podem trazer efeitos prejudiciais para determinadas espécies, então é preciso recorrer às combinações certas.

Outro cuidado é dar preferência às plantas nativas, ou seja, aquelas que já estejam adaptadas ao clima e às doenças e pragas típicas de cada região. De qualquer forma, a época ideal para o plantio também deve ser respeitada, com espécies de inverno sendo plantadas no outono e leguminosas de verão na primavera.

Vale ainda pesquisar por plantas rústicas, que cresçam rapidamente e produzam sementes com boa germinação, ajudando o agricultor a economizar com maquinários, por exemplo.

A forma de manejo da adubação verde é outra questão a ser levada em conta, pois ela costuma variar de acordo com os alimentos cultivados. Entre os manejos mais comuns estão o acamamento, a roçada e a incorporação.

É importante ter em mente também que, apesar de suas inúmeras vantagens, ela não substitui outras técnicas de adubação. Por isso, o ideal é usar a adubação verde em conjunto com outros métodos e produtos.

As melhores leguminosas

Espécies como crucíferas e gramíneas são boas opções, no entanto, as leguminosas são a escolha ideal para desfrutar de todos os benefícios desta técnica.

Isso acontece porque as leguminosas são capazes de fixar no solo o nitrogênio atmosférico. Vale ressaltar que esse nutriente é essencial para o sucesso de qualquer plantação, pois aumenta a fertilidade do solo e faz com que as plantas se desenvolvam mais rápido.

Mas quais as melhores leguminosas para adubação verde? Como citado anteriormente, a espécie ideal será aquela já adaptada às características da região e que não possua interações negativas com as plantas já cultivadas. Tendo isso em mente, algumas opções interessantes de leguminosas são:

Feijão-de-porco

Bastante resistente aos períodos de seca e às altas temperaturas, essa leguminosa enriquece os solos de maneira ágil e ajuda a combater plantas invasoras

Crotalária

Com crescimento rápido, é ótima no combate aos nematoides

Ervilhaca comum

Resistente aos períodos de geada, a ervilhaca é uma espécie que cresce de forma trepadeira, ajudando a melhorar o solo física, química e biologicamente

Além das espécies citadas acima, outras leguminosas capazes de trazer diversas vantagens para as plantações como adubação verde são:

– Mucuna preta e mucuna cinza

– Feijão-caupi

– Soja e feijão-de-corda

– Guandu

– Tremoço-branco