Compreender o processo de produção dos alimentos que fazem parte do seu dia a dia é tão importante quanto fazer escolhas alimentares saudáveis. Assim como saber quem está por trás desses itens fresquinhos e saborosos que chegam na sua casa. Por isso, muitas pessoas preferem comprar produtos orgânicos direto do produtor, prática que beneficia não apenas a saúde, mas também a economia local.
Isso porque os produtores de orgânicos, normalmente, fazem parte da chamada agricultura familiar, um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais.
Quando valorizamos esses pequenos agricultores, fortalecemos uma cadeia de produção mais artesanal e contribuímos para transformar toda a localidade onde ela está inserida.
E a agricultura familiar proporciona muitos outros benefícios. Ela é a grande responsável, por exemplo, pelo cultivo de alimentos orgânicos, prática que respeita o meio ambiente e a saúde de quem consome os produtos.
Produtos orgânicos direto do produtor priorizam práticas de cultivo com baixo impacto ambiental, sendo importantes aliados da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental.
A agricultura familiar também colabora com a biodiversidade por não esgotar o solo, não demandar o uso intensivo de água, não provocar desmatamentos e não contribuir com o aumento das emissões de gases de efeito estufa.
Além disso, por não depender de grande maquinário, esse tipo de agricultura é fundamental para a geração de empregos no campo.
–
O Justo é parceiro dos pequenos produtores
Aqui no Justo valorizamos e incentivamos o trabalho dos pequenos produtores, como forma de fomentar a economia de outras regiões e ofertar produtos de qualidade aos consumidores.
O nosso hortifruti orgânico vem direto dos produtores parceiros, pequenos agricultores que priorizam a sazonalidade dos alimentos e criam uma cadeia de impacto positivo no meio ambiente. Escolhemos a dedo cada item, de acordo com a sua qualidade.
Ao apoiar os pequenos produtores, o Justo possibilita que as pessoas saibam de onde vêm os alimentos que elas consomem.
Afinal, saber de onde vêm os ingredientes é uma maneira de conscientizar a população acerca da importância que o trabalho feito no campo tem. Da mesma forma, chama atenção para a necessidade de fazermos escolhas mais sustentáveis.
Nossos produtos são embalados em pacotes de papel não poluentes, a fim de reduzir a produção de lixo, beneficiar toda a cadeia produtiva e enaltecer o trabalho dos pequenos agricultores, uma vez que eles podem selecionar e enviar suas colheitas a granel para a comercialização.
A negociação comercial é feita pela plataforma do Justo, sem intermediários, o que possibilita uma maior economia ao produtor e ao consumidor.
Além disso, o pequeno produtor não é onerado com os descontos financeiros contratuais, tão comuns em redes varejistas.
E o fato de não precisar fazer as entregas em embalagens que geram custo também possibilita maior benefício financeiro ao produtor.
–
Produtos orgânicos muito frescos e de qualidade
Um dos principais diferenciais do Justo é entregar produtos muito frescos na casa das pessoas. Isso é possível porque contamos com parceiros que também carregam esse valor.
Nosso centro de distribuição é abastecido estrategicamente ao longo do dia, para que possamos ter sempre alimentos de alta qualidade para suprir nossas entregas, mas sem desperdiçar.
Contamos também com tecnologia adequada e pessoal treinado para manusear os alimentos com o mínimo de intervenção.
Esse conjunto de iniciativas contribui para que nossas entregas sejam de excelência, além de representar uma garantia aos nossos parceiros de que seus produtos chegarão em perfeitas condições às casas das pessoas.
Também procuramos divulgar o trabalho feito por nossos parceiros, pois sabemos que uma das dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores é como tornar público os seus serviços.
E lembre-se que você pode contar com os produtos selecionados cuidadosamente pelo Justo para ter sempre alimentos bem fresquinhos e saudáveis na sua mesa!