Publicado há 2 anos

Como conservar folhas na geladeira para que durem por mais tempo

COMPARTILHE

As hortaliças oferecem diversos benefícios à saúde e são muito bem-vindas no cardápio do dia a dia. No entanto, por serem bastante perecíveis, podem estragar rapidamente. Por isso, para evitar desperdícios, vale a pena aprender como conservar folhas na geladeira para que durem por mais tempo.

Antes de partir para as dicas, é importante ressaltar como as folhas contribuem para manter o corpo saudável. Chamadas de alimentos reguladores, elas são pouco calóricas, o que ajuda no controle de peso; e têm ação antioxidante, capaz de combater os radicais livres e proteger as células saudáveis do envelhecimento precoce.

Além disso, as hortaliças são ricas em fibras alimentares, nutrientes que favorecem o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, e contribuem para a sensação de saciedade.

Outro ponto positivo é que elas contêm minerais e vitaminas que ajudam a manter o bom funcionamento do organismo, como as vitaminas A, C e do complexo B, além de potássio, ferro e fósforo.

E se você é daqueles que só pensam na alface quando ouve falar em hortaliças, saiba que há uma grande variedade de folhas para deixar as refeições mais saborosas e refrescantes, como acelga, agrião, almeirão, chicória, couve, endívia, escarola, espinafre, repolho, rúcula e muitas outras.

É só escolher aquelas que agradam mais ao seu paladar e aproveitar!

Dicas para conservar folhas na geladeira

Para conservar as folhas na geladeira, o primeiro passo é higienizar bem as folhas. Lave-as em água corrente e transfira-as para um recipiente grande.

Encha-o com água e pingue algumas gotas do seu bactericida preferido (o hipoclorito de sódio é uma boa opção). Espere cerca de 15 minutos e enxágue bem.

O segundo passo é secar bem. Quanto mais você secar as verduras após lavá-las, mais tempo elas irão durar na geladeira. Isso porque a umidade propicia o crescimento de fungos e bactérias que deterioram os alimentos.

Nessa tarefa, uma centrífuga de verduras poderá ser um grande aliado. É muito fácil usá-lo: basta colocar as folhas dentro do aparelho e girá-lo rapidamente.

Outra opção é utilizar um pano de prato ou papel toalha. Para isso, enrole as folhas no tecido ou no papel toalha, formando uma pequena trouxa, e dê suaves batidas em uma mesa ou na pia.

Na hora de escolher o recipiente para guardar as folhas na geladeira, prefira um que esteja limpo e tenha tampa – sacos plásticos do tipo “zip-lock” também funcionam.

Vale ressaltar que o pote para armazenar as hortaliças não precisa ser totalmente hermético, pois elas precisam de espaços de ar entre elas.

E o ideal é colocar uma camada de papel-toalha entre uma folha e outra. Desse modo, evita-se a umidade.

Se forem armazenadas dessa forma, as hortaliças podem durar até sete dias na geladeira e rendem saladas frescas e deliciosas.

Também é recomendável que a compra de frutas, legumes e verduras seja feita semanalmente. Assim, você sempre consome alimentos bem fresquinhos.

No Justo você tem uma grande variedade de hortaliças, totalmente frescas, colhidas no dia direto para a sua casa! Selecionamos cuidadosamente os produtos como se você mesmo estivesse escolhendo um a um.

Nossas frutas e legumes são frescos, do mesmo dia. Recebemos tudo diariamente dos nossos produtores para que eles não percam sua vida útil na prateleira.

Você também pode congelar as hortaliças

Se você precisar que as folhas durem por mais tempo, uma boa alternativa é congelá-las. Nesse caso, a maioria dura até três meses no freezer, após descongelar devem ser consumidas imediatamente.

Para isso, é importante garantir que elas estejam bem secas antes de ir para o congelador, para que o gelo não forme uma camada e queime a hortaliça no processo de descongelamento.

Se você optar por armazenar em saquinhos, tire o máximo de ar possível. Para esse trabalho, você pode usar um canudinho.

Para congelar couve e demais folhas escuras, o processo é um pouco diferente. Para ajudar a conservar e armazená-las melhor, recomenda-se dar um choque térmico nessas hortaliças, ou seja, cozinhar por alguns minutos e jogar as folhas em água gelada.

A partir daí, você pode picar as folhas e separar os talos. Mas, se tiver espaço no freezer, pode guardá-las inteiras. E mais uma dica: murcho não é estragado! Não é só porque a sua folha está murcha, que ela deve ir para o lixo.

Ela ainda pode ser aproveitada em sucos, pratos quentes (como refogados), massas de bolos e tortas e até sopas. As partes que a gente normalmente descarta, como talos e cascas, também podem ser consumidas e costumam ser ricas em muitos nutrientes.