Publicado há 2 anos

Benefícios do óleo de coco vão da alimentação à beleza, saiba mais

COMPARTILHE

De tempos em tempos, alguns ingredientes se tornam “queridinhos” por fazerem bem ao organismo e melhorarem a qualidade de vida, como o óleo de coco. O destaque fica ainda mais evidente neste caso porque os benefícios do óleo de coco para a saúde vão da alimentação à beleza.

Como usar o óleo de coco costuma ser uma das principais dúvidas das pessoas ao procurar pelo produto, uma vez que ele é bastante versátil. Mas de forma resumida, o óleo de coco pode ser utilizado para substituir outras gorduras, hidratar a pele ou até mesmo fortalecer os cabelos.

Quando associado à uma alimentação saudável e usado com moderação, os benefícios do óleo de coco costumam ser variados, incluindo diminuir o colesterol, ajudar a emagrecer e prevenir doenças.

Para a beleza, o óleo de coco também é benéfico, pois aumenta a hidratação da pele e deixa os cabelos mais nutridos, aumentando o brilho e diminuindo a queda dos fios.

Apesar de trazer benefícios, o óleo de coco não deixa de ser um ingrediente calórico, por isso, deve ser consumido sem exageros. O ideal é não ultrapassar a quantidade de 1 colher de sopa a cada refeição. Além disso, vale lembrar que o uso individual do óleo de coco não será benéfico caso não seja combinado com exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.

Para que serve o óleo de coco?

O óleo de coco é um óleo vegetal extraído da polpa do coco fresco ou seco. No processo de fabricação, pode ser do tipo refinado ou extravirgem, sendo que a segunda opção é a melhor para a saúde, uma vez que não é aquecida a altas temperaturas, nem perde suas propriedades nutricionais. Melhor ainda se o produto for do tipo orgânico, obtido de frutas cultivadas sem o uso de agrotóxicos.

Ao se deparar com o produto, é comum que as pessoas se perguntem para que serve o óleo de coco, uma vez que o ingrediente possui diversas utilidades.

Na cozinha, o óleo de coco pode ser usado para temperar saladas, substituir a manteiga, a margarina e outros óleos vegetais no preparo de receitas doces ou salgadas e também serve para fazer frituras ou refogados.

Outra utilidade do óleo de coco é hidratar a pele e deixar os cabelos mais fortes. Neste caso, o ingrediente pode ser aplicado diretamente sobre a pele do rosto e do corpo ou misturado em máscaras capilares.

Os benefícios de incluir o óleo de coco na alimentação

Quem opta por incluir o óleo de coco na alimentação pode conquistar inúmeros benefícios para a saúde, já que o ingrediente contém ácidos graxos de cadeia média, que são absorvidos pelo organismo e não aumentam o mau colesterol. Os benefícios do óleo de coco também são garantidos pelas vitaminas A, D, E e K presentes no produto. Entre os mais importantes é possível destacar:

Ajuda a emagrecer

Os ácidos graxos de cadeia média do óleo de coco fazem com que o ingrediente seja absorvido pelo fígado e transformado em energia, sem acumular nos tecidos em forma de gordura. Além disso, o óleo de coco aumenta a saciedade e deixa o metabolismo acelerado.

Fornece energia para o corpo

Como o óleo de coco é rapidamente convertido em energia pelo organismo e garante uma dose extra de disposição, vale acrescentar o ingrediente nos lanches pré-treino para melhorar a performance durante os exercícios físicos.

Previne doenças neurológicas

Mais uma vez os ácidos graxos de cadeia média do óleo de coco são responsáveis por garantir outro benefício para a saúde, que é ajudar a prevenir e tratar doenças neurológicas, como o Alzheimer. Isso porque o ingrediente fornece energia para o cérebro e melhora as funções cognitivas, como a memória, a concentração e o aprendizado.

Melhora a imunidade

Quando o óleo de coco entra em contato com o sistema digestivo ele se transforma em monolaurina, uma substância com propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais, ajudando a prevenir infecções.

Combate a candidíase

O ácido cáprico e o ácido laurico presentes no óleo de coco evitam que o agente causador da candidíase cresça e se desenvolva. Assim, o ingrediente funciona como um tratamento natural complementar aos medicamentos prescritos pelo ginecologista.

Controla os níveis de açúcar no sangue

O consumo regular de óleo de coco melhora o funcionamento do pâncreas, órgão responsável pela liberação de insulina no organismo, a qual controla os níveis de açúcar na corrente sanguínea. Desta forma, os benefícios do óleo de coco também podem ser desfrutados por pessoas diabéticas.

Os benefícios do óleo de coco para a saúde da pele e dos cabelos

Não é só na alimentação que o óleo de coco pode ser usado como uma alternativa a outras gorduras, afinal, o ingrediente também é um aliado da beleza.

Podendo ser aplicado diretamente sobre a pele do rosto ou do corpo, seja sozinho ou misturado com hidratantes específicos, o óleo de coco ajuda a deixar a pele mais macia e firme, adiando ainda o aparecimento de rugas.

O óleo de coco serve também como um tratamento complementar a alguns tipos de irritação da pele, como eczemas, dermatite e psoríase e pode ajudar a combater a acne.

Por ser rico em vitamina E, o óleo de coco garante hidratação para os cabelos, prevenindo a queda e evitando que os fios fiquem ressecados ou sem brilho. É possível aplicar o óleo de coco diretamente nos fios antes de dormir ou após o uso do secador ou até mesmo misturá-lo em máscaras capilares para ser usado durante o banho.

Vale ressaltar que o óleo de coco é considerado um ingrediente comedogênico, ou seja, tem a capacidade de obstruir os poros, podendo causar cravos e espinhas. Desta forma, quem tem a pele muito oleosa ou com tendência à acne deve passar longe do produto. Isso vale para quem tem fios oleosos.

Como usar o óleo de coco no dia a dia?

Na hora de consumir o óleo de coco é preciso ter moderação, assim como é recomendado com qualquer outro ingrediente, afinal, tudo que é em excesso pode fazer mal à saúde.

O ideal é não ultrapassar a medida de 1 colher de sopa por refeição, mas sempre cabe uma consulta com um nutricionista de confiança para obter a indicação de consumo mais adequada para as necessidades do seu organismo.

Mas afinal, como usar o óleo de coco na alimentação? O ingrediente pode ser utilizado para untar formas, refogar alimentos na panela ou na frigideira, substituir gorduras e óleos vegetais em receitas doces e salgadas e até mesmo como tempero para salada. Embora o óleo de coco também possa ser usado para frituras, recomenda-se não optar por esse método de preparo por ser pouco saudável.

Para quem optar por desfrutar dos benefícios do óleo de coco para a saúde da pele e dos cabelos, vale lembrar que o produto pode ser aplicado diretamente sobre o rosto, o corpo ou os fios. Outra opção é misturá-lo com os hidratantes ou máscaras que você já tem em casa.