Publicado há 2 anos

Conheça 8 benefícios das frutas desidratadas e como usá-las na sua cozinha

COMPARTILHE

As frutas desidratadas são as queridinhas da mesa do brasileiro em todo final de ano. Afinal, quem é que nunca discutiu com a família se passas no arroz é bom ou não? Mas não é apenas a uva passa que compõem essa classe de frutas secas, pois temos também o damasco, tâmara, ameixa e por aí vai. 

Essas frutas desidratadas podem ser divididas em duas classes: frutos oleaginosos e frutas secas. As oleaginosas são os frutos mais secos como amêndoas e castanhas e são ricas em gorduras boas. Por outro lado, as frutas secas preservam todas as vitaminas da fruta original, mas de modo mais concentrado. 

Devido ao alto valor de nutrientes, esse alimento tem se tornando uma recomendação dos nutricionistas para a dieta. Sempre com cautela nas porções, é claro. Eles trazem benefícios para a saúde como melhoria da função intestinal, fortalecimento do sistema imunológico, função cicatrizante, entre outros. 

O processo de desidratação das frutas é simples e pode ser realizado até mesmo em casa. Contudo, é muito mais fácil já comprar esse alimento pronto para ser consumido. 

Além disso, essas frutas são versáteis, tem muitos benefícios e permitem a inclusão em uma série de pratos, dando aquele toque de sabor. Saiba mais sobre os benefícios, modo de fabricação e aplicação das frutas secas. 

Benefícios das frutas secas

As frutas secas, ou desidratadas, concentram uma série de nutrientes ou gorduras em sua composição, pela perda de água. Por isso, é interessante que sejam consumidas com cautela e em pequenas porções, porque o tamanho reduzido pode enganar a mente. 

Nesse sentido, essas frutas secas trazem muitos benefícios para a saúde e ajudam no funcionamento do organismo como um todo. Confira quais são esses benefícios. 

1) Regulam o intestino

Um dos principais benefícios das oleaginosas e frutas secas é a regular o intestino, pois algumas possuem propriedades laxantes. A ameixa é a principal fruta seca que regula o intestino, pois seu composto sorbitol ajuda no trânsito das fezes. 

2) Ajudam a emagrecer

As frutas secas fornecem uma sensação de saciedade e também aliviam a vontade de comer algo doce. Dessa forma, são alimentos que ajudam a emagrecer de modo muito efetivo. 

Além disso, a ameixa tem alto teor de vitamina K e também pode auxiliar no processo de perda de peso. Contudo, é sempre importante controlar as porções, para que o processo corra da melhor forma possível. 

3) Controlam os níveis de colesterol

Os níveis de colesterol são uma preocupação constante na saúde de muitas pessoas. Afinal, níveis altos podem indicar um risco maior do desenvolvimento de problemas cardiovasculares e até mesmo de um infarto. 

Nesse sentido, as oleaginosas podem ser grandes aliadas. As amêndoas, por exemplo, possuem uma quantidade significativa de ácidos graxos conhecidos como “gordura boa”. Elas ajudam a reduzir os níveis de colesterol do sangue. 

4) Fortalece o sistema nervoso

Uma grande quantidade de frutas secas e oleaginosas são ricas em vitaminas do complexo B, flavonoides, antioxidantes e miricetina. Esses minerais são altamente usados no funcionamento ideal do sistema nervoso. 

5) Previne alguns tipos de câncer e problemas no fígado

As frutas desidratadas possuem uma alta quantidade de antioxidantes. Esses compostos eliminam radicais livres que ficam em nosso organismo e causam danos ao material genético da célula e aos hepatócitos (que ficam no fígado). 

Assim, o consumo regular das frutas secas pode prevenir o câncer e o desenvolvimento de doenças relacionadas ao fígado. 

6) Fornecem energia antes de exercícios físicos

Se você é uma pessoa que faz exercícios regularmente, vai gostar de saber disso. As frutas secas possuem alta densidade de nutrientes, vitaminas e calorias. Sendo assim, são uma ótima fonte de energia rápida e estável antes dos treinos. Elas dão saciedade e mantêm a energia por algumas horas. 

7) Controlam os níveis de açúcar no sangue

Alguns tipos de oleaginosas e frutas secas são ricas em magnésio. Esse mineral é conhecido pela capacidade de combater a resistência à insulina, comum na doença de diabetes do tipo 2. 

Dessa forma, o consumo regular ajuda os diabéticos a controlar os níveis de açúcar no sangue, porque a insulina não encontra resistência grande e age mais rapidamente. 

8) Ajudam a manter o coração saudável

Os nutrientes das frutas desidratadas e das oleaginosas contribuem para redução do risco de problemas do coração. Eles agem reduzindo os níveis do colesterol ruim e aumentando os níveis do colesterol bom. Isso ajuda a reduzir o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos, o que aumenta o risco de arteriosclerose. 

As nozes e castanhas também possuem propriedades interessantes. Pesquisadores comprovaram que elas podem prevenir problemas do coração. A redução do risco de doenças cardíacas pode chegar até 23% se o consumo for diário. 

Como desidratar frutas secas

A desidratação de frutas é um procedimento relativamente simples. Afinal, você está apenas removendo a água do fruto. Nesse sentido, basta ter um forno, uma assadeira e a fruta que deseja desidratar. O restante fica por conta das reações químicas do calor. 

Para uma boa desidratação, é necessário que você escolha bem as frutas que vai usar. Então, basta realizar cortes em fatias muito pequenas, ou pedaços, e dispor tudo em uma assadeira e levar ao fogo. O tempo de secagem varia conforme a temperatura, mas fica em torno de 30 minutos a 1 hora. As frutas desidratadas estarão então prontas para o consumo. 

No Justo você pode comprar as frutas de sua preferência para desidratar ou ainda as próprias frutas desidratadas, a granel ou embaladas. Nossos produtos passam por inspeção diária a fim de atestar a qualidade do que chega até você. Portanto, pode ser uma boa opção dar uma olhada em nossa loja. 

Melhores formas de usar frutas secas na cozinha

As frutas desidratadas permitem uma série de combinações, tanto doces e agridoces quanto salgadas. No entanto, pode faltar criatividade na hora de fazer combinações que sejam agradáveis ao paladar. Por isso aqui vão algumas dicas. 

Se a sua vontade é comer um doce mais saudável, as frutas secas podem ajudar. Você pode fazer em casa uma barrinha de chocolate meio amargo com frutas desidratadas. Mas não é só isso. Você também pode fazer um bolo com frutas secas e também tortas ou bombons fit. 

Opções agridoces interessantes são o famoso arroz com passas, uma salada de folhas com manga e frutas secas, salpicão e uma farofa bem elaborada. Além disso, você pode consumir as frutas desidratadas sem estarem em uma receita. Apenas fique atento às porções corretas para não exagerar.