Publicado há 11 meses

Alimentos ricos em antioxidantes são fonte de vida

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Eles protegem as células contra os efeitos dos radicais livres, favorecem o aumento da imunidade e a prevenção de várias doenças: os alimentos ricos em antioxidantes são fonte de vida!

O papel dos antioxidantes é proteger as células contra a ação oxidante dos radicais livres que atrasam ou inibem a oxidação de um substrato oxidável.

Para entendermos melhor esse “efeito antioxidante”, vamos ver como os radicais livres agem no nosso organismo.

Diariamente, através de diversas reações metabólicas, os radicais livres são naturalmente produzidos pelo organismo humano.

Eles desempenham diversas funções metabólicas atuando “para o bem”, principalmente no sistema imunológico. O problema é a produção excessiva desses radicais livres. 

Essa produção excessiva pode se originar a partir de fatores externos como poluição, radiação solar, consumo de álcool e tabaco, stress e dieta inadequada. 

É importante ressaltar que em condições normais há um equilíbrio. Nosso organismo é perfeito e ele produz antioxidantes para neutralizar esses danos. 

Com o tempo, vamos perdendo essa capacidade natural e os efeitos vão sendo mais evidentes. Trocando em miúdos, o radical livre “agride” o organismo, alterando a membrana da célula e o DNA. 

O resultado disso é que as rugas e o envelhecimento são os menores males. Como o radical livre tem a capacidade de alterar as células, também podem até provocar o aparecimento do câncer.

Como podemos conter o efeito desses radicais livres?

Hábitos saudáveis. Precisamos oferecer ao nosso corpo um escudo de proteção desses fatores externos, aumentando a quantidade de antioxidantes. Assim, a nossa pele vai ser só uma amostra do que a gente é por dentro.

É muito importante diminuirmos conservantes e agrotóxicos com os alimentos orgânicos. Sal, açúcar, embutidos e frituras também devem ser reduzidos ao máximo.

Eliminar definitivamente o tabaco do nosso dia a dia é fundamental. Se você quer de verdade mais saúde para o seu corpo, faça isso! O consumo de álcool em excesso também deve ser eliminado.

Além de todos os riscos normalmente associados ao uso exagerado dessas substâncias, como problemas no fígado e pulmões, elas estão diretamente ligadas ao excesso de radicais livres no organismo, levando à inflamação das células, podendo gerar doenças degenerativas ou autoimunes e o envelhecimento precoce.

Atividade física focada na saúde e bem-estar e o consumo de muita água são excelentes complementos.

Ingerir alimentos saudáveis, mais naturais e frescos possíveis. Eles podem ajudar a aumentar os antioxidantes entregando vitaminas para o nosso organismo.

O propósito essencial do Supermercado Justo é oferecer exatamente isso para você e sua família, de forma rápida e prática. Para te surpreender com a qualidade e alimentos frescos! 

Ou seja, hábitos saudáveis trazendo equilíbrio entre corpo e mente, produzem uma forte defesa para o nosso corpo.

Estratégias de defesa: Os alimentos mais ricos em antioxidantes

Se o objetivo é colocar em prática essa estratégia de defesa, anote esses itens! As vitaminas, minerais e os compostos bioativos presentes nos alimentos desempenham forte ação antioxidante.

Os alimentos mais ricos em antioxidantes são: frutas, vegetais, peixes e frutos secos. Eles contêm grandes quantidades de vitamina A, C ou E, como também betacaroteno, minerais como selênio e zinco, e aminoácidos, como cisteína, glutationa e bioflavonoides, agentes produtores de antioxidantes no nosso corpo.

Os antioxidantes estão presentes nestes alimentos:

Produção de vitamina C: Laranja, goiaba, acerola, brócolis, couve, pimentão amarelo, caju, mamão, manga, acerola, kiwi, limão, morango, abacaxi e tangerina.

Produção de vitamina A: Fígado de vaca, fígado de frango, queijo cottage, manteiga, ovos, leite integral, iogurte, cenoura, batata-doce, espinafre, manga, pimentão, acelga, ameixa, melão, tomate, abacate e beterraba.

Produção de vitamina E: Semente de girassol, óleo de girassol, avelã, óleo de milho, óleo de canola, azeite, castanha do Pará, amendoim, amêndoa, pistache, óleo de fígado de bacalhau, nozes, acelga, abacate, molho de tomate, abóbora e uva.

Produção de betacaroteno: acerola, manga tommy, melão, melancia, mamão formosa, pêssego, goiaba, maracujá, brócolis, abóbora, cenoura, couve, tomate e espinafre.

Produção de selênio: castanha do Pará, farinha de trigo, ovos, frango, arroz, leite, feijão, alho e carne bovina. 

Produção de zinco: chocolate amargo, sementes de linhaça, peixes, gema de ovo, amendoim, castanha, leite integral, castanha de caju, semente de melancia e feijão.

Produção de aminoácidos: frango, peru, carne bovina, salmão, sardinha, bacalhau, atum, leite e derivados, ovos, grão de bico, feijão, cereais integrais, castanhas, nozes, avelã, amêndoa, alho, brócolis, cebola roxa, couve Bruxelas e pepino. 

Produção de bioflavonoides: Chá preto, vinho tinto, suco de laranja, morango, chocolate amargo, uva, açaí, café, framboesa, couve, maçã, morango, cebola e tomate.


Como ter uma dieta balanceada com alimentos ricos em antioxidantes

Conquistar uma alimentação saborosa, equilibrada e rica em antioxidantes não é difícil. Os antioxidantes estão presentes em diversos alimentos, encontrados em todas as épocas do ano.

No Supermercado Justo você irá encontrar uma grande variedade desses produtos. É muito importante para a sua dieta antioxidante, que os alimentos estejam frescos. 

Quanto mais fresquinhos estiverem, mais eles agirão com eficiência no organismo, trazendo benefícios. Por isso, o Supermercado Justo faz disso sua missão: nossos produtos estão sempre frescos e são de alta qualidade.

O segredo é combinar os alimentos. Já que a variedade disponível é bem grande, procure incluir no seu prato cereais, legumes e verduras, proteína e sementes. Para os lanches e café da manhã, inclua pães, ovos, frutas secas, leite e derivados.

É muito importante ter a ajuda de um profissional de nutrição para identificar exatamente as suas necessidades, assim como a quantidade de cada alimento.

No geral, quanto mais colorido o prato, mais você pode ter a certeza de que está no caminho certo!