Publicado há 1 ano

Festas pelo mundo: as principais tradições de Natal à mesa em 7 países

COMPARTILHE

Reunir a família e trocar presentes são costumes típicos das festas natalinas, porém, o que se come na ceia de Natal varia bastante de uma cultura para a outra. Enquanto no Brasil as receitas que reinam absolutas são o peru, o tender, o pernil assado, sendo a versão vegana preparada com jaca, a farofa e o salpicão, em outros países o cardápio é bem diferente. Neste fim de ano, embarque em uma viagem gastronômica sem sair de casa e conheça as principais tradições de Natal à mesa em 7 países.

As tradições de Natal na ceia em Portugal

Também chamada de Consoada, a ceia de Natal dos portugueses inclui uma receita que não deve causar surpresa nos brasileiros. Trata-se do bacalhau, normalmente servido em postas, acompanhado de batatas, ovos cozidos, azeitonas pretas e repolho.

Assim como acontece no Brasil, as tradições de Natal e os pratos típicos também podem variar de acordo com a região. Por isso, ao redor do país é possível encontrar ceias de Natal com pratos à base de polvo e cabrito assado.

Considerando que a culinária portuguesa é bastante conhecida também pela sua confeitaria, os doces típicos são outras atrações da ceia de Natal, incluindo os fritos, que lembram as “cuecas viradas” brasileiras, a broa castelar, que leva mel, canela e erva-doce no preparo, e os bolos rei e rainha, similares aos tradicionais panetones.

Quais as tradições de Natal à mesa no México

Alguns pratos tradicionais da ceia de Natal no Brasil também marcam presença nas mesas dos mexicanos, como é o caso do bacalhau e do peru.

Entre as tradições de Natal tipicamente mexicanas, destaque para os tamales, que são parecidos com pamonhas e recebem carne de porco no recheio, e para os romeritos, algas fervidas e servidas com molho de carne seca de camarão.

Considerando as baixas temperaturas de dezembro, as bebidas quentes também não podem faltar nesta época. Opções tradicionais na ceia de Natal dos mexicanos são o ponche, feita à base de frutas, e o rompope, semelhante à gemada e preparada com ovos, leite, açúcar, canela e rum.

Como a Alemanha celebra suas tradições de Natal?

Durante o período do Advento, é costume que as crianças montem e decorem casinhas de gengibre, as quais podem ser dadas de presente ou degustadas pelos pequenos.

Na ceia, as tradições de Natal na Alemanha trazem muitas carnes, como as suínas e também as mais exóticas, de javali e veado, normalmente servidas com batatas, repolho e picles.

Para a hora da sobremesa, a receita que merece destaque é o stollen, um bolo com frutas secas e coberto de açúcar que lembra bastante o panetone. Como acompanhamento entra o glühwein, um vinho quente.

As tradições de Natal na Argentina

Por toda a Argentina, um dos pratos que mais representam as tradições de Natal no país é o vitel toné, receita à base de carne de vitela servida fria em fatias bem finas, acompanhada de um molho preparado com atum e alcaparras.

Quais as tradições de Natal durante a ceia nos Estados Unidos

Como é possível ver em filmes e seriados norte-americanos, o peru é bastante popular na ceia de Natal, com a diferença de que por lá a ave é servida com um molho à base de cranberry. Como sobremesa, a cheesecake é a opção mais popular, juntamente com biscoitos de gengibre decorados e bolo com frutas secas. Para fechar as tradições de Natal nos Estados Unidos está o eggnog, bebida feita com gema de ovo, leite, açúcar e noz-moscada. É possível prepará-la em versões com ou sem álcool, para que a família toda possa aproveitar.

Como são as tradições de Natal entre os franceses

Embora os frutos do mar façam parte das tradições de Natal na França, a receita mais popular nesta época do ano é o foie gras, um patê de fígado de ganso preparado tostado ou assado e geralmente servido com figos e cebola. Tamanha a popularidade, até mesmo os vegetarianos e veganos consomem a iguaria, substituindo a base da receita por grão-de-bico ou castanhas. Entre os doces, a principal pedida é o bûche de Noël, um rocambole de chocolate decorado em forma de tronco.

As tradições de Natal nas mesas da Groenlândia

Deixamos para o final uma das ceias de Natal mais exóticas em todo o mundo. Na Groenlândia, o costume é preparar o mattak, feito com pele e gordura de baleia, além do kiviak, uma receita que leva meses para ficar pronta. Pequenos pássaros são envoltos em pele de foca e enterrados até a sua decomposição, momento em que podem ser degustados.