Publicado há 2 anos

Receitas para criança fazer sozinha. Uma diversão garantida!

COMPARTILHE

Ter à mão receitas para que as crianças possam fazer sozinhas, vai dar a elas desde cedo um senso de independência e responsabilidade muito importantes na educação. Uma diversão garantida para elas desde cedo, é ajudar os pais nas tarefas do lar, principalmente, cozinhar. 

Sem dúvida, essa é uma atividade deliciosa para fazer em família! A culinária infantil é muito divertida e educativa já que incentiva alguns cálculos e os pequenos têm que ficar atentos às medidas de cada ingrediente usado nas receitas. 

Além disso, as crianças aprendem sobre novos alimentos, aromas, temperos e sua importância para a saúde. Fora que é uma ótima oportunidade de aprender também como é importante ter organização. 

Há várias receitas para se fazer com as crianças e diversos pratos que são bem fáceis de executar. No entanto, cabe aos pais terem todo cuidado com as crianças na cozinha e estarem muito atentos para evitar acidentes. 

Quando as crianças forem para a cozinha, os adultos têm que explicar o funcionamento de cada aparelho, para que as crianças não se machuquem. 

É de inteira responsabilidade dos adultos mexerem e tomarem muito cuidado com facas, lâminas, fogão e o forno, mantendo as crianças sempre informadas dos perigos da cozinha. De modo algum, a criança pode ficar sozinha e exposta a perigos na cozinha. 

Mesmo receitas simples e fáceis de fazer devem ser realizadas sempre na companhia de uma pessoa adulta: este é o melhor “acompanhamento” para a familiarização infantil com a culinária. 

Receitas práticas para a criança fazer sozinha

Uma deliciosa receita que, certamente, vai entreter as crianças e elas vão adorar é o geladinho de chocolate. É muito fácil de ser preparada e os pequenos vão encará-la numa boa!

Os ingredientes são: meia lata de leite condensado; 250 ml de leite (integral ou desnatado), meia lata de creme de leite e três colheres de sopa de achocolatado em pó. 

Modo de preparo: 

Reúna todos os ingredientes no liquidificador e bata tudo até que se misturem. Posteriormente, coloque em saquinhos para sacolés. Não esqueça de deixar 3 dedos para poder fazer o nó. Em seguida, coloque no congelador por um período de 12 horas e já estará pronto! 

Se preferir, o chocolate pode ser substituído por frutas, como: morango, maçã, banana, uva. 

Sempre use ingredientes frescos! No Supermercado Justo você encontra a mais alta qualidade de frutas e todos os ingredientes para deliciosas receitas!

Outra ideia muito bacana e que leva somente quatro ingredientes, além de ser adorada pela maioria é o delicioso pão de queijo. Ele pode ser servido como ótima opção no lanche e as crianças vão adorar fazer junto com você. 

Os ingredientes desta receita, fácil de preparar, são: 400g de polvilho doce; 400g de queijo parmesão ralado; duas caixas de creme de leite (cerca de 400g) e óleo para untar.

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, em uma vasilha, coloque o polvilho doce e o parmesão e misture! Depois, acrescente, aos poucos (para que não perca o ponto da massa) o creme de leite, misturando com as mãos até que seja formada uma massa que fique homogênea e firme. Separe pequenas porções da massa e modele as bolinhas que irão formar o pão de queijo.

Por último, disponha uma bolinha ao lado da outra, em uma fôrma grande untada. Coloque no forno, pré-aquecido, em temperatura alta, por 15 minutos ou até dourar. Pronto: retire e sirva! 

Clássica receita de brigadeiro

Sem que as crianças precisem mexer no fogão, deixando os pais tranquilos, uma receita de brigadeiro agrada a todos: adultos e os pequenos. E, o mais importante, sem correr riscos.

Trata-se, com certeza, de uma ótima dica de receita para que as crianças possam fazer sozinhas, pois o “preparo” é feito usando a geladeira de casa.  

São somente 3 os ingredientes: chocolate granulado; duas colheres cheias de chocolate em pó e meia lata de leite condensado.

Modo de preparo:

Misture o leite condensado com o chocolate em pó e mantenha na geladeira por cerca de meia hora. Depois desse período é só retirar e fazer as pequenas bolinhas. Acrescente a elas o chocolate granulado ou colorido! Sirva e faça a alegria da galera toda!