Publicado há 3 anos

Como evitar desperdício de alimentos

COMPARTILHE

Em todo o mundo, umas das maiores preocupações que temos atualmente é como evitar o desperdício de alimentos.

Mudanças de hábitos e pequenas “revoluções” no dia a dia, nos conduzirão rumo a melhor qualidade de vida, protegendo, desta forma, o meio ambiente.

Com certeza, quando evitamos o desperdício de alimentos na nossa casa, também, de forma paralela, estamos fazendo um bem incrível ao nosso bolso. Fora que o desperdício de comida também resulta em consequências muito negativas para a preservação do ecossistema.

Esse fato ocorre porque a produção agrícola em grande escala necessita de um volume gigantesco de água. Isso sem contar com o volume enorme de embalagens inutilizadas e o uso dos insumos agrícolas, como os fertilizantes e os agrotóxicos.

Os mesmos, além de prejudicarem o meio-ambiente acabam gerando maior desmatamento, demanda por transportes, consumo de energia e de combustíveis fósseis. 

Por que é importante evitar o desperdício de alimentos?

De acordo com a FAO, cada etapa desta logística agrícola aumenta o custo ambiental da produção. 

Como efeito, quanto mais alto o volume de comida perdido na cadeia produtiva, maior o impacto negativo no planeta.

Produtores locais e a agricultura familiar geram um impacto muito positivo nesse sentido.

Por isso, nós do Supermercado Justo recebemos apenas o que vendemos. Desta forma evitamos desperdícios e nos certificamos de entregar o melhor, sempre frescos, para você. 

Quais as causas do desperdício de alimentos?

Parece incrível, mas o maior volume de comida desperdiçada no mundo tem origem nas nossas casas.

Esses são alguns dos motivos que fazem com que nos nossos lares sejam campeões em milhões de toneladas de comida jogada no lixo todos os anos:

  • Comprar em demasia, amplo estoque;
  • Preparo excessivo recorrente principalmente em refeições em família (senso de carinho), compra em demasia, amplo estoque;  
  • Consumo desnecessário: snacks como prêmios por bom comportamento infantil, preferência por comfort foods, hábito de beliscar entre as refeições;  
  • Procrastinação – alimentos “esquecidos” na geladeira e/ou dispensa, ciclo armazenar-limpar-descartar entendido como cansativo; 
  • Desperdiçadores de sobras alimento – sinal de “fartura”, preconceito com o consumo de sobras, percebido como hábito mesquinho, baixa percepção do desperdício como problema econômico e ambiental. 

Outras causas também são desafiadoras na questão do desperdício de alimentos: 

  • Produção em escala ineficiente e toneladas de alimentos desperdiçados por sua alta perecibilidade;
  • Condições inadequadas de embalagens, manuseio, transporte e armazenamento;
  • Fatores estéticos – muitos consumidores rejeitam alimentos com pequenos defeitos e totalmente propícios para o consumo

O que podemos fazer para evitar o desperdício de alimentos?

Algumas condutas simples resultam em um efeito positivo no meio ambiente, diminuindo o desperdício e tornando nossa vida mais saudável.

Planejar com maior antecedência nosso cardápio. Isso vai colaborar não somente com a nossa saúde, mas evitar desperdícios.  

Antes de fazer as compras online com o Supermercado Justo, confira a sua geladeira e sua dispensa.

Além disso, deixe a despesa mensal para os produtos que não são perecíveis e faça a compra dos produtos frescos a cada semana. Desta forma, o planejamento será priorizado e evita-se jogar comida no lixo.

Se formos organizados, conseguimos evitar o desperdício de alimentos. Ao longo da semana, procure arrumar a geladeira, deixando à vista de todos a comida que tem que ser consumida primeiro, como carnes descongeladas, frios, hortaliças e alimentos cozidos. 

Muitos produtos ou sobras ficam esquecidos no fundo da geladeira e acabam estragando e indo direto para o lixo.

Vale a lembrança: quando não organizamos a geladeira fica muito mais complicado encontrar os alimentos para prepararmos nossas refeições. É bom os pais terem ajuda dos filhos nesta missão, além de que eles podem anotar quais os produtos que estão perto do vencimento. 

Utilizar vasilhas transparentes e etiquetas ajudam a identificar os alimentos com mais facilidade, evitando o desperdício de comida.  

Organização é a palavra-chave!

Mais formas de evitar o desperdício

Outra iniciativa interessante aos que querem evitar o desperdício de alimentos é fazer uma proporção adequada de alimentos em seu prato. Não pense na fome, mas em um prato com proporções adequadas para seu peso e idade.

Na verdade, este é o ponto: comida que acaba restando no prato é uma das maiores fontes de desperdício de alimentos, que no fim vão para o lixo. 

Também, há diversos modos de reaproveitar a comida que está próxima do seu vencimento. 

Se, por exemplo, o tomate ficar mole demais para ser consumido em uma salada, pense em usá-lo em um delicioso molho caseiro com ervas.

Da mesma forma, se a banana estiver amolecendo e marrom, descasque e congele para ser usada como um ingrediente saudável no preparo de um maravilhoso smooth

Alguns pratos como refogados, sopas e saladas são ótimas ideias para usar diversos ingredientes que tem vida útil mais breve.

Doar alimentos aos que necessitam também é uma ótima saída. Quando for colocar uma ordem em sua dispensa, pense na hipótese de doar alimentos em excesso.

Da próxima vez que for esvaziar o armário, o freezer ou a geladeira, fique atento ao que foi jogado fora e faça um exercício bem sério para eliminar no futuro o desperdício de comida.