Ter uma alimentação saudável é fundamental para manter nosso corpo em pleno funcionamento. Por conta da importância do arroz integral, ele é um alimento muito recomendado pelos nutricionistas para compor as refeições. Afinal, ele é rico em fibras e nutrientes e mantém a saciedade por muito mais tempo que os outros tipos de arroz.
No entanto, o arroz integral não é o único tipo desse grão, existem mais de 9 opções disponíveis no mercado. Cada opção tem um sabor diferenciado e um tempo de cozimento, por exemplo, o arroz arbóreo libera mais amido e é ideal para risotos, enquanto o arroz branco cozinha mais rápido e fica mais soltinho.
O arroz integral é um cereal rico em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, além de outras substâncias que possuem propriedades antioxidantes, como polifenóis, orizanol, fitoesteróis, tocotrienóis e carotenóides, assim, seu consumo regular contribui para a prevenção de várias doenças, como diabetes e obesidade.
O arroz integral e o arroz branco, são diferentes porque a casca e o germe são removidos do último. Essa parte removida é justamente aquela que é a parte rica em fibras e nutrientes do grão. Por essa razão o consumo do arroz integral é tão recomendado.
Conheça os benefícios e os tipos de arroz.
Tipos de arroz
O arroz é um grão muito tradicional no prato do brasileiro, junto com o feijão. No entanto, embora o arroz branco seja o mais comum, existem 9 opções para composição do tradicional arroz e feijão. Confira a lista com os principais tipos de arroz.
- Arroz agulhinha ou branco: é o mais comum e passa por um amplo processo de refinamento antes de chegar às prateleiras;
- Arroz integral: amado pelos nutricionistas, é um tipo de arroz pouco processado, no qual apenas a casca externa e não comestível é retirada. Sendo assim, preserva a maioria dos nutrientes;
- Arroz parboilizado: é um grão menos processado que o branco, mas passa por um procedimento simples de aquecimento, secagem e polimento;
- Arroz japonês: são grãos menores e com maior percentual de amido, sendo muito usados para os pratos japoneses como sushi e temaki;
- Arroz mochigome: é um tipo de grão asiático e curto, sendo encontrado nas cores branca, rosa ou preta. Além disso, é mais aglutinado que o tipo de arroz japonês e muito usado na culinária asiática;
- Arroz vermelho: tipo de grão muito cultivado na China com coloração avermelhada e grande concentração de fibras e ferro;
- Arroz negro: dentre os grãos, é o mais nutritivo e rico em antioxidantes e vitaminas, com menor valor calórico. Possui coloração escurecida;
- Arroz basmati: é muito parecido com o grão de arroz branco, no entanto é mais nobre em decorrência do aroma adocicado de nozes e soltura dos grãos;
- Arroz arbório: tem origem na Itália, grãos menores, arredondados e alta quantidade de amido, sendo muito usado para risotos.
Por que o arroz integral faz bem para a saúde
O arroz integral é um grão pouco processado e muito nutritivo, devido ao baixo grau de manipulação antes de ser comercializado. Sendo assim, ele traz diversos benefícios para a dieta o que o faz ser altamente recomendado por nutricionistas. Confira quais são os principais benefícios.
Ajuda no emagrecimento
Em primeiro lugar, o arroz integral é um alimento ideal para ajudar no emagrecimento. Afinal, devido ao pouco processamento, ele tem alto potencial nutritivo e garante uma boa saciedade por horas.
Além disso, este grão é rico em um composto conhecido como gama orizanol. Ele tem sido muito apontado em estudos como um potencial aliado no combate da obesidade. Junto a outros compostos bioativos do grão ele contribui para o emagrecimento.
Contribui para diminuir o colesterol
O arroz integral é rico em antioxidantes que têm muitas propriedades muito benéficas para prevenir a oxidação de gordura. Sendo assim, o consumo regular desse grão reduz o risco do acúmulo de gordura nas artérias e vasos, prevenindo o aumento do colesterol e os riscos cardiovasculares.
Estimula o funcionamento do intestino
Devido à grande quantidade de fibras e nutrientes que o arroz integral possui, estimula o funcionamento do intestino. Portanto, ele é um alimento que ajuda na consolidação das fezes e ajuda a reduzir os casos de prisão de ventre.
Regula os níveis de açúcar no sangue
O índice glicêmico do arroz integral é moderado, o que aumenta pouco os níveis de açúcar no sangue após o consumo. As fibras em conjunto com o bioativo gama orizanol fazem com que a quebra e absorção dos componentes seja mais lenta e ajudam a regular os níveis de insulina, especialmente nas pessoas com diabetes.
Previne doenças neurodegenerativas e câncer
Como o arroz integral tem muitos compostos bioativos, incluindo propriedades anti-inflamatórias, tem potencial protetor. Nesse sentido, protege as células dos danos causados pelos radicais livres, o que poderia estimular o surgimento de tumores.
Além disso, os agentes antioxidantes evitam danos ao Sistema Nervoso Central, em especial aos neurônios e suas sinapses. Sendo assim, o consumo regular deste grão pode ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer.
O arroz integral é um alimento muito nutritivo e rico em agentes bioativos que ajudam a regular o funcionamento do organismo. Ele é rico em benefícios e pode prevenir o aparecimento de doenças cardíacas, neurológicas e de câncer.