Publicado há 1 ano

Desfrute das melhores receitas de batata doce

COMPARTILHE

Quem desfruta dos benefícios da batata doce de maneira assídua são os praticantes de atividades físicas, pois o carboidrato auxilia no ganho de massa muscular. Pessoas que seguem dietas de emagrecimento também costumam incluir o tubérculo no cardápio, uma vez que aumenta a sensação de saciedade e evita os picos de glicose no sangue.

Mas os benefícios da batata doce não param por aí, e podem ser aproveitados por quem não pratica esportes com tanta frequência, nem está pensando em perder peso. Isso porque a batata doce contém fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, além de possuir baixa quantidade de gordura.

Há várias maneiras de incluir a batata doce no cardápio, mas a forma mais saudável de prepará-la é assada no forno com a casca, pois desta forma o tubérculo preserva melhor seus nutrientes. Há também a opção de cozinhar a batata doce direto na água ou no vapor, consumi-la na forma de chips e até mesmo usá-la em preparações doces.

Embora a receita mais popular de batata doce seja aquela em que o tubérculo faz dupla com a carne de frango grelhada, essa não é a única opção de prato. As possibilidades são inúmeras e as receitas podem fazer parte da rotina desde o café da manhã até o jantar, incluindo as sobremesas.

Quais são os benefícios da batata doce para a saúde?

A batata doce há algum tempo é presença constante na rotina de praticantes de atividades físicas e a fama se deve ao fato de que o tubérculo auxilia no ganho de massa muscular, além de ser uma ótima fonte de energia, melhorando o desempenho durante os exercícios.

Batata doce também costuma ser sinônimo de receita fit e isso porque o carboidrato possui baixo teor de gordura e alta concentração de fibras, que aumentam a sensação de saciedade.

Apesar de estas serem duas qualidades bastante conhecidas, os benefícios da batata doce não param por aí. Ainda por conta das fibras presentes em sua composição, a batata doce ajuda a prevenir a diabetes e é aliada do bom funcionamento do intestino. O amido resistente do tubérculo funciona como um prebiótico natural, alimentando as bactérias boas da flora intestinal.

Além de ser rica em fibras, a batata doce também é fonte das vitaminas A, C, E, K e do complexo B. Elas ajudam a prevenir doenças oculares e alguns tipos de câncer, fortalecem o sistema imunológico, evitam o envelhecimento precoce, aumentam a sensação de bem-estar e ainda fazem bem para a pele.

Diversos minerais também estão presentes na batata doce, entre eles cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco, contribuindo para fortalecer os ossos e melhorar o controle da pressão arterial.

Para completar, a batata doce ainda concentra antioxidantes, incluindo betacaroteno e antocianinas. Esses componentes combatem a ação dos radicais livres no organismo e reduzem o risco de doenças cardiovasculares, além de melhorarem a saúde dos olhos.

As melhores maneiras de consumir batata doce

A batata doce é um ingrediente muito versátil, afinal, pode ser preparada e consumida das mais diversas maneiras, ajudando a diversificar o cardápio. Além disso, por conta do seu sabor adocicado, é uma ótima opção tanto para receitas salgadas quanto doces.

Entre as várias formas de cozinhá-la, a melhor delas é no forno, preferencialmente com a casca e utilizando pouco óleo, pois desta maneira há maior preservação dos nutrientes.

Cozinhar batata doce no vapor é outra boa opção para que as vitaminas e minerais do tubérculo não sejam perdidos.

Para quem prefere a praticidade de fazer batata doce direto na panela com água, a dica é manter a casca enquanto as batatas cozinham, além de cuidar para que elas não fiquem muito tempo no fogo, só até o miolo ficar macio.

Boas dicas para garantir um ingrediente ainda mais saudável é dar preferência a batata doce orgânica, uma vez que o amido resistente do carboidrato tende a absorver os agrotóxicos. De qualquer maneira, sempre é importante lavar bem as batatas antes do preparo em água corrente, usando uma escovinha própria para remover as impurezas da casca.

E para eliminar os oxalatos, o ideal é deixá-las de molho com a casca em uma solução de água com suco de limão ou vinagre por pelo menos 8 horas.

Receitas práticas e fáceis

É difícil escolher as melhores receitas com batata doce, afinal, o tubérculo permite o preparo dos mais diversos pratos de maneira prática e muito saborosa. Vale lembrar que a batata doce pode ser usada tanto em aperitivos, acompanhamentos e pratos principais salgados quanto em sobremesas. 

Panqueca americana de batata doce

Ingredientes

2 ovos batidos

1 batata doce cozida

1 xícara (chá) de farinha

1 xícara (chá) de leite de coco

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo

Descasque e amasse a batata cozida com um garfo e então adicione todos os ingredientes em uma tigela e misture bem. Leve a massa para fritar em uma frigideira aos poucos, virando a panqueca quando dourar. Ideal para ser consumida no café da manhã com mel, frutas ou geleia caseira.

Batata doce recheada

Ingredientes

2 batatas doces

1 cebola picada

½ xícara (chá) de peito de frango desfiado

2 colheres (sopa) de queijo muçarela ralado

1 colher (sopa) de requeijão cremoso

1 colher (sopa) de salsinha e cebolinha picadas

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Embrulhe cada batata em um pedaço de papel alumínio e leve para assar durante 1 hora em forno médio. Depois desse tempo, retire as batatas do forno, espere esfriar e faça um pequeno corte na parte superior das batatas. Retire um pouco da polpa, amasse e reserve.

Em uma frigideira, refogue a cebola no azeite e então acrescente o frango, mexendo bem. Adicione os temperos, a polpa de batata, o requeijão e o cheiro-verde, mexa mais um pouco e desligue o fogo. Recheie as batatas com o frango, espalhe o queijo muçarela por cima e leve para assar por 15 minutos ou até dourar. 

Nhoque de batata doce

Ingredientes

5 batatas doces cozidas

2 gemas

1 xícara (chá) de farinha

Sal a gosto

Modo de preparo

Amasse as batatas cozidas com um espremedor e então adicione o sal. Acrescente os ovos, misture bem e então vá despejando a farinha aos poucos, até dar ponto, que é quando a massa não grudar mais nas mãos.

Polvilhe uma superfície com farinha, vá abrindo a massa em rolinhos e então cortando pedaços em formato de nhoque. Vá transferindo os nhoques para uma assadeira polvilhada com farinha e reserve.

Adicione os nhoques em uma panela com água fervente aos poucos e aguarde até que subam à superfície. Transfira os nhoques prontos para uma travessa com um pouco de óleo. Sirva com o molho da sua preferência.

Beijinho de batata doce

Ingredientes

1 batata doce cozida

3 colheres (sopa) de aveia em flocos

3 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de castanha-de-caju picada

2 colheres (sopa) de coco fresco ralado

1 colher (chá) de óleo de coco

5 gotas de essência de baunilha

Modo de preparo

Amasse a batata cozida com um garfo, adicione o restante dos ingredientes, com exceção do óleo de coco e do coco ralado, e misture bem. Leve a massa à geladeira por algumas horas para ficar mais firme. Passe o óleo de coco nas mãos e vá moldando as bolinhas, passando no coco fresco ralado em seguida.

Pudim de batata doce

Ingredientes

4 ovos

3 batatas doces cozidas

2 xícaras (chá) de leite

1 xícara (chá) de açúcar

½ xícara (chá) de água

1 lata de leite condensado

Modo de preparo

Em uma panela, ferva o açúcar com a água até formar uma calda. Espalhe-a sobre uma forma para pudim e reserve. No liquidificador, misture o restante dos ingredientes e bata bem até obter uma massa homogênea.

Transfira a massa para a forma com a calda, cubra com papel alumínio e leve para assar em banho-maria por 40 minutos. Depois desse tempo, retire o papel alumínio e asse por mais 40 minutos. Leve à geladeira por algumas horas, desenforme e sirva em seguida.