Publicado há 2 anos

Os melhores alimentos para o cabelo e a pele

COMPARTILHE

Cosméticos de qualidade, o acompanhamento médico frequente, visitas ao cabeleireiro ou esteticista. Tudo isso pode fazer maravilhas pela sua aparência, mas o que garante resultados de longo prazo é a nutrição de dentro para fora, com os melhores alimentos que asseguram uma dieta equilibrada e fazem muito bem para o cabelo e a pele

Certos alimentos contêm substâncias com poder de cosmético! Eles possuem componentes naturais tão eficientes quanto tratamentos em clínicas de estética. 

Entre eles podemos citar o ferro, o zinco, o ômega 3, as vitaminas do complexo B e as vitaminas A, C e E. Tais substâncias ajudam a manter a estrutura dos cabelos, nutrir os folículos capilares, reduzem a oleosidade e fortalecem os fios

Com ação antioxidante e anti-inflamatória, estes micronutrientes colaboram para a beleza da pele ao promover a hidratação, dar firmeza, evitar o aparecimento ou suavizar a aparência de rugas, além de auxiliar no tratamento de alergias, acne e psoríase, doença que causa manchas avermelhadas.

Muitas vezes o resultado que você procura, pode estar facilmente ao seu alcance, sobretudo se você optar por produtos frescos e boa procedência. 

Também vale lembrar que, para obter todos esses benefícios, é fundamental hidratar o corpo com o consumo de muita água ao longo do dia.

Como os alimentos ajudam a beneficiar a pele e o cabelo?

Tanto o cabelo quanto a pele funcionam como “termômetros” da qualidade da alimentação. Por exemplo, se uma pessoa exagera no açúcar, nas bebidas alcoólicas e nas farinhas refinadas, é comum que o cabelo fique desidratado, opaco e quebradiço e a pele perca a elasticidade e apresente mais rugas. 

O inverso também é verdadeiro. Quando há o consumo de alimentos naturais e integrais, o cabelo torna-se mais forte, cresce mais rápido, ganha brilho e não cai em excesso. A pele também apresenta viço, firmeza e uma aparência mais jovem de modo geral. 

Cremes e séruns podem beneficiar a aparência da pele e dos fios, mas eles isoladamente não trazem efeitos duradouros. Para garantir de fato a saúde dos cabelos e da pele, é fundamental adotar uma dieta variada e equilibrada, pois os alimentos nutrem o corpo de dentro para fora.

Falando especificamente dos cabelos, vale lembrar que os fios são formados, basicamente, por proteínas, entre elas a queratina, a mais conhecida no fortalecimento e na prevenção da queda. A queratina contém 15 aminoácidos, logo, a ingestão de alimentos ricos nestas partículas é fundamental para manter os cabelos fortes.

Para manter a saúde da pele, por sua vez, os alimentos antioxidantes são fundamentais, pois combatem o envelhecimento precoce e auxiliam na renovação celular. 

O colágeno é outro componente importante para incluir na dieta. Ao longo dos anos, sua produção começa a cair e é importante consumir alimentos que são fonte dessa proteína para manter a hidratação e a elasticidade da pele.

Quais os alimentos que evitam a queda de cabelo?

A queda de cabelo pode estar relacionada a diversos fatores, como estresse, alterações hormonais, falta de vitaminas e doenças pré-existentes, como anemia e hipotireoidismo. A alimentação também influencia diretamente na queda acentuada dos fios. Quando há pouca ingestão de proteínas, a queda costuma se agravar.

Confira abaixo alguns alimentos que podem ajudar a evitar a queda, fortalecem os fios e contribuem para o crescimento do cabelo:

Cenoura

A cenoura conta com dois nutrientes essenciais para a saúde dos fios: o betacaroteno e a vitamina A. Enquanto o primeiro, ajuda a nutrir e a reduzir a oleosidade dos fios, o segundo possui ação antioxidante, que combate os radicais livres, capazes de enfraquecer as madeixas e causar a queda.

Frutas vermelhas

Frutas vermelhas como acerola, amora, framboesa, mirtilo (ou blueberry) e morango são ricas em flavonoides e vitamina C, substâncias capazes de ativar a circulação sanguínea do couro cabeludo e combater o ressecamento e a queda de cabelo.

Leite

Leite e seus derivados, como queijo e iogurte, são fontes de biotina, cálcio e vitamina A, importantes nutrientes para o fortalecimento dos fios. Eles também ajudam a evitar que os fios fiquem opacos e quebradiços e a queda de cabelo. 

A biotina também está presente em oleaginosas como amendoim, nozes e castanhas. Então, ao preparar leites vegetais com esses ingredientes, os veganos podem se beneficiar com os efeitos desta vitamina.

Soja

Ótima fonte de proteína, biotina e isoflavona, a soja ajuda a diminuir a queda de cabelo. O grão impede que os fios fiquem quebradiços e estimula a produção de novos fios no lugar daqueles que caíram.

Alimentos bons para unhas e cabelos

Assim como a pele e o cabelo, as unhas também são poderosos indicadores de que algo não vai bem no organismo. Quando estão fracas, quebradiças e descamam com facilidade, estes podem ser um sinal de que o corpo está com deficiência dos nutrientes que participam da formação de queratina, a proteína que forma as unhas.

A boa notícia é que é possível encontrar esses nutrientes em uma alimentação equilibrada, principalmente em alguns alimentos ricos em vitaminas que são capazes de beneficiar tanto as unhas quanto os fios.

Então, se você está em busca de ingredientes que atuem na sua beleza de modo geral, confira a lista e insira esses itens na sua dieta diária!

Abacate

A vitamina E presente na fruta ajuda o cabelo a crescer mais forte e saudável, além de garantir mais brilho para os fios.

Para as unhas, a biotina é um nutriente que evita o enfraquecimento. 

Aveia

O grão conta com vitaminas do complexo B, as quais favorecem o crescimento dos cabelos e das unhas.

Castanha do Pará

Essa oleaginosa é rica em zinco, um nutriente que quando está em falta deixa os cabelos sem brilho, finos e quebradiços.

O zinco também ajuda as unhas a crescerem de forma saudável.

Salmão

O peixe é rico em ômega 3 e selênio, nutrientes que combatem inflamações e protegem o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta.

Já nas unhas, o ômega 3 age prevenindo a descamação e contribuindo para um crescimento saudável.

Vegetais verde-escuros

Couve, agrião e espinafre contêm ferro e vitaminas A e C. Essas substâncias garantem fios mais espessos e fortes, controle da oleosidade e maior hidratação. 

Para as unhas, essas vitaminas e minerais evitam a descamação e a quebra.

Alimentos integrais e frescos são fundamentais

Para obter todos os benefícios dessas frutas, legumes e vegetais citados, é importante consumi-los frescos, integrais, colhidos no dia, uma vez que desta forma, conservam seus nutrientes e vitaminas na forma mais íntegra. 

Uma alimentação equilibrada e saudável, atividade física, sono de qualidade somam um conjunto de fatores que vão se refletir na nossa qualidade de vida e consequentemente na beleza dos cabelos, da pele e da unha.

Na hora da compra, dê preferência a estabelecimentos que não deixam seus ingredientes esperando na prateleira. Leve a sua lista para o Justo, um supermercado que recebe alimentos frescos todos os dias diretamente dos fornecedores.