A carne vermelha está frequentemente marcando presença no prato das pessoas, em alguns casos diariamente. Excelente fonte de proteína, minerais e antioxidantes, a carne já foi tida como vilã da qualidade de vida, mas quando consumida com moderação e optando-se pelos cortes mais magros, são vários os benefícios da carne vermelha para a saúde.
Carne vermelha é boa para o consumo porque oferece todos os aminoácidos essenciais ao organismo, além de ser rica em proteína de alta qualidade e vitaminas, sendo importante para o desenvolvimento do corpo, aumento do bem-estar e prevenção de algumas doenças.
No entanto, não é recomendado exagerar no consumo de carne vermelha, tampouco comer a gordura aparente, optar pelos cortes mais calóricos ou cozinhar a carne em excesso. Afinal, ao fazer isso você corre o risco de desenvolver doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
As melhores carnes vermelhas para consumir são aquelas com menor quantidade de gorduras e calorias. Entre os cortes bovinos, destaque para opções como lagarto e filé mignon. Além da carne vermelha de boi, também são consideradas carnes vermelhas magras a carne de búfalo, a carne de veado e a carne de avestruz.
Por que comer carne vermelha é bom para o organismo?
A carne faz parte da dieta humana há milhares de anos. Mesmo com o constante crescimento no número de pessoas que se declaram vegetarianas ou veganas, grande parte da população ainda consome carne diariamente.
E quem busca uma alimentação saudável não precisa excluir a carne vermelha do cardápio, pelo contrário, uma vez que a carne de boi e de outros animais proporciona diversos benefícios para a saúde.
A começar pelas proteínas, que participam da construção e da manutenção do corpo, ajudando ainda a aumentar a sensação de saciedade, contribuindo para a dieta de quem deseja emagrecer.
A carne vermelha também é rica em vitaminas, como a D, E e as do complexo B. Inclusive, a vitamina B12 só está disponível em ingredientes de origem animal e atua na formação das células sanguíneas e no desenvolvimento do sistema nervoso central.
O consumo de carne contribui ainda para a absorção de diversos minerais, como zinco, magnésio, selênio e potássio. Além desses, a carne vermelha é rica em ferro, o que ajuda a evitar quadros de anemia.
Para completar, a ingestão moderada de carne vermelha faz com que o organismo receba todos os aminoácidos essenciais de que necessita para funcionar corretamente.
Os riscos da carne vermelha
Será que comer carne faz mal? Assim como qualquer outro alimento, o consumo em excesso pode ser prejudicial à saúde.
Apesar de ser rica em proteínas, vitaminas e minerais, a carne vermelha também é fonte de gorduras saturadas. Por isso, o ideal é não ultrapassar a quantidade recomendada de 500 gramas por semana.
Ao exagerar no consumo, há o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, doenças cardíacas e inflamações em geral. Para evitar danos ao organismo, é importante também incluir a carne em uma alimentação equilibrada, com alta ingestão de frutas, verduras, legumes e grãos integrais.
No momento do preparo, o indicado é optar pelas receitas de carne vermelha assada, cozida ou ensopada.
Outra dica para que o consumo de carne seja mais benéfico à saúde é marinar o alimento com limão, cebola e alho, evitando assim a formação de radicais livres. Essa recomendação é útil também para os amantes de churrasco, antes de assar as carnes.
Para que o consumo de carne vermelha não seja prejudicial ao organismo, é importante ainda evitar ao máximo a ingestão de carne vermelha processada, por conter altas taxas de sódio e alguns produtos químicos em sua composição.
As melhores carnes vermelhas para incluir na dieta
Afinal, quais as melhores carnes vermelhas para consumir? O ideal é optar pelos cortes com menor quantidade de gorduras e de calorias, as chamadas carnes vermelhas magras.
Entre as carnes bovinas mais saudáveis, destaque para os cortes que normalmente são retirados da parte traseira ou inferior do boi, como filé mignon, patinho, lagarto e músculo. Tais opções concentram menos gorduras e mais fibras.
Além da carne vermelha de boi, há outras opções mais saudáveis para incluir na dieta, como a carne de búfalo, a carne de veado, a carne de cordeiro e a carne de avestruz (apesar de ser uma ave, sua carne também é vermelha).
Mesmo optando por cortes magros de carne bovina, vale seguir as recomendações de não exagerar na quantidade consumida e de optar por preparos mais saudáveis, evitando as frituras. Além disso, é importante que o consumo de carne esteja atrelado a uma alimentação balanceada.