Publicado há 12 meses

O que é alimentação saudável

COMPARTILHE

Um questionamento constante de quem está preocupado com sua saúde certamente diz respeito a: o que é uma alimentação saudável?

Alimentação saudável é aquela que proporciona ao seu corpo as substâncias que são necessárias para um bom equilíbrio, oferecendo, assim, uma boa qualidade de vida.

Mas isso não significa que a pessoa deve comer apenas salada e evitar o consumo de gordura. Pelo contrário, a alimentação saudável ocorre quando o indivíduo realiza uma dieta equilibrada sendo balanceada com nutrientes e vitaminas.

Para que nossa alimentação seja satisfatória do ponto de vista da saúde, é essencial que ela seja variada e que os alimentos tenham ótima qualidade 

Temos, ainda, que levar em consideração a medida certa da ingestão de fibras, gorduras, proteínas, carboidratos etc. Portanto, devemos fugir dos alimentos industrializados já que eles têm diversos conservantes, gordura saturada e aditivos.

Sem dúvida, o Supermercado Justo pode te ajudar nisso. Entre o produtor e a loja, os produtos levam um tempo mínimo e são selecionados com rigorosa supervisão 

Saber a procedência dos alimentos é fundamental para obtermos uma dieta equilibrada e, acima de tudo, saudável.

Uma boa dica é consumir produtos orgânicos e se alimentar de acordo com os frutos gerados na estação do ano em que nos encontramos.

Como conquistar uma alimentação saudável

Há dez recomendações para obtermos uma alimentação saudável

A primeira é que devemos usar ingredientes naturais como base do nosso cardápio. Como diz o ditado, vamos descascar mais e desembalar menos. A segunda é que podemos utilizar somente em pequenas quantidades, sal, açúcar e óleo para temperar e cozinhar a nossa comida.

Da mesma forma, é essencial que se limite a ingestão dos alimentos que são processados. 

A respeito do consumo de produtos que são ultraprocessados, a dica é que temos que evitá-los ao máximo.

Do mesmo modo, é fundamental que a gente se alimente em ambiente apropriado, com regularidade, sem grandes intervalos de tempo entre as refeições e, ainda, com  atenção àquilo que estamos fazendo.

Pode não parecer, mas realizar compras em estabelecimentos que nos oferecem boa variedade de alimentos in natura, de alta qualidade é muito importante para mantermos uma dieta equilibrada e saudável, sem fazer uso também de produtos processados.

Faz parte de todo esse processo, exercitar nossas habilidades na cozinha, assim como realizar um planejamento de quanto tempo será dedicado para o cozimento ideal das nossas refeições, ou seja, fornecendo a elas o espaço que elas merecem e precisam.

Quando nos alimentamos fora de casa, é vital comermos em locais que oferecem refeições feitas na hora.

Por último, é muito importante que sempre sejamos bastante críticos a respeito das informações e das mensagens que são passadas nas propagandas, de forma geral, principalmente sobre alimentos.

Por que é importante termos uma alimentação saudável?

Mantermos uma alimentação saudável é importante por diversos pontos e porque traz os seguintes benefícios:

  • Administração de peso saudável; 
  • Atividade adequada do organismo; 
  • Medida positiva contra doenças cardíacas; 
  • Impedir o câncer; 
  • Dominar doenças sérias como diabetes e hipertensão; 

Enfrentar doenças mentais como a depressão, por exemplo, e ainda, aperfeiçoamento da memória e do aprendizado.  

Para o nosso corpo funcionar adequadamente, ele precisa de substâncias importantes como fibras, carboidratos, vitaminas, minerais, proteínas, entre outros.

É fundamental que a gente entenda qual é a proporção certa de alimentos para o nosso consumo, afinal cada alimento que consumimos tem seu trabalho específico. Se não compreendermos bem isso, nosso corpo pode sofrer as chamadas panes.

No caso de uma alimentação sem equilíbrio podem surgir doenças sérias que podem comprometer para sempre a nossa saúde, como por exemplo diabete, gastrite, hipertensão, anemia, entre outras. 

Caso perceba sinais de que a sua saúde não esteja bem, é possível que possa estar ocorrendo uma dieta irregular, desequilibrada. Neste caso, é fundamental prestar mais atenção na sua alimentação.

Caso os sintomas persistam, procure um médico ou um nutricionista para uma avaliação.

É muito importante se questionar: será que estou oferecendo ao meu organismo tudo o que ele merece?