Publicado há 12 meses

Benefícios de uma alimentação saudável

COMPARTILHE

São vários os benefícios de uma alimentação saudável para a nossa saúde. Mantendo uma dieta equilibrada, potente em vitaminas e sais minerais, os resultados são uma melhora em nosso resultado no trabalho.

Além disso, um efetivo controle de peso, ganhos na memória e em nosso poder de concentração e a almejada prevenção de doenças e, também, o fortalecimento do sistema imunológico. 

Porém, para confirmar, de fato, estes benefícios que são obtidos com uma alimentação saudável, é fundamental o consumo de bastante água durante o dia. As recomendações, a respeito da quantidade certa, variam bastante, mas entre 3 e 4 litros diários de água, normalmente são suficientes. 

Do mesmo modo, é importante evitar os doces, as frituras, reduzir o consumo das bebidas alcoólicas e fazer um equilíbrio no consumo dos carboidratos, proteínas e gorduras. 

Pode ainda, ser aconselhável a assistência de um nutricionista para assegurar que as vitaminas e os minerais fundamentais para o nosso organismo estejam sendo ingeridos.  

Os principais benefícios de uma alimentação saudável

Uma das principais vantagens é que temos maior energia, não só para executarmos as atividades do nosso dia a dia, como também maior ânimo para fazermos alguma atividade física, essencial para uma vida saudável. 

Não menos importante que o aumento de energia é prevenção de doenças infecciosas, já que ela promove melhor funcionamento do nosso sistema imunológico, pois ajuda não só a prevenir, como também, combate as infecções de modo mais eficiente.  

A ameaça de doenças crônicas também fica bastante reduzida se houver uma dieta balanceada, que seja rica em vitaminas, fibras e minerais. Com ela, doenças do coração e a diabete, por exemplo, são combatidas. 

Além disso, um dos grandes benefícios da alimentação saudável é que conseguimos regular tanto os índices de colesterol, como também de açúcar no sangue.

Também, ocorrem o crescimento e a renovação dos tecidos, essencialmente dos ossos, pele e dos músculos.

Uma alimentação saudável traz como grande benefício o pleno desenvolvimento das crianças e exerce papel fundamental no ganho de massa, atuando, ainda, no emagrecimento. Igualmente, facilita o bom desempenho da nossa memória e do nosso sistema nervoso, já que iremos obter com isso melhor rendimento e concentração.

Outro benefício muito grande é a melhora na atividade do nosso metabolismo. 

Assim, nossa disposição aumenta, pois há uma relação direta com a energia que é oferecida ao nosso organismo. 

Também a regulação da fabricação de hormônios é muito favorecida já que uma alimentação bem regrada e equilibrada acaba atuando na prevenção de doenças que têm relação com a fertilidade, insônia, e a tiróide, só para citarmos três exemplos.

A prevenção do envelhecimento precoce e um sono melhor

A ingestão de uma alimentação saudável previne o envelhecimento precoce. Nossa pele fica melhor, retardando o surgimento dos sintomas de envelhecimento.

Uma dieta rica em antioxidantes, como: abacate, frutas vermelhas, salsão, azeite, entre outros, auxilia no combate dos radicais livres no organismo, que são tão prejudiciais para nós. 

O Supermercado Justo disponibiliza os mais variados itens com frescor evidente, com o compromisso de levar até a sua casa qualidade e praticidade para promover uma vida mais saudável. 

Um dos grandes benefícios de uma alimentação saudável é que podemos obter melhora acentuada da qualidade de vida, do nosso sono, pois algumas comidas ampliam a fabricação de melatonina e isso é um fator determinante para que possamos dormir e repousar com boa qualidade.

Um grande aliado de uma vida saudável, além de uma boa alimentação, é a prática regular de atividades físicas, já que os exercícios colaboram para a obtenção de massa muscular e da perda de gordura, fora que também aumentam a nossa disposição.

É importante nos convencermos que temos que fazer todas as nossas refeições diárias com consciência, sempre levando em consideração a qualidade dos produtos que estamos ingerindo.

O que consumimos é tão importante para nós que, ao mesmo tempo, podemos estar cheios de energia e vitalidade ou, então, se os produtos tiverem procedência ruim, nos sentimos pouco saudáveis, fatigados e com excesso de peso.

Alguns alimentos são muito eficientes na queima de gordura, e propiciam uma sensação de saciedade e a redução de calorias. Isso é muito bom para aqueles que desejam perder peso. 

Quem tem uma nutrição adequada, esbanja energia para aguentar as pressões diárias e vai encarar com mais disposição a prática de atividades físicas. Quando a alimentação é balanceada e regular, ocorre um fortalecimento da imunidade do corpo.

Por fim, com uma alimentação adequada, as funções cerebrais são estimuladas para que executem suas atividades plenamente.