Coado, solúvel, expresso, em grãos, moído na hora, torrado… Quando se fala em café, há muitas variáveis envolvidas, mas uma coisa é certa: essa é sem dúvida uma das bebidas mais amadas pelos brasileiros e certamente há muitas coisas interessantes que você precisa saber sobre o café.
Quando o assunto são tipos de café, estamos falando tanto dos grãos posteriormente transformados na bebida, quanto nos diferentes modos de preparo. De qualquer forma, é importante conhecer todos eles para que você saiba escolher e apreciar melhor o seu cafezinho.
Além de muito tradicional e praticamente indispensável na maioria das casas, no trabalho e na rotina dos brasileiros, o café é uma bebida que traz diversos benefícios para a saúde, como melhorar o funcionamento do intestino e até prevenir doenças cardíacas.
Mas para que o organismo absorva todos os benefícios proporcionados pelo café é importante tomar alguns cuidados, desde a escolha do produto, passando pelo modo de preparo, até o momento do consumo. E por falar em consumo, ainda que a vontade fale mais alto, há uma dose média recomendada por dia que não deve ser ultrapassada para evitar riscos à saúde.
O modo de preparo pode variar de acordo com o tipo do produto adquirido e até mesmo com a receita final. Por mais que a grande maioria das pessoas prefira mesmo apenas tomar uma xícara de café, a bebida pode ser a estrela de diversas receitas, desde sobremesas até pratos salgados.
Quando falamos em tipos de café, o tema pode ser tanto as variedades de grãos existentes, quanto os diferentes modos de preparo da bebida. Começando então pelos grãos, vale conhecer os principais para que a escolha entre as diversas opções de acordo com o paladar de cada pessoa.
Quando se trata do consumo final, existem duas espécies principais que geram os grãos do café como conhecemos: o Arábica e o Robusta.
O primeiro deles é o mais produzido no mundo, inclusive no Brasil, e dá origem a outras variedades, entre elas o Bourbon, o Catuaí, o Icatu e o Mundo Novo. O Robusta, principalmente por conta da maior quantidade de cafeína em sua composição, além do sabor mais amargo, é produzido e consumido em menor escala.
Além desses grãos, também existem os chamados blends, que nada mais são do que a mistura de cafés com o objetivo de obter aromas e sabores únicos. Muitas vezes os blends são feitos com o mesmo grão, porém colhido em diferentes fazendas, por exemplo.
Para quem quer variações, boas sugestões são começar pelo Bourbon ou Catuaí, mais adocicados.
Além de diferentes grãos, também existem formas variadas de preparar café. Embora a matéria-prima seja a mesma, o modo de preparo influencia bastante no resultado da bebida.
Solúvel
Esse é um dos métodos mais simples e práticos de preparar café, afinal, basta dissolver os grãos em água quente e consumir em seguida.
Coado
O café coado está entre os modos de preparo mais tradicionais e populares na casa dos brasileiros, podendo ser feito com filtro de pano, de papel ou de outros materiais. Neste método, basta colocar o pó de café no filtro e então ir despejando a água quente por cima. O clássico!
Infusão
Neste modo de preparo de café, geralmente são usados acessórios como a prensa francesa, o café turco ou a aeropress. Aqui, o café fica em contato com a água quente durante algum tempo até ser extraído.
Imersão
A cafeteira italiana, também chamada de moka, é um dos equipamentos mais comuns para o preparo de café por imersão. Neste caso, coloca-se água na parte inferior e pó de café no compartimento do meio. O vapor gerado quando a cafeteira é colocada sobre o fogo dá origem à bebida.
Extração
Por fim, outro modo de preparo que é bastante comum, principalmente em locais especializados, é a extração, feita com máquinas especiais. Esse método dá origem a bebidas como espresso e cappuccino.
Afinal, existe um jeito certo de preparar café? Independente da forma de preparo que você prefira, existem alguns cuidados necessários para garantir a melhor conservação da bebida, um sabor agradável e que o café mantenha todos os benefícios à sua saúde.
No momento de adquirir o café, indica-se dar preferência aos grãos orgânicos, produzidos sem o uso de agrotóxicos e outros produtos químicos.
Vale saber que o café deve ser guardado em um pote escuro, de preferência hermético, e armazenado longe da luz e da umidade. Outra recomendação é adquirir o café em grãos, uma vez que ao moe-los na hora serão preservados os sabores e aromas da bebida.
Na hora de preparar o café, evite usar água da torneira, pois o cloro e outras impurezas podem interferir no sabor. O ideal é optar pela água mineral.
Para ter certeza de como fazer café coado, solúvel ou por infusão com qualidade, a água não deve ser despejada ainda fervendo. O ideal é deixar ferver e esperar 1 minuto até o momento de preparo.
Outra dica para um preparo de qualidade é fazer o café na hora do consumo, evitando deixá-lo parado na cafeteira, no bule ou garrafa térmica, para não correr o risco de que a bebida perca as suas propriedades de sabor e aroma.
O café oferece diversos benefícios à saúde, mas como acontece com qualquer outro alimento ou bebida, o consumo em excesso pode fazer mal. Além disso, acrescentar alguns adicionais também pode tornar o café menos benéfico à saúde.
Então, a primeira recomendação diz respeito à dose diária recomendada de cafeína, que é de 400 mg por dia, ou 4 xícaras de café coado. Além do café propriamente dito, é preciso incluir nessa conta outras bebidas que também possuem cafeína, como chás, refrigerantes e chocolates.
Alguns sinais que podem indicar o excesso de cafeína são tremores no corpo ou uma aceleração nos batimentos cardíacos. Para quem sofre de problemas gástricos, a recomendação é nunca ingerir a bebida de estômago vazio.
Para evitar mascarar o real sabor do café, o ideal é consumir a bebida sem açúcar. Caso seja impossível para você, experimente substituir o açúcar refinado por açúcar mascavo ou melado de cana. Outra opção é recorrer às especiarias, como canela ou noz-moscada.
É recomendado usar leite desnatado em vez do integral no momento de preparar um café com leite. Para um café ainda mais saudável, prefira o leite de amêndoas ou alguma outra opção à base de vegetais.
Assim como o arroz e feijão, o cafezinho é figurinha carimbada no cardápio dos brasileiros. Além de fornecer doses extras de energia, a bebida também proporciona diversos outros benefícios para a saúde, uma vez que concentra vitaminas, minerais e propriedades antioxidantes.
A ingestão de café ajuda a prevenir doenças cardíacas, diabetes, câncer e problemas respiratórios. A cafeína e os antioxidantes presentes na bebida estão entre os principais responsáveis pela prevenção.
Para quem quer perder peso, o café é uma boa alternativa, pois a cafeína ajuda na queima de calorias de forma natural. O consumo também é um aliado também do sistema digestivo, além de ser um bom hábito que ajuda a manter a saúde mental em dia.
O camarão é um fruto do mar nutritivo e muito apreciado pela grande maioria das…
Um café da manhã saudável fornece disposição para o dia que está começando. Carboidratos integrais,…
Ter uma alimentação saudável é fundamental para manter nosso corpo em pleno funcionamento. Por conta…
A agricultura orgânica utiliza diversas técnicas naturais com o objetivo de reduzir os impactos ambientais…
Há diversos doces e salgados para receitas com milho, especialmente durante o período de festas…
Algumas comidas são tão típicas da festa natalina que daria até para dizer que é…