Publicado há 11 meses

Como fazer compras saudáveis com produtos de qualidade

COMPARTILHE

Para quem busca qualidade de vida, uma questão que não pode ser deixada de lado é como fazer compras mais saudáveis?

Normalmente, ao fazermos as compras do supermercado, temos muitas vezes, uma preocupação maior com o preço do que com a qualidade dos produtos.

Isso, no entanto, deve ter o mesmo peso na hora das compras. Ou seja: o foco não deve estar somente na conta final, mas, sim, na qualidade dos produtos, na experiência de compra e naquilo que faz bem à nossa saúde. 

Em primeiro lugar, priorizar os alimentos próprios da estação, isto é, as frutas, verduras e os legumes que se encontram em alta naquela época. Por estarem disponíveis em maior quantidade, de forma geral, são mais baratos e estão mais bonitos!

Ver os rótulos do que consumimos também é um bom hábito que podemos adquirir, literalmente, para a vida toda. 

Assim, podemos averiguar a quantidade de calorias dos produtos, a porcentagem de fibras, minerais, carboidratos; se tem (ou não) açúcar e, ainda, qual a porção de gorduras saturadas contidas neles. 

Desse jeito, fica muito mais simples fazer compras saudáveis. Uma alternativa bem interessante é investir nos produtos orgânicos, ou seja: aqueles que são livres de agrotóxicos. Engana-se quem acha que é difícil encontrar este tipo de produto, pelo contrário! Aqui no Supermercado Justo, por exemplo, temos uma grande variedade.

Como fazer compras saudáveis: O que comprar no supermercado?

Os legumes são um dos itens mais importantes ao fazer compras saudáveis. Estão inclusos nesta categoria: a lentilha, o grão-de-bico, o feijão e a ervilha.

É importante ter este tipo de alimento em nosso cardápio por serem excelentes fontes vegetais de proteína, ricas em fibras, e que também ajudam nossa saúde, reduzindo bastante o risco de diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão e AVC. 

A Academy of Nutrition & Dietetics recomenda o consumo de, pelo menos, quatro porções de leguminosas semanalmente. 

Outro item interessante são as castanhas, principalmente as sem sal. Elas são recomendadas já que têm ácidos graxos, proteínas, vitaminas e minerais. 

Fora isso, ajudam no combate a problemas crônicos como, por exemplo, o câncer, doenças respiratórias e diabetes.

Também é aconselhável para quem quer fazer compras saudáveis recorrer aos ovos, alimento que concentra muitas vitaminas e contém todos os 9 aminoácidos essenciais para uma vida saudável: valina, leucina, isoleucina, histidina, lisina, metionina, triptofano, fenilalanina e treonina. 

Opções rápidas e práticas para darem aquele toque diferenciado na nossa comida, o alho e a cebola fazem parte do gênero Allium. Com certeza, ambos são itens importantes em uma dieta saudável e rica em ingredientes frescos. 

A cebola tem óleos essenciais e compostos à base de enxofre. Por este motivo, além de um ótimo tempero, é uma planta medicinal e traz vários benefícios ao corpo, nos protegendo contra doenças bacterianas. 

Quem também traz vantagens para aqueles que buscam melhor qualidade de vida é a batata, já que ela é uma bela fonte de potássio. Diferente do que muitos pensam, se for usada com criatividade, ela pode apresentar baixo teor de calorias.

Itens que não podem faltar em uma compra saudável

As frutas vermelhas frescas e as frutas em geral são ótimos ingredientes para uma dieta saudável. As primeiras têm um preço um pouco mais alto, mas vale a pena investir um pouco mais nisso, principalmente quando for a estação delas. 

Esse tipo de produto tem minerais e vitaminas que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo. 

Outro item recomendável para quem deseja fazer compras saudáveis é a tâmara. Ela possui mais fibras do que o pão integral, mais potássio que as bananas e ajudam bastante na digestão. As tâmaras são ótimas como acompanhamento para vitaminas ou em sobremesas.

As verduras folhosas, como espinafre, rúcula e couve também são primordiais da sua lista de compras. Elas são ao mesmo tempo, saudáveis e baratas. 

Fora a sua grande disponibilidade, as verduras da estação são muito versáteis. 

Caem bem em sucos detox, na salada, refogadas no macarrão ou, até mesmo, em ensopados. 

As verduras folhosas trazem muitos nutrientes e funcionam como um “coringa”: dependendo do seu preparo, dão bastante volume às refeições. 

Qual a melhor forma de fazer compras para o mês?

Há diversos modos de se fazer as compras para o mês inteiro. 

A primeira dica é não fazer isso com fome ou com pressa, seja de forma presencial ou mesmo online. Existe uma predisposição em gastar mais do que devemos e queremos. 

Da mesma forma, a pressa também atua contra. Ao fazermos as compras do supermercado de modo rápido, no fim a gente termina esquecendo o que realmente precisa e ainda leva mais produtos do que deve. 

Sendo assim, a indicação é forrar o estômago antes de fazermos as compras e sem correria. Isso vale também para as compras online. 

Outra dica bem bacana sobre como fazer compras saudáveis e mais econômicas, é elaborar uma boa lista, completa, com todos os itens necessários, sem gastos extraordinários.

Essa recomendação é interessante porque, seguindo isso, a pessoa compra somente o que realmente necessita, pode pegar todos os produtos da mesma sessão e reduz o tempo gasto com as compras. 

No App e também no site do Supermercado Justo não só você pode deixar os seus itens preferidos pré selecionados como pode deixar a sua lista pré montada.

Isso vai ajudar bastante você a economizar tempo,  controlar os gastos,  além de não comprar produtos que podem sair do prazo de validade.

Limitar o valor das compras é ótimo para evitar excessos

Colocar um controle para o valor das compras é uma excelente pedida! Assim, dá para determinar um valor de gasto desejado e não sair do orçamento.

Assim é possível focar somente naquilo que você precisa. Fora ter essa organização, cabe ficarmos atentos às promoções. 

Oferecemos ofertas, em dias especiais para todos os setores:  carnes, peixes, higiene ou hortifruti. Fique ligado! 

Assim você pode optar por escolher o melhor dia para fazer as compras. 

Nós nos procuramos cada vez mais aperfeiçoar nossos serviços e tecnologia para oferecer a você o que há de melhor! Queremos que a sua experiência de compra seja excelente! E que você possa se dedicar àquilo que realmente importa, o seu bem-estar e de sua família.