Publicado há 2 anos

Conheça os principais benefícios do espinafre

COMPARTILHE

Os benefícios do espinafre não são apenas nutricionais, uma vez que a hortaliça é bastante acessível por ter um preço em conta e fácil preparo, podendo ser consumida crua, cozida, refogada ou até mesmo na forma de sucos e sopas.

Assim como outras hortaliças de folhas verde-escuras, o espinafre é rico em vitaminas A, C, K e do complexo B e possui minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Também é fonte de fibras, carboidratos e proteínas. Para completar sua lista de propriedades, conta com substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias.

Existem, basicamente, dois tipos de espinafre. Um deles com folhas pequenas e arredondadas e outro com uma folhagem maior e mais espessa. Apesar das diferenças no visual, as duas versões possuem as mesmas propriedades nutricionais.

Para garantir um melhor aproveitamento de todos os benefícios que o espinafre oferece para a saúde, é interessante optar pela versão orgânica da hortaliça, que é produzida sem a utilização de agrotóxicos ou outros produtos químicos.

6 benefícios do espinafre para a saúde

O espinafre é uma hortaliça rica em vitaminas, minerais, fibras, carboidratos, proteínas, substâncias antioxidantes e antiinflamatórias. Além disso, possui baixa quantidade de calorias. Por conta desses motivos, oferece diversos benefícios para a saúde. Conheça os principais: .

Ajuda na digestão

Por ser rico em fibras, o espinafre ajuda a evitar a prisão de ventre e favorece o bom funcionamento do intestino. As fibras presentes na hortaliça também aumentam a sensação de saciedade, o que juntamente com a pouca quantidade de calorias presentes no espinafre faz dele uma ótima opção para dietas de emagrecimento.

Beneficia a visão

Vitamina A, luteína e zeaxantina são os componentes presentes no espinafre que beneficiam a visão. Consumir a hortaliça regularmente ajuda a prevenir problemas oculares como catarata, cegueira noturna e degeneração macular.

Previne doenças cardiovasculares

Incluir o espinafre na alimentação ajuda a prevenir doenças cardiovasculares como pressão alta, infarto e derrame. Como a hortaliça é rica em ferro, consumi-la regularmente também evita a anemia.

Faz bem aos ossos

Por ser rico em minerais como cálcio, fósforo e magnésio, o espinafre é um alimento que faz bem aos ossos. Consumi-lo no dia a dia ajuda a evitar doenças como osteoporose e osteopenia.

Fortalece o sistema imunológico

O espinafre é rico em vitaminas A e C, duas substâncias capazes de prevenir infecções e fortalecer as células de defesa.

Evita o envelhecimento precoce

Além das vitaminas citadas acima, a vitamina E presente no espinafre possui propriedades antioxidantes, combatendo a ação que os radicais livres têm no organismo. Essas substâncias também estimulam a produção de colágeno e protegem a pele contra os raios UV.

Como preparar espinafre?

O espinafre é uma hortaliça muito versátil, o que significa que pode ser preparado e consumido das mais diversas formas. 

A forma mais simples e natural possível é na forma crua, em que basta lavar as folhas, temperar com azeite ou limão e comer sozinho ou em conjunto com outras folhas ou legumes.

Vale ressaltar, porém, que consumir bastante espinafre cru pode favorecer a formação de gases e inchaço abdominal, em decorrência do oxalato presente na hortaliça e que não se decompõe totalmente durante a digestão. Assim mesmo, para quem prefere as folhas mais crocantes e quer evitar desconfortos digestivos, a dica é apostar no processo de branqueamento das folhas (ferver por 30 segundos e logo em seguida transferi-las para uma bacia de água com gelo).

Outra opção é cozinhar o espinafre direto na água ou no vapor, o que ajuda a deixar a hortaliça mais macia e pronta para ser incluída no preparo do feijão ou da lentilha, potencializando a oferta de ferro desses alimentos.

Mas talvez a forma mais popular de consumir o espinafre seja o refogado. Com um pouco de azeite ou manteiga, as folhas murcham rapidamente e podem ser incluídas na omelete, tortas ou até no preparo do clássico bolinho.

Para obter o melhor do espinafre ao consumi-lo, o ideal é incluí-lo nas refeições principais e prepará-lo com a adição de gorduras saudáveis, as quais favorecem a absorção dos antioxidantes. Outra sugestão é comer o espinafre na companhia de sucos ou fatias de frutas cítricas.

Principais características do espinafre orgânico

Você sabia que os alimentos orgânicos preservam mais os nutrientes? Os ingredientes produzidos sem a utilização de agrotóxicos e de outros componentes químicos e artificiais carregam mais substâncias antioxidantes, favorecendo o sistema imunológico.

Considerando que o espinafre é rico em diversas vitaminas e minerais, o espinafre orgânico então é ainda mais saudável e nutritivo.

O espinafre orgânico também está disponível nas duas versões existentes, que são o espinafre comum e o espinafre-de-holanda, também chamado de espinafre da Nova Zelândia.

Como as folhas do espinafre orgânico não resistem muito bem às altas temperaturas e a hortaliça sobrevive melhor ao clima ameno, o cultivo e a colheita do espinafre acontecem durante a primavera. 

Apesar de ser cultivado sem agrotóxicos e poder ser consumido com mais tranquilidade, o espinafre orgânico também deve ser bem higienizado antes da ingestão, com água corrente e utilização de substâncias como bicarbonato de sódio, uma vez que pode carregar a bactéria E. coli. em suas folhas.