Publicado há 2 anos

Receitas com berinjela: 3 opções para consumir esse legume nutritivo

COMPARTILHE

A berinjela é um daqueles ingredientes coringas na cozinha, ideais para se ter sempre na geladeira. Isso porque além de ser um alimento muito versátil, o legume também traz diversos benefícios para a saúde. Pensando nisso, confira 3 receitas com berinjela e saiba como consumir essa opção tão nutritiva.

Um dos principais benefícios que a berinjela oferece é a redução do colesterol, mas o legume também faz bem ao coração, atua na prevenção do câncer, beneficia os sistemas imunológico e nervoso e ainda ajuda o intestino a funcionar melhor. 

Para completar, a berinjela possui poucas calorias e é rica em fibras, o que faz dela uma ótima opção para dietas de emagrecimento. 

Na hora de preparar o legume, a criatividade pode ser colocada em prática, uma vez que é possível incluir a berinjela no preparo de saladas, refogados e massas, dos aperitivos, passando pelos acompanhamentos até os pratos principais.

Quais os benefícios da berinjela para a saúde? (h2)

Em uma alimentação saudável, a berinjela é um ingrediente praticamente obrigatório. Para começar a lista de propriedades, vale destacar que o legume é rico em fibras, possui poucas calorias e tem a capacidade de controlar os níveis de açúcar no sangue, por isso, uma ótima opção também para a alimentação de diabéticos.

As fibras presentes na berinjela fazem com que o legume atue na redução do colesterol, no bom funcionamento do intestino e na perda de peso.

Na composição da berinjela estão diversos minerais que beneficiam os ossos e músculos, além de vitaminas que melhoram o funcionamento do cérebro, fortalecem a imunidade e fazem bem para a saúde mental.

A berinjela contém ainda muitos antioxidantes, como os flavonoides e a antocianina. Por isso, o consumo regular ajuda a proteger o coração, prevenir o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Como fazer berinjela? Confira 3 sugestões

Além das propriedades nutricionais, a versatilidade da berinjela é outro destaque do legume, afinal, é possível prepará-lo cru, assado, cozido, grelhado ou frito, tudo depende da sua imaginação.

Para que você obtenha todos os benefícios que a berinjela oferece para a saúde, e ao mesmo tempo desfrute de uma refeição saborosa, vale ficar atento a algumas questões importantes:

– A berinjela pode apresentar um sabor amargo dependendo do tamanho. Para contornar a situação, basta cortar a berinjela em fatias, espalhar sal e deixar agir por 30 minutos. Depois de lavar e secar o legume, é só prepará-lo como preferir

– Ao ser consumida crua, a casca da berinjela pode fazer mal por conter uma substância tóxica. Se quiser comer a casca sem preocupações, basta levar o legume ao forno, ao fogão ou à airfryer.

Confira agora 3 sugestões de como fazer berinjela para variar o seu cardápio:

Salada de berinjela

Ingredientes

2 berinjelas descascadas e picadas em cubos

2 tomates picados

1 cebola roxa picada

½ pimentão vermelho picado

15 azeitonas pretas picadas

2 colheres de vinagre branco

Salsinha e cebolinha a gosto

Azeite de oliva a gosto

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Deixe a berinjela de molho em água, vinagre e sal por duas horas. Depois, escorra e seque bem os pedaços. Transfira a berinjela para uma tigela e acrescente o restante dos ingredientes. Tempere como preferir e sirva em seguida

Antepasto de berinjela

Ingredientes

3 berinjelas cortadas em tiras

3 pimentões (um de cada cor) cortados em tiras

2 cebolas cortadas em tiras

2 dentes de alho picados

1 xícara (chá) de azeite de oliva

½ xícara (chá) de azeitonas picadas

½ xícara (chá) de uvas passas

½ xícara (chá) de nozes 

½ xícara (chá) de vinagre

Folhas de manjericão e tomilho a gosto

Sal, pimenta e orégano a gosto

Modo de preparo

Em uma travessa, faça uma camada com as berinjelas, outra com os pimentões e outra com as cebolas. Regue as camadas com azeite e vinagre e tempere com sal, pimenta e orégano. Cubra a travessa com papel alumínio e leve para assar por 15 minutos. Retire do forno e acrescente as azeitonas, as uvas passas, as nozes e as folhas de manjericão e tomilho, cubra com papel alumínio e volte a assar por mais 1h30, ou até as berinjelas ficarem secas e escuras. Deixe esfriar e leve à geladeira. Espere o antepasto ficar na temperatura ambiente antes de servir.

Lasanha de berinjela

Ingredientes

3 berinjelas fatiadas no sentido do comprimento

2 xícaras (chá) de molho de tomate

2 e ½ xícaras (chá) de queijo muçarela ralado

2 e ½ xícaras (chá) de presunto ralado

Queijo parmesão a gosto

Modo de preparo

Doure as fatias de berinjela em uma frigideira por cerca de 1 minuto de cada lado. Em uma travessa, alterne entre camadas de molho, berinjela, muçarela e presunto. Faça a última camada com molho e polvilhe o parmesão por cima. Leve para assar por 30 minutos ou até o queijo gratinar.