Publicado há 2 semanas

Frutas para emagrecer: veja quais incluir na dieta

COMPARTILHE

As frutas são essenciais em uma alimentação saudável, afinal, fornecem uma série de vitaminas, minerais, fibras e nutrientes de que o organismo necessita para viver melhor. No entanto, quando se fala em dietas de emagrecimento, há frutas para emagrecer e outras que podem atrapalhar o processo de perda de peso. Então, se o seu objetivo é perder alguns quilos, veja quais frutas incluir na dieta.

As frutas que ajudam a emagrecer são aquelas que possuem pouca quantidade de calorias ou baixo índice glicêmico. É interessante optar também pelas frutas que possuem maior quantidade de fibras, uma vez que elas aumentam a sensação de saciedade.

Entre as frutas que emagrecem estão frutas cítricas, como tangerina e limão, frutas vermelhas, como morango e framboesa, e frutas tropicais, como kiwi e mamão.

Por outro lado, as frutas que podem impactar negativamente no processo de emagrecimento, são aquelas que possuem grandes quantidades de açúcar ou de gordura, como é o caso da banana, do caqui e do abacate.

Por que as frutas ajudam a emagrecer?

Em uma dieta de perda de peso, as frutas desempenham um papel essencial, afinal, são ricas em fibras e prolongam a sensação de saciedade. Com isso, diminui-se a vontade de beliscar entre as refeições.

Embora as frutas de modo geral sejam fundamentais em uma alimentação balanceada, há algumas delas que são melhores do que as outras quando se trata de emagrecer e perder gordura abdominal.

É o caso das frutas que possuem pouca quantidade de calorias, açúcares e gordura e das que apresentam baixo índice glicêmico, ou seja, mantêm os níveis de açúcar equilibrados no sangue por serem absorvidas de forma mais lenta pelo organismo.

Vale lembrar que qualquer alimento em excesso, mesmo que saudável, também pode prejudicar a saúde por causar desequilíbrio no organismo.

Então, ao incluir frutas para emagrecer no cardápio é importante não exagerar na quantidade, ingerindo de 2 a 3 porções de frutas diferentes por dia, as quais podem ser consumidas entre as refeições ou como sobremesa.

É importante ainda que as frutas saudáveis para emagrecer façam parte de uma dieta hipocalórica, ou seja, um cardápio com baixa quantidade de calorias. Portanto, é extremamente válido contar com o auxílio de uma nutricionista no momento de definir a alimentação mais adequada de acordo com as suas necessidades. 

Quais frutas são boas para perder peso?

Frutas com menos calorias geralmente possuem mais água em sua composição, podendo ser consumidas em maior quantidade. As frutas boas para emagrecer também são ricas em fibras, prolongando a sensação de saciedade e evitando o exagero nas refeições ou a vontade de beliscar opções não saudáveis ao longo do dia.

Consuma os alimentos de preferência recém-colhidos do pé. Quanto mais frescos, menores são as chances de perderem nutrientes e aumentarem os níveis de açúcar. No Justo, temos os frescos ainda mais frescos, com entrega própria e no mesmo dia da colheita. 

Veja abaixo algumas sugestões para incluir em uma dieta de perda de peso.

Maçã e pera

Ambas as frutas são ricas em fibras e ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue. Para variar o cardápio na hora de consumi-las, uma ideia é assar com canela  e cravo-da-índia, duas especiarias que além de garantirem um sabor diferenciado às frutas também são termogênicas e aceleram a queima de gorduras. 

Morango, framboesa e mirtilo

Essas frutas vermelhas são ótimas para perder peso pois são baixas em calorias e ricas em fibras. Além disso, todas elas contam com antioxidantes que evitam a ação dos radicais livres no organismo e previnem o envelhecimento precoce.

Limão, tangerina e toranja

As três frutas cítricas são ricas em água, repletas de fibras e ainda possuem baixa quantidade de calorias, prolongando a sensação de saciedade.

Kiwi, abacaxi e mamão

Essas frutas tropicais são ricas em fibras, além de diuréticas, combatendo o inchaço abdominal e auxiliando no bom funcionamento do intestino.

Melancia

Além de ser rica em fibras e conter bastante água, acredita-se que a melancia tenha calorias negativas, ou seja, oferece menos calorias do que o nosso corpo precisa gastar para fazer a digestão da fruta.

5 frutas que engordam

Enquanto existem frutas boas para emagrecer, há também aquelas que não são indicadas em uma dieta de perda de peso. Entre elas estão opções muito calóricas, com maiores taxas de açúcar ou as que carregam mais gordura em sua composição.

Isso não significa que essas frutas devem ser completamente cortadas do cardápio. É indicado apenas consumi-las com moderação, em menor quantidade. Veja a seguir de quais frutas ricas em açúcar e gordura:

Abacate

Apesar de fazer muito bem para a saúde por concentrar gorduras boas que favorecem o sistema imunológico, o coração e o intestino, o abacate é também uma fruta bastante calórica. 

Coco

Assim como o abacate, o coco também é uma fruta que beneficia o organismo, pois melhora o funcionamento dos sistemas cardiovascular e intestinal. No entanto, principalmente a polpa da fruta é rica em gorduras e em calorias.

Manga

Apesar de ser rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, a manga tem grandes quantidades de carboidratos e de calorias em sua composição.

Uva

Conhecida por conter resveratrol, um antioxidante que protege o coração e evita o desenvolvimento de câncer, a uva também é uma fruta que apresenta um índice glicêmico moderado. Isso significa que o consumo exagerado pode aumentar os níveis de açúcar no sangue.

Banana

Assim como a manga, a banana também concentra grandes quantidades de carboidratos e de calorias. No entanto, faz muito bem ao intestino e à saúde mental. Para desfrutar dos benefícios da fruta sem correr o risco de prejudicar a dieta, a dica é comer uma banana pequena ou meia banana grande por dia.