Publicado há 2 anos

Geleias de frutas: aprenda a preparar de forma prática e saudável

COMPARTILHE

As geleias de frutas ajudam a deixar os pães, torradas e biscoitos do dia a dia mais apetitosos. Quando feitas em casa e com pouca quantidade de açúcar, melhor ainda, pois tornam o cardápio mais saboroso ao mesmo tempo em que trazem benefícios para a saúde. Então, aprenda a preparar de forma prática e saudável algumas geleias de frutas para variar a sua alimentação.

A geleia de frutas sem açúcar é definitivamente a melhor opção para que o consumo desse ingrediente não prejudique a saúde. Neste caso, é possível apostar em alternativas como mel ou xilitol para que a geleia tenha um sabor agradável, mas possa ser consumida sem grandes preocupações.

Embora existam algumas combinações clássicas, como geleia de frutas vermelhas, geleia de frutas amarelas e geleia de frutas cítricas, entre outras opções, a verdade é que é possível fazer / geleia de frutas mais saudáveis com qualquer fruta, basta usar a imaginação.

Basicamente, são necessários apenas 3 ingredientes para fazer uma geleia caseira. Para quem busca uma geleia de frutas com uma consistência mais firme, vale usar o gelificante chamado pectina, mas seu uso é totalmente opcional e não interfere no sabor final.

Como fazer geleia de frutas?

Muita gente tem dúvidas de como fazer geleia de frutas e às vezes até mesmo deixa de preparar a receita por acreditar que se trata de algo muito trabalhoso. Mas fazer geleia em casa é uma tarefa simples, em poucas etapas e que demanda poucos ingredientes.

De modo geral, bastam apenas as frutas da sua escolha, suco de limão e açúcar para preparar uma deliciosa geleia caseira. É claro que dá para acrescentar adicionais conforme a sua criatividade mandar, garantindo um gostinho diferenciado ao preparo.

Para garantir a conservação da geleia feita em casa, o ideal é usar potes de vidro esterilizados, de preferência herméticos. Após abertas, as geleias de frutas duram até 1 mês na geladeira e podem ser armazenadas no congelador por até 6 meses.

Receitas de geleia de frutas vermelhas

A geleia de frutas vermelhas está entre os clássicos da cozinha e tem como vantagem o fato de ser muito apreciada pela maioria das pessoas. Na receita de geleia de frutas vermelhas podem ser usados ingredientes como morango, cereja, framboesa, amora, mirtilo etc.

Caso não encontre as frutas frescas, porque ainda não estão na safra, por exemplo, não há problema em usar frutas vermelhas congeladas. Confira abaixo duas opções de receitas de geleia de frutas vermelhas, uma delas com e a outra sem açúcar. Para ambas as receitas, o modo de preparo é o mesmo.

Geleia de frutas vermelhas tradicional

Ingredientes

2 xícaras (chá) de frutas vermelhas (frescas ou congeladas)

1 xícara (chá) de açúcar

Suco de 1 limão

Geleia de frutas vermelhas sem açúcar

Ingredientes

2 xícaras (chá) de frutas vermelhas (frescas ou congeladas)

1 colher (sopa) de xilitol

Suco de 1 limão

Modo de preparo

Adicione as frutas e o açúcar (ou xilitol) em uma panela e leve ao fogo baixo

Mexa bem até derreter o açúcar. Adicione o suco do limão e vá mexendo de vez em quando. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos ou até atingir a consistência desejada. Envase a geleia ainda quente e espere esfriar antes de guardar na geladeira.

Receita de geleia de frutas amarelas

A geleia de frutas amarelas pode ser uma boa opção para variar o cardápio e surpreender na cozinha, visto que essa é uma versão menos popular de geleia, mas igualmente saborosa.

Para preparar uma geleia de frutas amarelas é possível usar abacaxi, manga, maracujá, pêssego etc.

Ao contrário das geleias de frutas vermelhas, por exemplo, as geleias de frutas amarelas não costumam levar suco de limão no preparo, uma vez que normalmente são usadas frutas cítricas. Neste caso, o suco é substituído por água.

Confira abaixo uma receita de geleia de frutas mais saudável sem o uso de açúcar:

Ingredientes

2 mangas picadas

Polpa (com sementes) de 3 maracujás

2/3 de xícara (chá) de água

2 colheres (chá) de mel

Modo de preparo

Coloque as mangas em uma panela, cubra com água e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Amasse com um garfo até formar um purê. Acrescente a polpa dos maracujás ao purê de manga e cozinhe por 30 minutos mexendo de vez em quando até engrossar. Transfira a geleia ainda quente para um pote de vidro esterilizado e guarde-a na geladeira assim que esfriar.