Publicado há 3 anos

Jantar fitness: certeza de saúde e bem-estar

COMPARTILHE

Se você está investindo esforços e tempo para cuidar da sua saúde e bem-estar, não pode esquecer de pensar com carinho também em um jantar fitness.

Normalmente, temos a tendência de subestimar a refeição do jantar por acreditar que ela é menos ou nada importante. 

Depois de um dia duro e corrido, de tantos compromissos e trabalho, abrimos o armário e a geladeira e…, feito! O que tem mais fácil à nossa disposição é o que acabamos comendo. 

Se você é daqueles com esse hábito ruim, é melhor rever suas atitudes. 

Um dos problemas é que se não nos alimentamos muito bem durante o dia, uma fome de leão nos ataca à noite. Isso porque ao chegarmos em casa, nossa mente relaxa e dá lugar à sensação de fome.

Então acabamos comendo demais e de forma errada. As consequências disso, a longo prazo, são bastante severas na nossa saúde.

Ao pegarmos no sono, alguns hormônios diminuem o metabolismo, tornando a digestão mais lenta. 

A ingestão de bebidas alcóolicas, muita gordura, excesso de carne vermelha e chocolate facilitam o refluxo e causam sensações de azia e queimação. 

Café e refrigerante são alimentos com muita cafeína, portanto são estimulantes e prejudicam o sono, além, é claro, da abundância de açúcar no caso das bebidas embaladas.

Então, o que comer no jantar fitness?

As sopas e os caldos estão entre os mais pedidos para o jantar fitness. Eles são deliciosos, completos na nutrição, sustentam e são muito leves para o corpo.

A tradicional sopa de legumes com cenoura, chuchu, abobrinha, repolho, batata doce, talo de salsão picadinho, cebola e alho pode ser muito valorizada adicionando peito de frango temperado e desfiado, salsinha e sementes tostadas na frigideira, sem adição de óleo.

Outra delícia que pode ser servida no jantar é uma bela salada. Há uma infinidade de misturas de ingredientes que podem resultar em pratos super saborosos. Misture a alface de sua preferência com pepino, tomate, cebola roxa, mussarela de búfala, cogumelos, folhas de manjericão. 

Você também pode alternar a mistura com folhas roxas como a chicória. Aliás, as folhas têm uma grande versatilidade! Elas vão das mais adocicadas como a alface lisa, às mais amargas, como a endívia e as picantes, como a rúcula. 

No Supermercado Justo você encontra grande variedade de verduras, legumes e produtos de alta qualidade para preparar as mais diversas receitas.

Uma bela salada, incluindo verduras, legumes e sementes, associada a uma proteína que pode ser um simples e delicioso omelete com queijo minas ou cottage, e você vai dormir sentindo todos os benefícios de um jantar fitness e saudável.

No caso das proteínas, tente priorizar a carne magra, o peixe e os ovos. O leite pode trazer uma leve indigestão à noite para algumas pessoas. Por isso, deixe para o dia seguinte, de manhã.

Os chás são um ótimo componente para aqueles minutinhos antes de dormir, mas cuidado! Muitos chás são superpotentes em cafeína e estimulantes. Por isso, prefira as infusões de frutas e ervas como a camomila, a erva doce, capim limão e canela.

Como fazer uma janta saudável

O principal é se organizar durante o dia, ou até, no final de semana ou horário de folga. Para isso, o Supermercado Justo te ajuda a montar uma lista de compras saudável que pode ser selecionada e programada para ser entregue no melhor horário e dia para você.

Deixar uma lista pré-elaborada online ajuda muito a otimizar o tempo! Saber que essa lista vai ser entregue com todo carinho e os alimentos serão selecionados como se você estivesse lá escolhendo é uma tranquilidade!

Escolha com antecedência receitas fáceis e práticas e deixe-as em fácil acesso. O cansaço da rotina desestimula a vontade de cozinhar à noite. 

Priorize a compra dos legumes cortados, folhas higienizadas, assim como carne e peixe descongelados. 

Receitas (porções para 4 pessoas)

Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos algumas receitas deliciosas com componentes calmantes para você preparar no jantar e se deliciar com a sua família.

Salmão Grelhado com molho de maracujá e sementes tostadas 

  • 800 gramas de posta de salmão 
  • 1 limão
  • Sal
  • Pimenta do reino
  • Açafrão à gosto
  • 100 gramas de pinoli

Para o molho reserve: 

  • 1 ou 2 maracujás bem suculentos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola pequena picada bem fininha
  • Sal e pimenta do reino à gosto

Tempere o salmão adicionando o limão, a pimenta, o sal e o açafrão e deixe marinar por 15 minutos na geladeira. Enquanto o salmão está na geladeira, coloque a polpa do maracujá direto no liquidificador, bata e coe em uma peneira. Reserve.

Refogue a cebola no azeite até dar uma leve murchada, acrescente o maracujá, o sal e a pimenta e deixe reduzir um pouquinho. Acrescente a salsinha.

Enquanto o molho reduz, aqueça a frigideira com um pouquinho de óleo e toste por apenas 4 minutos cada lado, virando com a ajuda de uma pinça. Toste por 3 minutos as sementes de pinoli. Coloque o salmão em uma travessa e regue com o molho de maracujá e salpique as sementes.

Sirva com purê de mandioquinha, abóbora, salada ou legumes assados.

Caldo de Cenoura com Laranja

Ingredientes:

  • 1 litro de suco de laranja espremida na hora
  • 3 cenouras picadas
  • 1 talo de salsão picado
  • 3 colheres de azeite
  • 1 cebola picada
  • Noz moscada ralada a gosto
  • Pimenta-do-reino preta a gosto recém-moída
  • Sal à gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola, o salsão e a cenoura picada em quadradinhos. Acrescente água e deixe ferver até ficar macia. 

Bata no liquidificador e despeje novamente na panela, misture com o suco de laranja e tempere com o sal, a pimenta, e a noz moscada. Se preferir, antes de servir, você pode ralar um pouquinho de gengibre por cima ou colocar algumas folhinhas de manjericão. Sirva quente ou gelado.

Risoto de couve-flor

  • 1 couve-flor grande (retirar os caules)
  • 3 colheres de azeite
  • 1 colher de manteiga
  • ½ cebola picada
  • 3 alhos moídos
  • ½ xícara de creme de leite ou cream cheese
  • 2 colheres de parmesão ralado 
  • 100 gramas de muçarela
  • Cebolinha a gosto

Modo de preparo:

Triture a couve-flor no mixer ou no liquidificador, adicione o azeite em uma frigideira e derreta a manteiga, adicione a cebola e deixe murchar por dois ou três minutos. Acrescente a couve-flor e mexa bem até misturar o azeite, a manteiga e a cebola. Acrescente o alho, o sal, a pimenta do reino. Mexa bem e deixe cozinhar por no máximo 8 minutos. Adicione o creme de leite ou cream cheese e mexa. Para finalizar, coloque a mussarela, o parmesão, mexa bem e acrescente a cebolinha.

Sirva com folhinhas de manjericão para decorar e um tomatinho cereja cortado ao meio.