Publicado há 12 meses

Principais alimentos para aumentar imunidade

COMPARTILHE

Quando se trata de defesa no nosso organismo, o mais importante é sabermos quais são os alimentos para aumentar a imunidade

Nosso sistema imunológico é composto por um conjunto de células, proteínas, tecidos e órgãos que nos oferecem proteção contra agentes externos, como, por exemplo, os vírus e as bactérias. 

Porém, se o sistema imunológico não tiver uma manutenção correta, nossa imunidade diminui e qualquer fator externo nos derruba. Por isso, o que consumimos é fundamental. 

Em primeiro lugar, alimentos ricos em nutrientes e que ajudam na criação das células do sistema imune são os mais recomendados para alavancar a nossa imunidade. 

Entre eles, estão as frutas e os vegetais, como morango, laranja e o brócolis, assim como as sementes, frutos secos e o peixe. 

Esse conjunto de alimentos ajuda a defender as células do organismo contra alterações que podem trazer doenças como o câncer, além de auxiliar no combate às infecções, sejam elas bacterianas, fúngicas ou virais. Da mesma forma, ajudam também a reduzir processos inflamatórios que podem ocorrer dentro do nosso corpo, com altos níveis de antioxidantes.

Como aumentar a imunidade rápido?

Para revigorar o sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de doenças e ajudando o corpo no combate àquelas doenças que já se manifestaram, é essencial ingerir alimentos que contenham vitaminas e minerais. 

Fora isso, aconselha-se também reduzir o consumo de fontes de gordura, açúcar e industrializados, com corantes e conservantes. 

Pode ser recomendado, ainda, tomar remédios ou suplementos que ampliam a nossa imunidade. É importante consultar um médico para saber se é o seu caso.

Fora isso, ter um estilo de vida saudável é uma das grandes estratégias para conservar o sistema natural de defesa do corpo para que se mantenha forte e eficiente e para isso há várias recomendações. 

São elas: não fumar, ingerir alimentos saudáveis, fazer exercícios físicos moderados, de forma suave, tentar chegar o mais perto possível do peso ideal; ter um sono de qualidade, ou seja, dormir de 7 a 8 horas por noite; evitar a todo o custo o estresse e distanciar-se das bebidas alcoólicas e o cigarro.

Esta rotina deve ser adquirida ao longo de toda a vida, não apenas em ocasiões em que a pessoa está doente ou então prestes a adoecer. 

O que se deve comer para aumentar a imunidade?

Alimentar-se de modo adequado é fundamental para que nosso sistema imune funcione corretamente. 

Sendo assim, aconselha-se o consumo de alimentos para aumentar a imunidade que são fartos em Ômega-3, Selênio, Zinco, vitaminas A, C e E. 

Esse grupo faz parte dos mais recomendados para ampliar o sistema imune, porque beneficia a fabricação das células de defesa do organismo de modo mais eficaz. 

São ricos em Ômega-3, por exemplo, o salmão, a sardinha, o atum e as nozes. 

Castanha do Pará, arroz, gema de ovo, queijo, frango e pão de forma têm bastante selênio.

Carne de vaca, frango, peru, peixe e frutos secos são ricos em Zinco, enquanto frutas como laranja, tangerina, abacaxi, limão, morango, melão, mamão, manga são fartos em Vitamina C.

Já as sementes de girassol, avelã, amendoim, amêndoas, pistache, azeite de oliva e molho de tomate têm abundante vitamina E.

Agora, para quem quer manter em dia a sua saúde intestinal, vale a pena apostar no iogurte natural e no leite fermentado tipo kefir. 

Cabe lembrar sempre que, quem precisa fortalecer seu sistema imunológico deve procurar consumir boa parte destes alimentos citados, de modo regular, diariamente, não apenas quando adoece. Pelo contrário: para evitar ficar doente de novo. 

Para isso, o Supermercado Justo, entrega na sua casa de forma ágil, prática e super eficiente, todos os alimentos de qualidade que você precisa para um cardápio cheio de imunidade.

Qual suco tomar para aumentar a imunidade?

Ingerir sucos, smoothies e bebidas nutritivas é um dos modos mais saborosos para manter a nossa saúde em dia. Mesmo que tenha seus sabores preferidos, é possível acrescentar outros alimentos que trarão grandes benefícios à nossa saúde, como sementes de chia e gérmen de trigo. 

Também fazem parte deste conjunto de medidas positivas para a nossa saúde, praticar boa higiene, manter-se hidratado e fazer exercícios com frequência.

Uma das misturas mais eficientes é adicionar ao suco de maçã, a cenoura e a laranja. Essa combinação é fortíssima no combate às infecções. Detalhe: a acidez da maçã verde corta a doçura das cenouras e laranjas.

Enquanto isso, a laranja e a exótica toranja são fortes em vitamina C e possuem propriedades antioxidantes que oferecem proteção contra substâncias que prejudicam o nosso corpo. 

A deficiência de vitamina C em nosso organismo pode retardar a cicatrização de feridas, fora a incapacidade para combater, de modo adequado, as infecções, prejudicando, assim, nosso sistema imunológico. 

Uma alternativa muito boa é o suco de tomate já que essa fruta tem folato, que auxilia na redução do risco de infecções.  

O tomate também cai muito bem, misturado com couve e aipo. A couve é um alimento básico para muitos sucos verdes. Os dois, adicionados com aipo, produzem juntos bastante vitamina A. 

Também o rabanete nesta receita pode fornecer diversos benefícios anti-inflamatórios. 

Manga, melancia e semente de abóbora: ótimas alternativas de alimentos para aumentar a imunidade

A manga, junto com o morango, é uma mistura que nos oferece muita vitamina E, adicionando benefícios antioxidantes extras para ajudar nosso sistema imunológico, principalmente em idosos. 

O mesmo papel desempenha um belo suco de melancia, fora que ele também é um forte aliado no combate às dores musculares. É possível incluir suco de melancia em outros sucos de frutas comuns, como maçã ou laranja, que podem não oferecer para a gente tanta vitamina A.

O suco de semente de abóbora é uma das receitas mais refrescantes que existem. Ele atua como ótima base para smoothies de frutas.