Publicado há 2 anos

NFL Super Bowl: o que saborear no evento mais esperado do ano!

COMPARTILHE

No domingo à noite, 13 de fevereiro, os Estados Unidos vão parar! A cidade de Los Angeles, na Califórnia, será simplesmente a sede da 56ª edição do NFL Super Bowl.

A final do futebol americano, transmitido ao vivo para o mundo inteiro, será disputada entre o Cincinnati Bengals e o Los Angeles Rams. A partida será realizada no SoFi Stadium, casa dos Rams e também do LA Chargers.

O Super Bowl é muito mais do que o jogo que define o campeão da liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos. Este, que é um dos eventos esportivos mais importantes (e caros) do planeta, atrai a atenção de aproximadamente 100 milhões de telespectadores, a cada final do evento. Isso somente nos EUA.

Para se ter uma ideia do alcance do jogo, em 2021, os fãs do streaming (transmissão ao vivo feita via internet) gerou 1 bilhão de views, tendo uma média de quase 6 milhões de pessoas, por minuto, vendo a disputa do ano passado.

Mega show do intervalo e a gastronomia do NFL Super Bowl

O mega show, produzido no intervalo do evento, também ajuda a popularizar o esporte até mesmo entre aqueles que não são tão apaixonados pelo futebol americano. Nomes de peso mundial como Madonna, Michael Jackson, Elton John, Lady Gaga e Beyoncé, entre dezenas de outros astros da música, já estiveram entre as estrelas que se apresentaram nos 15 minutos que marcam o descanso dos jogadores.

Os shows do intervalo deste ano ficarão a cargo de um time de astros do rap e hip-hop: Dr. Dre, Eminem, Mari J. Blige, Kendrick Lamar e Snoop Dog.

A gastronomia do Super Bowl é um show à parte, além do embate final entre duas equipes, dos comerciais e dos shows do intervalo.

O cardápio dos estádios que sediam as partidas é o grande destaque. São servidas comidas simples e saborosas, mas com um toque gourmet, e que, ao mesmo tempo, podem ser facilmente degustadas entre um touchdowm e outro.

Muitas delas, inclusive, são preparadas por chefs renomados e estão disponíveis não apenas no dia da grande final, mas ao longo de toda a temporada.

No Mercedes-Benz Stadium, que sediou a partida entre Los Angeles Rams e New England Patriots em 2019, por exemplo, os carros-chefes incluíam um mix de frango empanado, batatas fritas e molho picante de mel servidos em uma cestinha de waffle, hambúrguer de frango com tequila e uma opção mais “light” composta por batatas fritas com queijo coalho e legumes.

Os pratos do Super Bowl em 2022

Em 2020, quando o Kansas City Chiefs e o San Francisco 49ers se enfrentaram no Hard Rock Stadium, os chefs Dayanny De la Cruz e Orlando Morales criaram um menu que celebrava as diferentes nacionalidades de Miami.

No cardápio, itens como paella e cachorro-quente cubano (salsicha grelhada com molho de tomate defumado servido no pão de coentro, acompanhado de torresmos).

Na final entre Tampa Bay Bucaneers e Kansas City Chiefs, em 2021, o cardápio do Raymond James Stadium incluía pratos como sanduíche de porco desfiado, salada grega e salsicha italiana.

E, neste ano, os destaques gastronômicos do menu da temporada do SoFi Stadium ficaram a cargo dos chefs premiados, Jon Shook e Vinny Dotolo, que criaram um cardápio conceitual dividido em quatro grupos, que foram nomeados como as ruas icônicas de Los Angeles: Avenida Fairfax, São Vicente Boulevard, Sawtelle Boulevard e Rua Olvera.

Avenida Fairfax

Neste cardápio está apenas um item: Cheeseburger Sub. Dentro de um pão comprido, amanteigado, de batata, é servido um hambúrguer em formato retangular, acompanhado de picles de queijo, ketchup e mostarda.

São Vicente Boulevard

Este menu é composto pelo Stromboli Dog, um cachorro-quente envolto em salame e provolone, e pela Pizza de Calabresa, que nada mais é do que um pão do tipo focaccia, coberto com molho de tomate, calabresa e queijo muçarela.

Sawtelle Boulevard

No menu, um sanduíche de frango crocante, que traz tiras de frango, repolho, pepino e cenoura servidos em um pão de batata com molho doce de soja e maionese, além de bolinhos crocantes de batata, servidos com molhos inspirados na culinária asiática.

Rua Olvera

O menu final, inspirado na culinária mexicana, traz nachos de Frango Tinga (frango desfiado ao molho de tomate, pimenta chipotle e cebola em rodelas) e Burrito Barbacoa, recheado com carne, arroz, feijão e batata frita.

Faça em casa as principais receitas do 56º NFL Super Bowl!

Aqui no Brasil, o número de pessoas que acompanha o Super Bowl cresce a cada ano. O país é o segundo maior mercado internacional para a liga de futebol americano, ficando atrás apenas do México. Em 2020, 27 milhões de brasileiros declararam ser fãs do esporte.

Neste ano, inclusive, quem não tem acesso a canais por assinatura, nem a streamings esportivos, também poderá acompanhar o duelo final entre Rams e Bengals. É que pela primeira vez, em duas décadas, o evento voltará a ser transmitido na TV aberta, pela Rede TV!

Então que tal poder acompanhar o jogo e se sentir como se fosse um espectador local? Para isso, separamos abaixo 3 receitas para você tentar replicar em sua casa alguns dos pratos que serão servidos no SoFi Stadium.

A grande maioria dos ingredientes você consegue encontrar, facilmente, aqui no Justo!

Nachos de Frango Tinga

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 500 gramas de peito de frango cortado em tiras
  • 1 cebola cortada em cubos
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 pimenta dedo de moça
  • ½ colher de chá de molho de pimenta tabasco
  • 2 xícaras (chá) de caldo de frango
  • 5 cravos-da-índia
  • 1 pacote de salgadinhos tipo tortilha
  • 250 gramas de queijo gouda ralado
  • 1/2 xícara de passata de tomate
  • Creme azedo e salsinha a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, coloque 1 colher de óleo e cozinhe as tiras de frango até dourar. Remova da panela e reserve. Aqueça a mesma panela com a outra colher de óleo e refogue a cebola e o alho e acrescente as pimentas, o molho, os cravos e o caldo de frango. Mexa bem, espere ferver e cozinhe até reduzir.

Devolva o frango à panela, mexa bem até que todos os ingredientes se misturem e despeje a mistura em uma assadeira. Em uma travessa, espalhe os salgadinhos e distribua a mistura de frango sobre eles. Salpique o queijo por cima e leve ao forno o suficiente para que ele derreta. Finalize com creme azedo e salsinha e sirva imediatamente.

Burrito Barbacoa

Ingredientes (para os burritos)

  • 4 tortilhas
  • 3 xícaras (chá) de carne bovina cozida e desfiada
  • 2 xícaras (chá) de arroz cozido         

Ingredientes (para o Pico de Gallo)

  • 2 tomates picados
  • ½ cebola picada
  • 1 pimenta jalapeño (sem as sementes) picada
  • 1 limão
  • Sal e coentro a gosto

Ingredientes (para Guacamole)

  • 1 abacate do tipo avocado
  • 3 colheres (sopa) de cebola picada
  • 1 limão
  •  Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Aqueça a carne e o arroz e reserve
  2. Para preparar o Pico de Gallo, coloque todos os ingredientes (menos o sal e o limão) em uma tigela e misture bem. Adicione o suco de limão e tempere com sal
  3. Para preparar o Guacamole, descasque o abacate, descarte o caroço e corte cada metade em cubos. Transfira para uma tigela e amasse com um garfo até virar um purê. Acrescente a cebola e o suco de limão, misture bem e tempere com sal
  4. Para montar os burritos, comece aquecendo as tortilhas e recheie-as com uma camada de carne, outra de arroz, outra de Pico de Gallo e outra de Guacamole. Enrole com firmeza, aqueça os burritos por alguns minutos em uma frigideira e sirva em seguida!

Focaccia de calabresa

Ingredientes

  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 400 ml de água
  • 2 tabletes de fermento biológico fresco
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • 2 xícaras (chá) de molho de tomate
  • 1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado
  • 1 e ½ xícara (chá) de calabresa em fatias

Modo de preparo

Misture a água, o azeite, o sal e o açúcar e acrescente metade da farinha até obter uma mistura espessa. Adicione o fermento, misture bem e vá sovando a massa enquanto acrescenta o restante da farinha até que a massa fique lisa. Cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos ou até dobrar de tamanho. Unte uma assadeira com azeite, abra a massa até que ela cubra todo o recipiente e deixe descansar por mais 10 minutos. Espalhe o molho de tomate por cima e leve para assar por 15 minutos a 250ºC.

Retire a massa do forno, salpique o queijo por cima e então adicione a calabresa. Asse por mais 5 minutos ou até que o queijo derreta. Sirva logo em seguida.