A chia é considerada um superalimento por conter altas taxas de proteínas, vitaminas, minerais, antioxidantes, ácidos graxos e fibras, sendo uma ótima alternativa para quem quer emagrecer, visto que aumenta a sensação de saciedade. Com tantos benefícios assim, vale conferir receitas com chia que são aliadas da saúde para incluir essa semente na sua dieta hoje mesmo.
Além de ser uma opção perfeita nas dietas de emagrecimento, a chia previne o envelhecimento precoce, fortalece a imunidade e os ossos e ainda faz bem ao coração. Por aumentar o tempo em que a glicose é liberada no organismo, as sementes de chia também são uma boa opção para diabéticos.
Como a chia possui um sabor neutro, ela pode ser adicionada às mais variadas receitas, tanto doces quanto salgadas e tem o poder de deixar qualquer preparo muito mais nutritivo em instantes. Para quem busca ainda mais praticidade, basta simplesmente salpicar as sementes sobre frutas ou saladas.
Seja qual for a receita escolhida, o ideal é que as sementes de chia sejam hidratadas antes do consumo, o que irá ajudar a eliminar possíveis substâncias que façam mal ao organismo. Além disso, é importante cuidar com a quantidade de água ingerida ao longo do dia para que a chia não cause prisão de ventre.
Entre as receitas com chia que você pode preparar, há uma infinidade de opções disponíveis, desde sobremesas, passando por bebidas e pães até pratos mais elaborados para o almoço ou o jantar.
A chia é uma semente bem pequenininha, mas repleta de benefícios para o organismo. A maior parte da semente é composta por ácidos graxos, ou seja, gorduras que fazem bem à saúde. Ela também é rica em fibras, proteínas, minerais e antioxidantes. Por conta desta composição muito nutritiva, é considerada um superalimento.
Um dos principais benefícios da chia é auxiliar na perda de peso, uma vez que aumenta a sensação de saciedade. Isso porque em contato com a água a semente forma uma espécie de gel no estômago, aumentando a dilatação e diminuindo a vontade de comer. Confira abaixo outros 5 benefícios da semente de chia.
Ajuda a controlar e a prevenir a diabetes
Por conta da grande quantidade de fibras, a chia ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a diminuir o índice glicêmico dos alimentos. Por isso, é uma opção muito interessante para ser incluída no cardápio de pessoas com diabetes e para quem quer evitar a doença.
Faz bem ao intestino
Novamente por conta das fibras, as sementes de chia fazem com que o intestino funcione melhor. Mas isso só acontece quando a chia é combinada com água. Então, é importante hidratar as sementes antes do consumo, além de ingerir bastante líquido ao longo do dia.
Fortalece o sistema imunológico
Entre os minerais que a chia possui estão fósforo, manganês e potássio, substâncias que têm ação antiinflamatória e antioxidante, deixando o organismo fortalecido contra doenças.
Previne doenças cardíacas
Outras doenças que a chia ajuda a prevenir são as cardiovasculares, muito por conta da presença de ômega 3 em sua composição. Essa gordura boa reduz os níveis de colesterol e evita a pressão alta.
Deixa os ossos mais fortes
A chia é uma semente rica em cálcio, um mineral que é aliado da saúde dos ossos. Portanto, consumir a chia regularmente é importante para prevenir osteoporose, osteopenia ou outros problemas de saúde que afetam os ossos.
A melhor forma de consumir a chia é hidratando as sementes antes do consumo. Você pode fazer isso ao deixá-las de molho em água por meia hora. Isso ajuda a eliminar substâncias que podem fazer mal ao organismo e estejam incorporadas às sementes.
Também é importante que, ao longo dia, você beba bastante água para que a chia seja capaz de formar uma espécie de gel no seu estômago, auxiliando na perda de peso e no bom funcionamento do intestino.
Caso você não tenha o costume de tomar a quantidade recomendada de água todos os dias, vale consumir um copo caprichado de água antes de ingerir a chia.
A chia pode ser consumida em sua forma natural, que são as sementes, através da farinha de chia ou até mesmo do óleo de chia. No caso das sementes, a quantidade recomendada é de duas colheres de sopa por dia. No caso do óleo, a quantidade diminui para 1 colher por dia.
A chia é neutra, o que significa que você pode adicioná-la em preparações doces ou salgadas sem o risco de interferir no sabor final. São diversas as receitas disponíveis com a semente para você experimentar, mas também há a opção de simplesmente salpicar as sementes ou a farinha ou até mesmo despejar um pouco do óleo sobre os pratos que consome no dia a dia.
As receitas mais tradicionais com chia são os clássicos pudins, também chamados de chia puddings, ótimos para o café da manhã. É possível ainda usar a chia no preparo de pães, biscoitos, sobremesas, bebidas e até pratos salgados para o almoço ou jantar.
Pudim de chia com manga e coco
Ingredientes
2 xícaras de leite de amêndoas
3 colheres (sopa) de chia
3 colheres (sopa) de coco ralado
3 colheres (sopa) de mel ou melado de cana
½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de extrato de baunilha
2 mangas pequenas cortadas em cubos
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes (exceto a fruta) até obter um creme encorpado e guarde na geladeira de um dia para o outro. Em tigelas, monte a sobremesa com uma camada das mangas picadas e outra do creme. Sirva com coco ralado ou flocos de granola salpicados por cima
Mousse de chocolate com chia
Ingredientes
½ xícara de leite
1 xícara (café) de água quente
1 xícara (chá) de cacau em pó
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
½ xícara (chá) de sementes de chia
Modo de preparo
Em uma tigela, adicione a água, o cacau em pó e o açúcar e mexa bem. Acrescente então o leite, as sementes de chia e a baunilha, misturando até obter um creme homogêneo. Leve à geladeira até firmar o mousse.
Smoothie de morango com chia
Ingredientes
1 xícara (chá) de leite de coco
1 xícara (chá) de frutas vermelhas congeladas
6 morangos
1 colher (sopa) de chia
Gelo a gosto
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.
Sopa de abóbora com chia
Ingredientes
4 xícaras (chá) de abóbora picada (com a casca)
3 xícaras (chá) de água
1 cebola picada
1 colher (sobremesa) de cúrcuma
2 colheres (sopa) de chia
Azeite e sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, refogue a cebola no azeite e então adicione a abóbora, duas xícaras de água e a cúrcuma. Deixe ferver e cozinhe até que a abóbora fique macia. Transfira a sopa para um liquidificador e acrescente mais 1 xícara de água e 1 colher de chia. Bata até obter um creme, tempere com sal e sirva com o restante da chia polvilhada por cima.
O camarão é um fruto do mar nutritivo e muito apreciado pela grande maioria das…
Um café da manhã saudável fornece disposição para o dia que está começando. Carboidratos integrais,…
Ter uma alimentação saudável é fundamental para manter nosso corpo em pleno funcionamento. Por conta…
A agricultura orgânica utiliza diversas técnicas naturais com o objetivo de reduzir os impactos ambientais…
Há diversos doces e salgados para receitas com milho, especialmente durante o período de festas…
Algumas comidas são tão típicas da festa natalina que daria até para dizer que é…