Publicado há 3 anos

Dicas e receitas de jantar romântico para acertar em cheio

COMPARTILHE

Um jantar a dois em casa, preparado com todo carinho, é uma ótima dica para agradar ao seu par. Por isso, disponibilizamos algumas dicas e receitas de jantar romântico para acertar em cheio o estômago (e o coração) do seu parceiro. 

Afinal, fazer um jantar romântico em casa é a alternativa certa para surpreender o seu amor e aproximar essa pessoa para perto de você, trazendo mais emoção ao relacionamento. 

Para um bom começo, prepare uma mesa bem linda. Escolha uma bela louça, guardanapos, taças e detalhes de decoração usando, por exemplo, velas e flores. 

Não esqueça, claro, de selecionar uma trilha sonora preferida de vocês! Assim, um clima romântico já estará no ar, deixando este inesquecível momento a dois mais especial!

Na verdade, não é preciso aguardar por uma data importante para fazer um jantar a dois. 

Pelo contrário: qualquer dia é válido e tomando esta iniciativa, você está demonstrando todo o carinho que tem por ele ou ela. 

Fora tudo, vocês ainda podem desfrutar de momentos bem prazerosos, onde a combinação, comida agradável e boa companhia, caem muito bem juntos.

É por isso que o cardápio também deve ser pensado com muito carinho, visto que ele será um dos pontos altos deste encontro. 

Inovar no fogão, claro, nem sempre é fácil ou tranquilo. Porém, a cozinha não pode e nem precisa ser um bicho de sete cabeças. 

O que servir em um jantar romântico a dois?

O que fazer para agradar em um jantar romântico certamente é uma pergunta que vem à mente quando pensamos em ter momentos agradáveis, junto com quem amamos, ainda mais com um belo menu para ser saboreado. 

Para isso, basta ter um pouco de paciência e, principalmente, criatividade na cozinha. 

Geralmente, um jantar é dividido em 3 partes: a entrada, o prato principal e a sobremesa. Por conta disso, ofereça ao seu par diferentes comidas durante o jantar romântico, tudo de acordo com o gosto de vocês. Ambos devem ser contemplados com a escolha do cardápio.

Sem dúvida, a entrada do jantar romântico tem que ser leve e agradável. Não necessariamente precisa ser algo tão elaborado: o que conta é a apresentação dos pratos. 

Torradinhas e geleias, por exemplo, podem ser ótimas alternativas para começar o jantar, junto com antepastos, canapés e saladas variadas. 

Para que a refeição não fique pesada, podemos optar por um menu só à base de queijo ou então de carne. Não misturar ambos pode ser legal! 

É importante, claro, caprichar no preparo do prato principal. Normalmente, as massas caem bem, sendo uma boa opção. 

No entanto, é possível incrementar este menu, com peixes e carnes bem saborosos.

Sendo assim, aí vão algumas opções de prato principal em um jantar romântico: Risoto com shitake; Salmão com castanhas; Nhoque de mandioquinha; Batata rústica ou Espaguete à carbonara.

Um bom vinho para harmonizar vai dar um charme a mais na noite.

Para arrematar a noite com chave de ouro, nada melhor do que uma deliciosa sobremesa, não é mesmo?

As opções são várias, já que um jantar romântico combina com doces, como chocolates e morangos. Por este motivo, receitas simples, como mousse e bolo recheado encerram muito bem o jantar. 

Podemos citar alguns exemplos: Mousse de chocolate; Petit gâteau e Escondidinho de morango. 

Receitas de jantar romântico

Há ótimas opções de receitas de prato para um jantar romântico. Então, vamos a algumas delas! 

Escondidinho de carne seca 

Fazer um escondidinho de carne seca é uma opção saborosa, pensando em uma alternativa para um prato principal que seja bem elaborado.

Os ingredientes são: 500g de mandioca cozida, 1 colher de sopa de manteiga, 2 gemas, 1 colher de chá de sal, 200g de requeijão cremoso e 200g de carne seca (já dessalgada).

O modo de preparo não é dos mais complicados. E todos estes ingredientes podem ser encontrados no Supermercado Justo!

Em primeiro lugar, amasse as mandiocas cozidas, escorridas e já em temperatura ambiente. Adicione uma colher de chá de sal, uma gema, uma colher de manteiga e misture até que os ingredientes sejam incorporados.

Depois, sove a massa até que ela fique homogênea. Reserve. Em um recipiente, misture a carne seca e o requeijão cremoso. Separe novamente.

Na sequência, faça bolinhas com a massa e espalhe de modo uniforme, pode ser em uma travessa de cupcake. Recheie com a mistura de carne seca.

Faça um disco de massa para tampar o recheio e, com os dedos, fixe a tampa na base de massa. Coloque, sutilmente, gema por cima da massa. Leve ao forno preaquecido a 230ºC, por 25 minutos.

Risoto quatro queijos: ótima opção para um jantar romântico

Uma receita de risoto quatro queijos é ótima opção para quem é vegetariano. No entanto, se o casal for vegano, pode trocar o queijo por palmito. 

Os ingredientes: 50g de sopa de manteiga, ½ cebola cortada em cubinhos, 150g de arroz arbóreo, ½ xícara de vinho branco, 400ml de caldo de legumes, ainda quente; 30g de queijo gorgonzola, 2 colheres de sopa de requeijão, 50g de queijo muçarela cortado em cubos, 1 ramo de alecrim desfolhado e, finalmente, 30g de parmesão ralado na hora. 

Para esta deliciosa receita, faça assim: em uma panela, derreta 50g de manteiga e refogue a cebola e o arroz. Acrescente o vinho branco e mexa até quase deixar secar. 

Em seguida, coloque o caldo de legumes, lentamente, sempre mexendo para que o arroz fique al dente. Adicione mais, caso necessário. Acrescente o queijo gorgonzola, requeijão, muçarela, o alecrim e misture. Rale o queijo parmesão por cima, na hora de servir.

Frango cremoso ao limão

Outra opção muito gostosa, e que não dá tanto trabalho, é um delicioso frango cremoso ao limão. Fora tudo, é uma receita considerada leve.

Os ingredientes: 2 peitos de frango sem pele e sem osso; sal e pimenta a gosto, 1 xícara de farinha de trigo, 1 e ½ colher de sopa de manteiga; 1 colher de sopa de azeite de oliva, 1 ¼ de xícara de caldo de galinha, 1 xícara de creme de leite, 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de pimenta, 1 copo de suco de limão, 1 limão fatiado, salsinha e sal. 

Seu preparo não é complicado. Em uma tábua, corte os peitos de frango na metade, de forma horizontal. Tempere os dois lados do frango, usando sal e pimenta.

Cubra os pedaços de peito com a farinha, retirando os excessos. Aqueça uma frigideira, em fogo médio, e coloque manteiga e azeite. Mexa bem para untar a superfície. Coloque o frango na frigideira e cozinhe por até 5 minutos. Ou, então, quando estiverem dourados.

Vire os frangos e cozinhe do outro lado, por, no mínimo, 3 minutos. Ou deixe o frango ficar bem cozido. Tire o frango da frigideira e separe.

Coloque ¼ de xícara de caldo de galinha na frigideira e dissolva as pelotinhas que ficam no fundo da frigideira. Acrescente o resto do caldo e mexa. 

Agora, é a hora de temperar com sal e pimenta, depois o suco de limão. Mexa, novamente, por 5 minutos. Acrescente o frango de novo na frigideira e cubra com as fatias de limão.

Derrame o molho no frango usando uma colher e tire do fogo. O molho vai engrossar conforme vai esfriando. Sirva com salsinha e mais molho.