Publicado há 2 anos

Vinagrete: uma opção refrescante e deliciosa para as suas receitas

COMPARTILHE

Seja para acompanhar o churrasco do fim de semana, a tradicional feijoada ou simplesmente para deixar as saladas do dia a dia mais interessantes, o vinagrete é imbatível, afinal, o molho é uma opção refrescante e deliciosa para transformar as suas receitas.

Mas você sabe o que é, de fato, um vinagrete? Embora muita gente pense que se trata daquela mistura de tomate, cebola, pimentão, ervas frescas, azeite e vinagre, o vinagrete é na verdade o nome dado apenas ao tempero desta receita, com a mistura de azeite, vinagre e sal. 

A receita original de vinagrete é composta por um ácido, que pode ser vinagre ou suco de limão, e por um óleo, como azeite de oliva. Também é possível acrescentar mostarda a essa mistura, além de ervas frescas e temperos como sal e pimenta.

Embora o molho vinagrete seja tradicionalmente combinado com tomate, pimentão e cebola, há diversas opções para quem quer variar o cardápio. Algumas receitas de vinagrete para experimentar são vinagrete de berinjela, vinagrete de abacaxi, vinagrete de repolho e até mesmo vinagrete de polvo para as ocasiões especiais.,

Afinal, o que é vinagrete?

O molho vinagrete tem origem francesa (vinaigrette, em francês) e se caracteriza pela mistura de um ácido, como vinagre de álcool, vinagre de maçã ou suco de limão, com um óleo que pode ser azeite de oliva ou óleo de amendoim, entre outras possibilidades.

Também é possível acrescentar mostarda Dijon à receita, além de ervas frescas como salsinha, cebolinha e coentro, e temperos como sal e pimenta-do-reino.

O vinagrete é bastante usado para temperar saladas e marinar carnes e frutos do mar. 

Depois de ler tudo isso, talvez você tenha ficado em dúvida, pois logo pensou no clássico brasileiro, acompanhamento do churrasco e da feijoada, composto por tomate, cebola, pimentão, além dessa mistura refrescante de temperos.

Mas essa salada é chamada, na realidade, de Molho Campanha, que provavelmente foi criada tendo como base o clássico vinagrete francês e pode ter sido inspirada no pico de gallo mexicano e no pebre chileno.

Qual o jeito certo de temperar vinagrete?

Saber como temperar vinagrete é essencial para que a receita fique saborosa e refrescante na medida certa, sem o risco de ficar muito oleosa ou com um sabor azedo.

E para que isso aconteça é preciso respeitar as proporções de 3 partes de óleo para 1 parte de ácido, independentemente dos produtos escolhidos para a receita.

A combinação clássica costuma ser de azeite de oliva com vinagre de álcool. Mas também dá para combinar azeite com vinagre balsâmico, óleo de amendoim com vinagre de maçã, azeite com suco de limão… As possibilidades são variadas, basta usar a criatividade.

Para quem deseja acrescentar mostarda Dijon ao molho, apenas 1 colher de chá é suficiente para garantir um toque diferenciado ao preparo. Com relação aos temperos e às ervas frescas usadas, estes são a gosto, conforme a preferência de quem estiver fazendo a receita.

Receitas de vinagrete para variar o cardápio

O vinagrete é uma ótima opção para temperar saladas e acompanhar pratos salgados de uma forma mais saudável, sem precisar recorrer a molhos prontos e pouco benéficos para a saúde. 

A emulsão de origem francesa combina muito bem com a receita que conhecemos como Molho Campanha, feito com tomates, cebolas e pimentões. Mas há muitas outras possibilidades de receitas de vinagrete para experimentar e sair do básico.

Vinagrete de berinjela

Ingredientes

2 berinjelas grandes cortadas em rodelas

2 tomates picados em cubos

1 cebola cortada em cubos

½ pimentão cortado em cubos

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco

3 colheres (sopa) de água

3 colheres (sopa) de molho de soja

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Espalhe as rodelas de berinjela em uma travessa, tempere com sal e pimenta e leve para assar por 20 minutos. Enquanto a berinjela está no forno, misture o restante dos ingredientes em uma tigela. Retire as berinjelas do forno e espalhe o molho vinagrete por cima, mexendo bem. Sirva em seguida. 

Vinagrete de repolho

Ingredientes

1 tomate picado em cubos

1 cebola cortada em cubos

½ pimentão cortado em cubos

½ repolho ralado

1 xícara (chá) de azeite de oliva

½ xícara (chá) de vinagre de álcool

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, misture todos os ingredientes e mexa bem. Leve para gelar por alguns minutos e sirva na sequência.

Vinagrete de abacaxi

Ingredientes

1 abacaxi cortado em cubos

2 tomates cortados em cubos

½ pimentão cortado em cubos

½ cebola roxa cortada em cubos

1 xícara (chá) de azeite de oliva

½ xícara (chá) de suco de limão

Sal a gosto

Salsinha e cebolinha a gosto

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em uma tigela e mexa bem. Leve para gelar por alguns minutos. Para uma apresentação diferente, sirva o vinagrete dentro da casca do abacaxi.

Vinagrete de banana

Ingredientes

2 bananas da terra cortadas em cubos

1 cebola roxa picada em cubos

½ pimentão picado em cubos

1 xícara (chá) de azeite de oliva

½ xícara (chá) de suco de limão

Salsinha picada a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, misture todos os ingredientes e mexa bem. Antes de servir, leve para gelar por alguns minutos.