Publicado há 2 anos

Autocuidado: os benefícios de investir no próprio bem-estar

COMPARTILHE

Com a correria do dia a dia, conseguimos tempo para dar conta de todas as tarefas, dos afazeres da casa, passando pelo trabalho, filhos e até os relacionamentos. Mas em meio a essa rotina, acabamos nos esquecendo do principal, que é cuidar de nós mesmos. Por meio de uma rotina de autocuidado é possível desfrutar dos inúmeros benefícios de investir no próprio bem-estar.

Como o próprio nome sugere, autocuidado está relacionado com as ações que uma pessoa coloca em prática para cuidar de si mesma, melhorando a saúde e conquistando mais qualidade de vida.

Praticar o autocuidado é muito importante pois ele fortalece diversos outros aspectos emocionais de um indivíduo, como o autoconhecimento, a autoconfiança e a autoestima. Cuidar de si também favorece a criatividade e a produtividade, diminui a ansiedade e melhora a saúde física.

Quando se fala em autocuidado, é comum vir à mente alguns hábitos estéticos, como uma rotina de cuidados com a pele. Mas vale ressaltar que o autocuidado físico é apenas um entre os vários tipos de autocuidado existentes, e todos eles são importantes para uma vida mais saudável.

Colocar o autocuidado em prática pode ser difícil, pois mudar hábitos exige tempo e determinação. Então, a dica é inserir aos poucos algumas atividades de autocuidado na rotina, sempre levando em conta o que faz mais sentido para si mesmo.

Entre as diversas práticas de autocuidado que existem, cuidar da alimentação está entre elas. O autocuidado físico, onde uma alimentação saudável se encaixa, pode ser exercido por meio do mindful eating, por exemplo.

Afinal, o que é autocuidado?

O autocuidado tem sido bastante divulgado nos últimos tempos, mas afinal, o que ele significa? O autocuidado pode ser descrito como um conjunto de práticas que uma pessoa exerce visando o próprio bem-estar e a sua qualidade de vida.

Levando em conta que cada pessoa é única e tem necessidades e desejos específicos, uma rotina de autocuidado também varia de um indivíduo para o outro. Assim, é preciso que você encontre aquilo que te satisfaz e é capaz de recarregar as suas energias.

Ao contrário do que possa parecer em um primeiro momento, o autocuidado não é uma atitude egoísta, pois só conseguimos nos dedicar às outras pessoas e outras atividades, quando estamos bem com nós mesmos.

Com isso em mente, fica mais fácil definir também tudo aquilo que não é autocuidado:

– Fazer coisas por obrigação

– Deixar de lado alguma atividade para dar conta do pedido de outra pessoa

– Praticar hábitos que sobrecarregam 

– Realizar atividades levando em conta apenas a opinião dos outros

– Deixar que outras pessoas decidam como deve ser a sua rotina de autocuidado

Por que é tão importante praticá-lo?

Reservar um tempo de qualidade para si mesmo e praticar o autocuidado é muito importante por diversas razões.

Começando pelo aspecto emocional, o autocuidado ajuda a aumentar o autoconhecimento, a autoestima e a autoconfiança, facilitando a tomada de decisões.

Colocar o autocuidado em prática também é capaz de fortalecer a concentração, a produtividade e a criatividade, diminuindo ainda o estresse e a ansiedade. Com isso, a saúde mental também se fortalece. 

Mas não é apenas no campo emocional que ele interfere. Quando alguém passa a dar mais atenção ao próprio bem-estar, é possível conquistar um sono com mais qualidade, melhorar o sistema imunológico e até ter mais energia para executar as suas tarefas cotidianas.

Os 5 tipos de autocuidado

Ainda que uma rotina de skincare ou cuidados com o corpo sejam formas de praticar o autocuidado, elas não são as únicas, afinal, existem pelo menos 5 tipos de autocuidado e todos eles são importantes para obter mais qualidade de vida:

Físico

É o tipo de autocuidado mais difundido e tem relação com o bem-estar corporal. Aqui, entram todas as atividades capazes de cuidar do corpo, como praticar exercícios físicos, seguir uma rotina de cuidados com a pele ou alimentar-se de forma equilibrada.

Emocional

O autocuidado emocional é aquele que deixa as pessoas mais preparadas para lidarem com as suas emoções, tanto as boas quanto as ruins. Neste sentido, algumas práticas possíveis são fazer terapia, manter um diário e permitir-se chorar ou rir quando der vontade e buscar um maior contato com a natureza.

Intelectual

Investir no aprendizado também é uma forma de autocuidado, ajudando a fortalecer a mente. Para praticar esse tipo de autocuidado é possível aprender um novo idioma, ter uma rotina de leitura ou fazer coisas que estimulem a criatividade, como tocar um instrumento, desenhar ou mexer com plantas.

Espiritual

Ao contrário do que se possa imaginar, o autocuidado não tem a ver com religião, afinal, praticar a espiritualidade significa buscar propósito e sentido para a vida, através de hábitos saudáveis como meditação, trabalho voluntário e buscar uma maior conexão com Deus.

Social

Independentemente da personalidade de cada pessoa, o ser humano é social, por isso, as relações com outras pessoas são fundamentais para a qualidade de vida. Para exercitar o autocuidado social é possível estar com os amigos, conhecer pessoas novas ou mandar uma mensagem para alguém com quem não se fala há algum tempo.

Dicas para colocar essa prática no dia a dia

Colocar o autocuidado em prática no dia a dia pode ser difícil em um primeiro momento, afinal, qualquer mudança de hábitos costuma ser desafiadora.

Então, para quem está começando a prestar mais atenção em si mesmo, a dica é introduzir aos poucos essas práticas na rotina.

Uma forma de fazer isso é começar pelas atitudes mais simples e que podem ser notadas facilmente, como praticar exercícios físicos, ler um livro por mês ou iniciar sessões de terapia.

Para descobrir o que faz sentido para você, reflita por alguns dias sobre as atividades que trazem prazer e experimente escrever uma lista com hábitos que gostaria de colocar em prática por ordem de prioridade. Em seguida, a dica é adotar um deles por vez.

O que autocuidado tem a ver com alimentação?

Autocuidado tem muito a ver com alimentação, afinal, alimentar-se é antes de tudo nutrir o corpo e cuidar do organismo. 

Vale lembrar que não é porque um tipo de alimentação funciona para uma pessoa que ela será boa para outra, então, é importante entender quais são as necessidades do seu organismo para se alimentar com mais qualidade. 

De modo geral, uma alimentação saudável é a mais variada possível, com valorização dos ingredientes naturais e moderação no consumo de frituras, gorduras e açúcares. Lembre-se que a famosa frase “você é o que você come”, faz todo sentido!

Além de procurar um nutricionista e visitar um médico de confiança para um check-up regularmente, outra forma de praticar o autocuidado através da alimentação é adotando o mindful eating, uma forma de se alimentar com atenção plena.

Ao ter essa prática de uma forma correta e saudável, as pessoas ao seu redor, que convivem diariamente com você, também serão influenciadas. Afinal, quando oferecemos coisas boas para o mundo, ele também nos devolve com compensações maiores ainda!