Publicado há 9 meses

Benefícios dos alimentos integrais e como incluí-los na sua alimentação

COMPARTILHE

Alimentos integrais são aqueles que podem ser consumidos em seu estado natural ou com o mínimo de intervenções de processamento e refinamento. Nós já explicamos as diferenças entre alimentos processados e alimentos integrais. Mas hoje vamos explicar o motivo de esses ingredientes serem tão importantes para a manutenção da saúde. 

A seguir você confere os benefícios dos alimentos integrais e como incluí-los na sua alimentação.  

Ajudam a deixar o coração mais saudável

Os alimentos integrais são ricos em antioxidantes e nutrientes, como magnésio, zinco e gorduras saudáveis que são úteis para a manutenção das funções cardíacas. Esses alimentos também ajudam a reduzir a inflamação, uma das principais causas de problemas do coração. 

Melhoram as funções digestivas

Por serem ricos em fibras, os alimentos integrais possibilitam que o metabolismo sinta-se saciado por mais tempo, reduzindo assim a sensação de fome. Além disso, esses nutrientes ajudam a renovar a flora intestinal, contribuindo para a imunidade, pois os anticorpos que protegem o organismo são produzidos no intestino. 

Têm menores quantidades de açúcares

Alimentos processados contam com uma quantidade maior de açúcares e sódio, diferentemente dos integrais. Essa distinção é benéfica para o organismo, uma vez que o consumo elevado de aditivos como açúcar e sódio pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. 

Contribuem para a saúde da pele

É importante dizer que frutas, verduras e legumes fazem parte do grupo dos alimentos integrais. Por isso, podemos dizer que o consumo desses ingredientes são benéficos para a saúde da pele, pois contam com nutrientes que ajudam a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e também abastecem o corpo com nutrientes necessários para manter a saúde e elasticidade da pele. 

São ricos em gorduras saudáveis

As gorduras conhecidas como naturais, ou seja, que fazem parte da constituição natural dos alimentos são benéficas para o corpo humano. Ingredientes como sementes, grãos, abacates e peixes são ricos em ácidos graxos e ajudam a proteger o coração. 

Ajudam a manter os dentes saudáveis

O açúcar e os carboidratos refinados podem ocasionar cáries e desgaste do esmalte dental. Já os alimentos integrais têm nutrientes favoráveis à saúde bucal, como o cálcio presente em verduras como espinafre e couve. Frutas como maçã também podem ajudar a remover os restos de alimentos dos dentes. 

Como incluir alimentos integrais na sua alimentação

A inclusão de alimentos integrais na sua rotina não precisa ser algo trabalhoso. Tudo começa pelas escolhas alimentares. Com planejamento e paciência, é possível trazer variedade, sabor e mais saúde para a sua dieta. Veja a seguir as dicas que preparamos para você. 

Adicione grãos às suas refeições

Aveia, centeio, cevada, semente de abóbora, semente de girassol são alguns grãos que você pode adicionar a sua alimentação. Uma dica é preparar uma panqueca com aveia para o café da manhã, preparar um aperitivo com sementes de abóbora ou no molho pesto. 

Experimente versões integrais dos alimentos

Pequenas adequações como, comprar arroz integral ao invés do branco ou adicionar legumes aos seus pratos, como brócolis ao arroz branco. 

Substitua alimentos industrializados por in-natura

Ao invés de comer um bolo na sobremesa, que tal experimentar uma salada de frutas? Ou então, optar por uma lasanha de abobrinha ao invés de uma convencional? São pequenas mudanças que podem diversificar sua rotina alimentar. 

Todos os grupos alimentares podem fazer parte da sua rotina, não precisa eliminar ou comer apenas um tipo de comida. Equilibrando suas escolhas, você come de tudo, mantém seu organismo saudável e não passa vontade. E independentemente do ingrediente que você preferir, pode sempre contar com o Justo para te ajudar com as suas compras.