Publicado há 2 anos

Aprenda as melhores dicas e opções de lanches para viagem

COMPARTILHE

Não importa o destino, viajar é sempre uma ótima experiência. Seja para economizar ou não precisar recorrer aos produtos industrializados na estrada, boas opções de lanches para viagem são excelentes alternativas. Desta forma, o passeio de férias, durante algum feriado ou apenas no final de semana se tornará mais agradável.

No momento de pensar nas opções de lanches para viagem, é importante levar em conta que os alimentos que podem estragar fora da geladeira não são as melhores opções. Além disso, no caso de viagens de ônibus ou de avião, também é recomendável evitar os ingredientes com odores muito fortes.

Além do preparo, também é preciso se preocupar com os acessórios que serão usados para o armazenamento e o transporte dos lanches. Bolsas térmicas são indicadas, de preferência em conjunto com bolsas de gel geladas.

Ao separar as opções de lanches para viagem, é importante que os alimentos agradem todas as pessoas, no caso de você estar viajando com a família ou os amigos. Algumas ideias de lanchinhos para levar na bolsa ou na sacola térmica são frutas, sanduíches, biscoitos e oleaginosas.

Quais cuidados ter ao preparar e levar lanches para viagem?

Viagens garantem ótimos momentos e lembranças, mas o trajeto até o destino pode ficar um pouco complicado se não houver o planejamento necessário, incluindo aqui a alimentação.

Para viagens de carro ou de ônibus, as opções de restaurantes e lanchonetes nas estradas muitas vezes não oferecem opções saudáveis. Já para os trajetos de avião, os lanches oferecidos nos aeroportos costumam ser bastante caros e nada saudáveis.

Para driblar essas situações, e garantir que todos permaneçam confortáveis durante o passeio, em especial as crianças, o ideal é levar lanches para viagem. Além de aumentar a segurança sobre aquilo que é consumido, os lanchinhos levados de casa tornam as viagens mais práticas.

No momento de definir as opções de lanches, é preciso ter em mente algumas questões, entre elas:

– Dê preferência aos lanches que podem ser comidos com as mãos

– Priorize os alimentos que não estragam fora da geladeira 

– Para acondicionar os lanches, principalmente os que necessitam de refrigeração, aposte em bolsas térmicas ou lancheiras, e inclua bolsinhas de gel dentro delas

– Evite os alimentos com cheiro muito forte e que possam incomodar outros passageiros

– Ao escolher frutas, evite aquelas que oxidam, como maçã e banana, e as que soltam muita água e podem vazar na bolsa, como melancia

– Escolha lanches que não façam muita sujeira e evite os muito gordurosos, capazes de manchar roupas e assentos

– Para armazenar os lanches, aposte em saquinhos plásticos com fecho, potes plásticos com tampa ou papel alumínio

– Não se esqueça de levar na bolsa alguns itens como guardanapos, sacos plásticos para guardar lixos e lenços umedecidos, úteis principalmente para auxiliar na higiene das crianças

Além dos lanches, as bebidas também são muito importantes durante uma viagem, em especial a água e os sucos de frutas. Garrafas térmicas ajudam a manter esses líquidos em boas condições para o consumo. Para evitar o mal-estar ao longo da viagem, evite as bebidas alcoólicas e os refrigerantes.

Ideias de lanches para a sua próxima viagem

Está sem ideias do que levar para comer durante a sua próxima viagem, seja de carro, ônibus ou avião? Abaixo separamos opções para todos os gostos, basta escolher aquelas que mais agradam o seu paladar e das pessoas que viajam junto com você.

Sanduíches

Sanduíches naturais são ótimas opções de lanches pois são fáceis de serem preparados e consumidos. Além disso, costumam agradar adultos e crianças. 

Na hora de preparar o seu, evite usar maionese ou requeijão e folhas ou legumes que soltem muita água. Embale em papel filme ou alumínio e armazene em bolsas térmicas.

Frutas

Frutas também são boas alternativas de lanches para viagem, por serem nutritivas e fáceis de comer. Ao escolher quais você irá levar para o passeio, evite as que oxidam depois de cortadas ou as que soltam muita água. Algumas ideias de frutas são tangerinas, uva e morango. Coloque-as já lavadas em potinhos com tampa.

Há também a opção de levar frutas desidratadas, que são ainda mais práticas de serem consumidas, como uva-passa, ameixa e damasco.

Snacks

Snacks doces ou salgados também figuram como boas opções de lanches, principalmente por conta da praticidade, pois dá para levar na bolsa. Algumas sugestões são pipoca, biscoito de polvilho, mix de castanhas, cookies integrais, chips de legumes e barrinhas de cereal

Outra opção é levar legumes frescos picados no formato de palitinhos, como cenoura e pepino, mas eles precisam de refrigeração.

Bebidas

Manter o corpo hidratado também é essencial durante uma viagem, em especial nos longos trajetos ou nos períodos de muito calor. Então, não deixe de levar também garrafas de água e água de coco, além de sucos de frutas. O ideal é que os sucos naturais sejam mantidos sob refrigeração em bolsas térmicas.