Publicado há 2 anos

Conheça 11 alimentos que fazem bem para o cérebro

COMPARTILHE

Uma alimentação balanceada não beneficia apenas o seu corpo e a sua saúde física. Ao incluir no cardápio uma variedade de nutrientes, vitaminas e minerais, é possível melhorar também as funções cognitivas do seu organismo e a saúde mental. Pensando nisso, queremos que você conheça 11 alimentos que fazem bem para o cérebro.

Mas, afinal, de que forma os alimentos são capazes de ajudar o cérebro a funcionar melhor? De maneira geral, enquanto os ingredientes ricos em ácidos graxos como ômega 3 atuam na construção e reparação das células cerebrais, os alimentos que são fontes de substâncias antioxidantes evitam a inflamação e o estresse cerebrais, condições relacionadas ao envelhecimento precoce e às doenças neurodegenerativas. 

Entre os alimentos que fazem bem para o cérebro estão peixes, oleaginosas, vegetais com folhas escuras, chocolate amargo, ingredientes fermentados e algumas especiarias.

As frutas também entram na lista de alimentos que beneficiam a saúde do seu cérebro, especialmente as frutas vermelhas, as frutas cítricas e as frutas que são fonte de gorduras boas para o organismo.

Como os alimentos ajudam na melhora das funções cerebrais

O cérebro é um órgão que não costuma reservar nutrientes, daí a importância de escolher alimentos capazes de garantir esse suprimento de substâncias boas ao organismo. 

Mas de nada adianta consumir ingredientes saudáveis se o sistema digestivo não for capaz de absorver os nutrientes corretamente. Resumindo: é preciso que a sua saúde esteja em dia por inteiro, para que todos os órgãos sejam beneficiados com uma alimentação equilibrada.

Entre os nutrientes que o cérebro mais demanda está a glicose, a qual fornece energia para a realização das funções cerebrais. Para favorecer outras partes do cérebro, como a saúde dos neurônios, o humor, a memória e o aprendizado, componentes com ação antioxidante e antiinflamatória são muito importantes.

Além desses exemplos, as proteínas e aminoácidos exercem papel fundamental na saúde cerebral, assim como os probióticos, que são aquele grupo de bactérias boas para o organismo, especialmente para o sistema digestivo. Isso é bastante válido quando levamos em conta que o intestino é considerado o segundo cérebro, por ter autonomia e estar intrinsecamente ligado às emoções.

Quais são os alimentos que fazem bem para o cérebro?

Antes de nos aprofundarmos nos alimentos que beneficiam o cérebro, vale salientar que as mudanças na alimentação visando uma melhora da saúde não surtem efeito de um dia para o outro. De acordo com especialistas, é somente depois de pelo menos três meses do início do consumo desses alimentos que você será capaz de perceber os resultados.

Além disso, é importante que os alimentos amigos do cérebro façam parte da sua dieta diária, inclusive aos finais de semana. 

Entre os hábitos alimentares a serem mantidos pelo bem da sua saúde cerebral, é indicado não ficar longos períodos sem comer e tomar bastante água, uma vez que o cérebro perde os estoques de energia rapidamente e não funciona bem se o organismo estiver desidratado.

Peixes

Peixes como atum, salmão e sardinha são ótimas fontes de ômega 3, um ácido graxo que ajuda a construir células cerebrais e beneficia a memória e a capacidade de aprendizagem. Além disso, esse componente ameniza os efeitos do estresse no organismo, evitando a fadiga pelo esforço mental.

Alimentos fermentados

Cada vez mais fica comprovado que as funções intestinais e cerebrais estão inteiramente conectadas. Logo, as bactérias que fazem bem para o sistema digestivo também tendem a beneficiar o cérebro. 

Então, é indicado incluir alimentos fermentados na dieta pois os probióticos estão relacionados com a diminuição da ansiedade, melhora da memória, do bom-humor e do sono, um hábito que está relacionado às funções cognitivas.

Chocolate amargo

O chocolate com pelo menos 70% de cacau em sua composição é rico em antioxidantes, substâncias que protegem o cérebro dos radicais livres, prevenindo o aparecimento de doenças degenerativas como Alzheimer. Os antioxidantes também favorecem a oxigenação cerebral, melhorando a memória e a capacidade de aprendizagem.

Vegetais verde-escuros

Vegetais com folhas escuras, como couve, espinafre, brócolis e almeirão, são ricos em vitamina K, um nutriente que protege o cérebro contra a demência e faz parte da composição das células cerebrais, ajudando a mantê-las saudáveis.

Especiarias

Temperos naturais não ajudam apenas a deixar os alimentos mais saborosos, como também fazem bem para o cérebro. É o caso, por exemplo, do açafrão e da cúrcuma, ricos em propriedades antioxidantes que colaboram para evitar o aparecimento de doenças degenerativas. Estes temperos também estão associados à diminuição de ansiedade e depressão. 

Oleaginosas

As oleaginosas, especialmente as nozes, também são ricas em ômega 3 e gorduras boas para o organismo, beneficiando a memória e o raciocínio. Os ácidos graxos presentes no alimento também ajudam a reduzir o cansaço mental.

Ovos

Ovos são ricos em vitaminas do complexo B, colina e ácido fólico, nutrientes que quando estão em falta no organismo podem causar demência e reduzir a capacidade de memorização.

As frutas que são amigas do cérebro

Dentre os alimentos que fazem para o cérebro também é possível citar algumas frutas, confira as principais abaixo.

Frutas vermelhas

Frutas vermelhas como framboesa, mirtilo, morango, uva e amora são ricas em substâncias com ação antioxidante e antiinflamatória, as quais protegem o cérebro do envelhecimento precoce, evitam a perda de memória e melhoram as funções cognitivas. Se for difícil de encontrá-las frescas, não há problema em consumir a versão congelada dessas frutas.

Abacate

Assim como os ovos, o abacate é fonte de vitaminas do complexo B e se destaca também pela presença de magnésio em sua composição, um mineral que é aliado da memória e que, quando está em falta no organismo, pode causar depressão.

Banana

Outra fruta que contém vitaminas do complexo B é a banana. A fruta tropical também é fonte de magnésio. Além de beneficiar a memória e o humor, o consumo regular de banana garante o bom funcionamento do cérebro por ser rica em glicose.

Frutas cítricas

Limão, laranja e acerola são exemplos de frutas ricas em vitamina C, um nutriente associado à melhora das funções cognitivas.