Assim como o ovo e o café, durante muito tempo o chocolate foi considerado um vilão da alimentação saudável, mas se consumido da forma correta, é uma delícia que pode trazer muitos benefícios à saúde.
No entanto, é preciso fazer a escolha adequada para que o consumo seja benéfico ao organismo. Entre os vários tipos que existem, o amargo é a melhor opção para manter a saúde em dia.
Além do tipo de chocolate, também é preciso se atentar à quantidade consumida e ao período do dia em que o doce será degustado.
O chocolate amargo traz diversos benefícios à saúde por conta da maior concentração de cacau, que é fonte de fibras, vitaminas, minerais e propriedades antioxidantes, ajudando a melhorar a circulação sanguínea e reduzir o colesterol ruim, entre outras vantagens.
Além de fazer bem ao organismo, o doce tem como benefício o fato de ser um ingrediente versátil, que pode ser encontrado em diversas versões e consumido das mais diferentes formas. Desde comer pedacinhos de uma barra, até dissolver chocolate em pó no leite para saborear um delicioso chocolate quente.
Para que traga benefícios à saúde, ele deve ser consumido de forma moderada e de preferência em certos períodos do dia, para que o organismo absorva melhor os nutrientes do alimento.
Em relação à quantidade, os nutricionistas recomendam o consumo de aproximadamente 30 gramas de chocolate amargo por dia, o equivalente a dois quadrados de uma barra.
O melhor horário para comer o doce é logo após as primeiras refeições do dia, seja depois do café da manhã ou como sobremesa depois do almoço. Desta forma, é possível gastar as calorias ao longo do dia. Além disso, o organismo conseguirá equilibrar a absorção dos nutrientes consumidos.
Outra dica para aproveitar melhor o consumo é comer o doce na companhia de bebidas quentes, então, vale degustar o chocolate com um cafezinho.
Fonte de fibras, vitaminas e minerais, o chocolate se destaca principalmente por conter antioxidantes do grupo dos flavonoides, os quais agem combatendo os radicais livres e o envelhecimento precoce e previnem doenças como o câncer. A maior quantidade de flavonoides pode ser encontrada no amargo.
Os antioxidantes presentes no chocolate beneficiam principalmente o coração, garantindo uma melhor circulação sanguínea e a diminuição da pressão arterial. O consumo do amargo ajuda ainda a reduzir o mau colesterol.
Comer o doce geralmente traz uma sensação de prazer, e isso graças à liberação de hormônios como endorfina e serotonina que o consumo promove. Além de nos deixar mais felizes, o chocolate ajuda a relaxar, diminuir o estresse e os sintomas da TPM.
Existem vários tipos de chocolate disponíveis e a forma como o doce é classificado varia de acordo com a quantidade de cacau na composição, com a gordura usada no preparo e com a forma de fabricação.
Considerando que o cacau é fonte de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, o melhor tipo de chocolate para a saúde é aquele que concentra a maior quantidade de cacau. Então, o amargo com pelo menos 70% de cacau na fórmula é aquele que mais traz benefícios à saúde.
Ao leite
O chocolate ao leite é uma das versões mais consumidas e, como o próprio nome sugere, leva leite no preparo, além de açúcar. Tais ingredientes fazem com que o chocolate ao leite seja mais cremoso e adocicado. Em relação à quantidade de cacau, esse tipo contém pelo menos 25% do fruto na composição.
Branco
Apesar de ser chamado de chocolate, o tipo branco não leva cacau na composição, apenas a manteiga de cacau, retirada das sementes do fruto, além de leite e açúcar. Tudo isso garante uma guloseima doce e cremosa, mas que não oferece benefícios para a saúde.
Meio amargo
Com menor quantidade de açúcar na fórmula, o chocolate meio amargo possui entre 40% e 60% de cacau.
Amargo
Contando com pelo menos 70% e até 100% de cacau na composição, o chocolate amargo não leva leite e concentra menos açúcar e gordura.
Ruby
Ao contrário do que se possa imaginar, o chamado “chocolate rosa” não recebe corantes ou aromatizantes durante o preparo. Sua coloração está relacionada a um grão específico de cacau, que tem um tom rosado. Com quase 50% de cacau na composição, o chocolate ruby também leva leite, o que o torna cremoso.
Diet
Os chocolates diet são indicados para diabéticos, pois não levam açúcar na composição. Para manter a consistência do doce, mais gorduras são adicionadas no preparo, então é preciso consumi-lo com moderação.
Vegano
Quem não consome ingredientes de origem animal não precisa renunciar ao chocolate, uma vez que também existe chocolate vegano à venda. Entre os ingredientes usados no preparo estão leite de coco, leite de arroz, lecitina de girassol, lecitina de soja, manteiga de cacau, entre outros.
Se consumido com moderação, o doce traz muitos benefícios à saúde. É possível inclusive comer chocolate todos os dias, principalmente quando o escolhido é o amargo. Embora o ideal seja consumir apenas 30 gramas de chocolate por dia, não há problema em aumentar a dose de vez em quando.
Para que você possa comer sem culpa, separamos algumas receitas saudáveis com chocolate, que você pode experimentar no café da manhã, após o almoço ou nos lanchinhos intermediários ao longo do dia.
Chocolate quente vegano
Ingredientes
1 xícara (chá) de leite de amêndoas
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de açúcar demerara
Canela em pó a gosto (opcional)
Modo de preparo
Adicione o leite, o cacau e o açúcar em uma panela e mexa bem até dissolver os ingredientes e o leite engrossar. Espere ferver e então adicione a canela em pó. Sirva em seguida
Panqueca fit
Ingredientes
1 xícara (chá) de farinha de aveia
1 ovo
½ xícara (chá) de leite de amêndoas
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de mel
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes com a ajuda de um fouet ou no liquidificador. Em uma frigideira em fogo médio, adicione um pouco da massa por vez, deixando dourar dos dois lados. Repita o processo até usar toda a massa. Você pode servir as panquecas com frutas, geleia, manteiga de amendoim ou outra cobertura da sua preferência.
Mousse
Ingredientes
6 ovos
1 barra de chocolate amargo picada
Modo de preparo
Separe as gemas das claras e divida-as em dois recipientes. Em um deles, bata as gemas até obter um creme liso e reserve. No outro, bata as claras em neve e reserve. Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria. Junte as gemas ao chocolate e misture bem. Em seguida, incorpore as claras em neve aos poucos até obter uma mistura homogênea. Leve para gelar por algumas horas antes de servir.
Espetinhos de frutas
Ingredientes
Frutas picadas de sua preferência (morango, banana, uva etc.)
1 barra de chocolate amargo
Palitos para churrasco
Modo de preparo
Disponha as frutas nos palitos para churrasco e reserve. Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria. Em seguida, mergulhe os espetos no chocolate. Deixe os espetos descansarem por alguns minutos até esfriar e sirva em seguida.
O camarão é um fruto do mar nutritivo e muito apreciado pela grande maioria das…
Um café da manhã saudável fornece disposição para o dia que está começando. Carboidratos integrais,…
Ter uma alimentação saudável é fundamental para manter nosso corpo em pleno funcionamento. Por conta…
A agricultura orgânica utiliza diversas técnicas naturais com o objetivo de reduzir os impactos ambientais…
Há diversos doces e salgados para receitas com milho, especialmente durante o período de festas…
Algumas comidas são tão típicas da festa natalina que daria até para dizer que é…