Para fazer uma viagem gastronômica pelo Brasil, nada mais justo do que começar pelo Sudeste, considerada a região mais importante do país em aspectos comerciais, financeiros e industriais. Além de conhecer a história gastronômica dessa parte do Brasil, também vale ficar por dentro das comidas típicas da região Sudeste.
A culinária da região formada pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo recebeu diversas influências ao longo do tempo, tais como de indígenas, portugueses, africanos, bandeirantes e imigrantes de várias partes do mundo.
Com o passar dos anos, a gastronomia local foi se modernizando, mas a culinária ainda mantém as suas tradições, com inúmeras comidas típicas sendo bastante consumidas e apreciadas.
Entre as comidas típicas de São Paulo estão o cuscuz e o virado à paulista, além de sanduíches como o bauru. No Rio de Janeiro, por sua vez, o destaque fica por conta da popular feijoada e do filé à Oswaldo Aranha.
Já em Minas Gerais, os pratos clássicos da região são o pão de queijo, o feijão tropeiro, a galinha ao molho pardo, além dos tradicionais doces. Por fim, a culinária do Espírito Santo tem como comidas típicas a moqueca capixaba, a torta capixaba e o camarão no coco.
Sem dúvida são delícias apreciadas por brasileiros e estrangeiros.
A culinária da região sudeste recebeu influências de diversos povos e as referências trazidas por essas culturas refletiram diretamente nas comidas típicas, muitas delas amplamente consumidas até hoje e em todas as partes do Brasil.
A gastronomia de São Paulo, por exemplo, foi fortemente influenciada pelos bandeirantes, que saíam em longas expedições levando na bagagem alimentos não perecíveis, como feijão e milho.
O estado do Rio de Janeiro teve forte influência portuguesa em seus pratos típicos, uma vez que a capital fluminense foi capital de Portugal durante vários anos. Um dos maiores símbolos da região, a feijoada, foi inspirada em cozidos europeus.
Assim como na região paulista, a gastronomia de Minas Gerais também foi influenciada pelos bandeirantes. Mas com a queda nas expedições em busca de ouro, o estado começou a investir na produção leiteira, dando origem a comidas típicas da região Sudeste como o pão de queijo e os doces mineiros.
A culinária do Espírito Santo, por sua vez, teve forte influência dos indígenas, africanos e portugueses. Um dos símbolos em se tratando de comidas típicas, a moqueca capixaba, é uma clara mistura destes povos. Outros pratos à base de peixes e frutos do mar preparados no estado são uma herança da pesca indígena.
O Virado à Paulista está entre as comidas típicas da região sudeste e teve origem nas expedições dos bandeirantes, que levavam consigo feijão, farinha de mandioca e carne de porco. Ao longo do percurso, os ingredientes se misturavam, dando origem ao nome do prato.
Outro prato típico da culinária de São Paulo é o Cuscuz à Paulista, que foi criado pelos mouros e então passado aos portugueses. Quando chegou ao Brasil, essa comida típica sofreu várias adaptações até chegar à versão atual.
Também há lanches entre as comidas típicas do Sudeste, como o sanduíche de mortadela e o Bauru, este último criado pelo radialista Casimiro Pinto Neto em homenagem à sua cidade natal. O sanduba leva pão francês, rosbife, picles, tomate e queijo.
Por ser um estado que recebeu imigrantes de diversas partes do mundo ao longo dos anos, a culinária de São Paulo também tem fortes influências japonesas, árabes e italianas. Algumas comidas típicas da região Sudeste não tiveram origem local, mas se tornaram verdadeiros símbolos paulistas, como a pizza.
A feijoada é, sem dúvida, um dos maiores símbolos da gastronomia fluminense, e foi inspirada nos cozidos europeus. Atualmente, o prato típico ultrapassou as fronteiras do estado e é consumido em todo o Brasil, especialmente às quartas-feiras e sábados.
Entre as comidas típicas da região Sudeste, principalmente no Rio de Janeiro, também está o picadinho, igualmente inspirado nos cozidos portugueses. O prato leva cubos de carne bovina e caldo de carne e normalmente é servido com arroz e ovo poché.
No Rio de Janeiro, outro prato típico é o Filé à Oswaldo Aranha, composto por carne bovina com alho frito, arroz, farofa e batatas portuguesas. O nome foi dado em homenagem ao diplomata gaúcho que sempre pedia esse prato nos restaurantes locais.
Assim como em São Paulo, também há lanches típicos na culinária fluminense, entre eles o biscoito de polvilho, amplamente consumido nas praias junto com chá mate, e o bolinho de bacalhau, uma herança dos portugueses.
O pão de queijo é um dos principais símbolos da culinária mineira e ultrapassou as fronteiras de Minas Gerais. O lanche teve origem nas fazendas leiteiras do estado, sendo preparado com polvilho uma vez que o Brasil tinha fartura em mandioca.
O feijão tropeiro também está entre as comidas típicas da região sudeste e teve origem com os tropeiros, que precisavam de uma comida fácil de ser consumida e que oferecesse bastante energia. Além de feijão, o prato leva farinha de mandioca, couve, ovo e carnes suínas.
O frango ao molho pardo é outro prato típico do Sudeste, sendo bastante consumido também na região nordeste do Brasil. O prato é preparado com o sangue do próprio animal, além de vinagre, e foi trazido pelos portugueses.
Por ser uma região que se destaca na produção de leite e derivados, os doces também estão entre as comidas típicas de Minas Gerais, entre eles doce de leite, doce de abóbora e doce de amendoim.
Quais são as comidas típicas do Espírito Santo? No estado, os pratos à base de peixes e frutos do mar estão entre os que mais se destacam e são uma herança da pesca indígena.
O principal prato típico da região é a Moqueca à Capixaba, feita com peixe, camarão, siri, vegetais, especiarias e temperos como coentro e urucum. Além de ter influência dos índios, o prato também carrega traços africanos e portugueses.
A Torta Capixaba é outro símbolo da culinária local e é preparada com peixe e frutos do mar, além de palmito. Apesar de ser consumida o ano todo, é mais popular durante a Semana Santa, quando muitos evitam a ingestão de carne vermelha. Entre as comidas típicas da região Sudeste no Espírito Santo estão ainda o Camarão no Coco, preparado com leite de coco e servido no coco verde, e o Peroá Frito, um peixe normalmente servido com batata e bastante consumido nos quiosques à beira-mar.
O camarão é um fruto do mar nutritivo e muito apreciado pela grande maioria das…
Um café da manhã saudável fornece disposição para o dia que está começando. Carboidratos integrais,…
Ter uma alimentação saudável é fundamental para manter nosso corpo em pleno funcionamento. Por conta…
A agricultura orgânica utiliza diversas técnicas naturais com o objetivo de reduzir os impactos ambientais…
Há diversos doces e salgados para receitas com milho, especialmente durante o período de festas…
Algumas comidas são tão típicas da festa natalina que daria até para dizer que é…