Publicado há 2 anos

Descubra a importância da nutrição alimentar

COMPARTILHE

Quando se fala em qualidade de vida e a importância de uma dieta balanceada para manter a saúde em dia, é muito importante saber a diferença entre o que é alimentação e o que é nutrição. Apesar de estarem relacionadas, essas atividades possuem várias diferenças entre si, pois nutrição é diferente de alimentação que é diferente do ato de comer. Conhecer essas diferenças, em especial a importância da nutrição alimentar para um organismo em perfeito funcionamento, são essenciais para uma vida mais saudável.

Em linhas gerais, nutrição alimentar diz respeito ao aproveitamento que o corpo faz dos nutrientes presentes nos alimentos, incluindo os macro e micronutrientes, além das vitaminas e minerais.

A nutrição alimentar exerce uma enorme importância na saúde e no bem-estar, afinal, as células do nosso corpo precisam de nutrientes para que possam funcionar corretamente e, caso não recebam a quantidade necessária desses nutrientes, o organismo pode responder com sinais como imunidade baixa, unhas e cabelos fracos, problemas de saúde como anemia e prisão de ventre, entre outros.

E qual a diferença entre nutrição e alimentação, afinal de contas? Enquanto a nutrição alimentar é um ato que depende exclusivamente de o organismo absorver e aproveitar os nutrientes, a alimentação é uma atividade consciente e voluntária, sobre a qual temos total controle.

O que é nutrição alimentar?

Nutrição alimentar é o processo que o nosso organismo faz para digerir, absorver e aproveitar os nutrientes consumidos através da alimentação.

Diferente de outras atividades alimentares, a nutrição é um ato involuntário, ou seja, não exercemos controle sobre ele, uma vez que é função do organismo utilizar os nutrientes recebidos para envolvê-los em diferentes funções do corpo humano.

O processo de nutrição alimentar envolve os macro e micronutrientes, as vitaminas e os minerais, sendo que cada um deles é importante para determinada função do organismo, daí a importância de adotar uma dieta variada e apostar nos pratos coloridos, buscando consumir nutrientes diversificados ao máximo.

Vale ressaltar que a nutrição alimentar é algo bastante individual, ou seja, varia de acordo com as características de cada organismo. Por exemplo, enquanto alguns ingredientes podem ser extremamente benéficos para algumas pessoas, para outras eles podem causar alergias e se tornarem prejudiciais. Isso também explica o fato de alguns indivíduos se adaptarem a dietas específicas e outros não.

Qual a importância da nutrição alimentar para a saúde?

Antes de explicar a importância da nutrição alimentar para a saúde, vale entender qual o papel que os nutrientes exercem em nosso organismo.

As células presentes no corpo humano possuem nutrientes em sua composição, isso significa que precisamos constantemente abastecer os nutrientes das células para que elas funcionem adequadamente. Caso isso não aconteça, as funções pelas quais cada célula é responsável serão afetadas.

Neste momento, o corpo poderá enviar diferentes respostas, desde uma anemia até uma imunidade baixa e mais suscetível a infecções ou unhas e cabelos fracos.

Então, a principal importância da nutrição alimentar é justamente garantir o bom funcionamento do organismo, sem o comprometimento de nenhuma função ou órgão. 

Considerando que cada nutriente está envolvido em diferentes funções, é essencial adotar uma alimentação o mais variada possível, garantindo assim que o máximo de nutrientes sejam consumidos.

Para que a nutrição alimentar traga os benefícios esperados, é importante priorizar os alimentos in natura ou minimamente processados, pois concentram maior quantidade de nutrientes, além de consumir ingredientes que sejam fontes dos nutrientes fundamentais, ou seja, aqueles que o organismo não produz por conta própria, incluindo aminoácidos, carboidratos, vitaminas e minerais.

As diferenças entre nutrição e alimentação

Agora que deu para entender melhor o que significa nutrição alimentar, ficará mais fácil compreender a diferença entre nutrição e alimentação.

Como vimos, a nutrição é um ato que depende exclusivamente do organismo e sobre o qual não temos controle. A alimentação, por outro lado, é uma atividade consciente e voluntária.

Isso significa que cada pessoa escolhe o que deseja comer e determina outras questões relacionadas à alimentação, incluindo o horário e o local das refeições, se o prato será comprado pronto ou feito em casa, se o alimento será um ingrediente natural ou um produto industrializado, entre outras.

Vale dizer que é possível ter uma alimentação sem nutrição, mas não uma nutrição sem alimentação. Isso acontece porque muitos alimentos, em função dos níveis de processamento pelos quais passaram, acabaram perdendo boa parte ou todos os seus nutrientes, oferecendo somente as chamadas calorias vazias.

Desta forma, quando uma alimentação é pobre em alimentos naturais e rica em produtos industrializados e fast food, as chances de uma má nutrição alimentar são altas, algo que pode impactar na qualidade de vida e ocasionar problemas de saúde como obesidade, hipertensão, colesterol alto e doenças cardiovasculares e outras doenças.