Você provavelmente já ouviu falar em tofu. Muitos o chamam de o “queijo dos veganos e vegetarianos” e não está errado. Afinal, ele é um tipo de queijo de soja, altamente proteico, mas sem produtos de origem animal na composição.
Esse alimento faz parte da tradição chinesa e é uma mistura do extrato de soja com sal. Assim como outros alimentos à base de soja, o tofu é uma ótima opção à proteína animal e extremamente saudável para ser incluído na dieta, mesmo para quem come carne.
O processo de fabricação do tofu não é muito complicado e começa com o leite de soja e adição de sal amargo. Com a ação entre esses dois ingredientes principais, acontece uma reação e então se forma uma coalhada. Ela então é modelada e está pronta para ser consumida com pães, bolos e o que mais desejar.
O tofu é um alimento rico em ômega 3 e 6, fibras e vitaminas. Por isso, traz muitos benefícios à saúde como, ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, contribuir para o processo de emagrecimento, redução do colesterol, proteção contra infarto e arteriosclerose, entre outros.
Entenda melhor o que é o tofu, sua fabricação e seus benefícios.
Como é feito o tofu
Embora seja chamado de queijo de soja, por ter sabor e textura parecidos, o tofu não é um queijo, apenas similar. E não é só o sabor que é parecido, o processo de fabricação desse alimento também lembra muito o de um queijo convencional, feito a partir do leite de vaca ou de cabra.
Mas, afinal, como é feito o tofu? Esse alimento é preparado a partir de sua matéria-prima, a soja. O procedimento é simples, mas demorado e começa com a lavagem dos grãos em água corrente. Em seguida, a recomendação é deixar em um molho de 8 a 10 horas para então continuar.
Após esse período, a soja é batida no liquidificador, na proporção de 1 xícara de soja e 1 de água, para formar o leite. Essa solução é transferida para a fervura em uma panela com mais água. Então, a mistura é coada em um pano, separando a soja do líquido, e é finalizada com o processo de coagulação a partir da adição de sal amargo.
Por fim, a coagulação vai para um recipiente onde fica descansando com um peso por cima e assim então, temos uma bela peça de tofu. Cada pessoa corta em formatos conforme sua preferência.
Nas indústrias, esse processo é todo mecanizado e controlado por profissionais que seguem um regulamento. O tofu também pode ser orgânico.
Benefícios do tofu
O tofu é um alimento de baixo custo e com riqueza de nutrientes. É sustentável e evita o uso de produtos de origem animal na sua fabricação. Dessa forma, ele pode ser muito benéfico para o organismo.
Os benefícios do tofu incluem:
- Prevenção de alguns tipos de câncer devido aos antioxidantes;
- Fortalecimento do sistema imunológico devido às isoflavonas;
- Prevenção da osteoporose pela alta quantidade de cálcio na composição;
- Proteção contra problemas do coração como infarto;
- Redução dos níveis de colesterol devido à ação do ômega 3;
- Contribuição no emagrecimento devido à baixa quantidade de calorias;
- Estimula a saúde dos músculos e ganho de massa muscular por ser altamente proteico;
- Reduz as chances do desenvolvimento de diabetes tipo 2, porque a soja regula a ação da insulina no sangue;
- Estimula o bom funcionamento do intestino devido às fibras e vitaminas;
- Auxilia no controle da fome, estimulando a saciedade.
Contudo, vale lembrar que esses benefícios só são alcançados quando há um consumo mínimo diário. Especialistas recomendam o consumo de 100 g de tofu diariamente para melhorar a saúde. E também, o tofu deve ser de qualidade e menos processado possível, para que tenha os nutrientes necessários.
Nesse sentido, o Justo pode te ajudar! Nós temos opções de tofu de alta qualidade, inclusive orgânicos. Eles são conservados sob parâmetros controlados que evitam a deterioração e mantêm suas propriedades.
Melhores formas de usar o tofu
O tofu é um alimento muito saudável e versátil. Ele alia os benefícios da soja ao fornecimento de um alimento nutritivo e livre de produtos de origem animal. Assim, pode ser consumido até mesmo por quem tem dietas restritivas, tais como os veganos e vegetarianos.
Devido à versatilidade de sabor, o tofu pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces, como em sobremesas, por exemplo. Uma boa dica é grelhar, tostar ou fritar o tofu, para que ele libere aquele tom dourado que tanto agrada os olhos e abre o apetite.
Ele pode ser consumido no café da manhã, almoço e jantar, em porções controladas. Esse alimento cai muito bem com torradas, acompanhado de um prato com arroz e salada e em misoshiro (um prato tradicional chinês). O ideal é consultar um nutricionista para ter dicas ainda mais assertivas sobre a inserção do tofu na sua dieta.