Publicado há 2 anos

Pectina: saiba o que é e onde encontrar essa fibra solúvel

COMPARTILHE

A pectina é uma fibra solúvel encontrada nas cascas de frutas e de alguns vegetais. Se você é fã de geleias de frutas, com certeza já ingeriu essa substância, mas nem fazia ideia disso. Considerando que a pectina traz vários benefícios para a saúde, vale saber mais o que é e onde encontrar essa fibra solúvel.

O que é e para que serve a pectina é uma dúvida comum principalmente entre as pessoas que se aventuram a fazer geleias caseiras e outras receitas de forma artesanal, isso porque a pectina funciona como uma espécie de gel espessante e ajuda a engrossar alimentos de forma natural.

Embora a pectina possa ser comprada pronta, na forma líquida ou em pó, é perfeitamente possível obtê-la em casa, através do cozimento de frutas ou vegetais. Depois de coar o que foi cozido, basta guardar o líquido em um pote de vidro e usar a pectina caseira sempre que necessário.

Por ser uma fibra solúvel, a pectina traz benefícios principalmente para a saúde intestinal, além de fazer uma espécie de detox no organismo, ajudando a diminuir o colesterol ruim. Como as fibras solúveis formam um gel no intestino, aumentando a saciedade, a pectina também pode ser aliada de quem deseja perder peso.

O que é e para que serve a pectina?

A pectina é uma fibra solúvel encontrada nas cascas de algumas frutas, especialmente as cítricas, como limão, laranja, maçã, tangerina, groselha e amora. 

A substância também está disponível em vegetais como batata, beterraba, cenoura, ervilha e tomate.

Principalmente entre as pessoas que começam a preparar geleias em casa, a dúvida sobre o que é e para que serve a pectina costuma ser bastante comum, uma vez que ela é um espessante natural e saudável para esse tipo de receita.

Quando o ingrediente está em falta, as pessoas podem recorrer a alternativas como amido de milho e gelatina incolor, para deixar as receitas mais encorpadas.

Embora a pectina seja bastante popular no preparo de geleias caseiras, a indústria alimentícia também usa essa substância para engrossar iogurtes, compotas, sorvetes e molhos de tomate, entre outros alimentos.

Dá para fazer pectina em casa?

Embora seja possível encontrar facilmente a pectina à venda, tanto na forma líquida quanto na versão em pó, também dá para fazê-la em casa de um jeito muito simples.

É possível usar qualquer uma das frutas ou vegetais que citamos acima para obter a pectina de forma caseira, mas o mais indicado é usar maçãs, laranjas ou limões para extrair a substância.

Se for usar a maçã, separe 10 frutas (ou o equivalente a 1 quilo) e lave-as bem. Não descasque as maçãs e pique-as em pedaços médios, levando para cozinhar em 1 litro de água. Cozinhe por cerca de 40 minutos, ou até que as maçãs fiquem bem macias. Depois deste tempo, transfira as frutas e o líquido restante para uma peneira bem fina ou um pano de prato limpo. 

Caso prefira usar laranjas ou limões, descasque as frutas cuidadosamente ou raspe as cascas com um ralador. Depois, retire a parte branca das frutas e pique bem. Para cada copo com o branco das frutas, adicione 3 copos de água. Leve os ingredientes para uma panela, deixe ferver por 30 minutos e então transfira o líquido para um liquidificador, coando em seguida.

Em ambos os casos, o líquido transparente obtido após coar as frutas é a pectina, o qual deve ser guardado em potes de vidro esterilizados e pode ser armazenado por até 4 meses na geladeira. Ao usar a pectina em receitas, lembre-se que a quantidade recomendada é de 75 ml para cada quilo de fruta.

Os benefícios da pectina para a saúde

Como a pectina é uma fibra solúvel, ou seja, forma uma espécie de gel no organismo e impede que a gordura se acumule na corrente sanguínea e ainda aumenta a sensação de saciedade, a substância é benéfica especialmente para a digestão.

Ela pode ser aliada de quem deseja perder peso e contribui para evitar problemas intestinais, como prisão de ventre, ajudando também a manter a flora intestinal mais saudável.

O consumo de pectina traz outros benefícios para a saúde, como reduzir o colesterol ruim e controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea. Por ajudar no controle da glicemia, a pectina pode ser útil na prevenção do diabetes.

Vale ressaltar que o consumo de fibras solúveis deve ser associado ao de fibras insolúveis para trazer mais benefícios ao organismo. Então, a melhor maneira de obter bons níveis de pectina é adotar uma alimentação equilibrada, com o consumo de frutas e vegetais variados, uma vez que esses alimentos costumam concentrar os dois tipos de fibras.

Também é importante beber bastante água para garantir que as fibras solúveis tragam os benefícios esperados para a saúde. 

Consumir pectina para ter mais qualidade de vida costuma ser muito seguro, mas como acontece com qualquer ingrediente, a ingestão em excesso pode fazer mal. Neste caso, o alto consumo de pectina pode causar gases, prisão de ventre e inchaço abdominal. Consulte um médico ou nutricionista para saber os níveis seguros para o seu organismo.