Publicado há 2 anos

5 Receitas com abobrinha, uma hortaliça muito versátil

COMPARTILHE

Se você deseja variar o cardápio, precisa aprender a fazer algumas receitas com abobrinha. Essa hortaliça tão versátil, vai bem em saladas, risotos, massas, sopas, refogados, pratos gratinados e até na versão chips. O difícil será escolher qual preparar primeiro!

Integrante da família do chuchu, do pepino, da melancia e do melão, a abobrinha é cultivada há mais de 10 mil anos. No Brasil, existem 5 principais tipos de abobrinha fáceis de serem encontrados no mercado.

Além de permitir o preparo das mais variadas receitas, a abobrinha também é uma hortaliça que traz diversos benefícios para a saúde. Por conter baixa quantidade de carboidrato, a abobrinha tem baixo índice glicêmico, contribuindo no controle da diabetes e para um bom funcionamento do intestino.

Para quem é adepto da compra dos alimentos de época, uma boa notícia: a abobrinha está disponível praticamente o ano todo, o que muda é a espécie de cada estação. Mas durante o ano você conseguirá variar bastante o cardápio de receitas com a abobrinha.

—-

Conheça os tipos de abobrinha

No Brasil são 5 os tipos de abobrinha disponíveis no mercado. Embora elas não sejam diferentes em termos nutricionais, oferecendo muitas fibras, vitaminas, minerais e baixa quantidade de carboidrato, os tipos da hortaliça variam de acordo com o formato e o aspecto. Além disso, cada tipo de abobrinha é mais recomendado para receitas específicas.

Abobrinha brasileira 

Também chamada de abobrinha menina, esse é o tipo mais comum no Brasil. Com um formato que lembra um pescoço, incluindo uma extremidade mais estreita que se conecta com uma parte mais larga e arredondada, a abobrinha brasileira possui a casca verde clara com algumas manchinhas mais escuras.

Esse tipo de abobrinha é indicado para o preparo de refogados, lasanhas e chips.

Abobrinha italiana 

Outro tipo de abobrinha muito consumido no Brasil, a versão italiana possui um formato mais alongado, com casca clara e listras escuras.

Contando com mais potássio do que as outras abobrinhas, ela é indicada para refogados, pratos gratinados e vai muito bem recheada.

Abobrinha amarela 

Como o próprio nome já diz, essa abobrinha possui uma coloração amarela e tem um sabor mais delicado do que os outros tipos de abobrinha.

É recomendada para o preparo de refogados, suflês, chips e massas.

Abobrinha paulista 

A abobrinha paulista não é exatamente um tipo à parte, mas sim a abobrinha brasileira colhida antes da época.

Mais seca que a abobrinha menina tradicional, é também a versão que contém mais fibras. É indicada para massas e refogados.

Abobrinha libanesa 

Bastante parecida com o tipo italiano no aspecto nutricional, a abobrinha libanesa também é rica em potássio e em outros minerais como cobre, fósforo e zinco.

Tem casca verde-escura e formato alongado, é indicada para o preparo de gratinados, refogados e de abobrinha recheada.

E qual a melhor época para comprar abobrinha? Felizmente, a hortaliça pode ser encontrada praticamente ao longo do ano inteiro. Nos meses de dezembro, janeiro, março, abril e maio, é mais fácil encontrar a abobrinha brasileira. Já em agosto, setembro, outubro e novembro há uma maior oferta de abobrinha italiana.

5 Benefícios da abobrinha

Rica em fibras, a abobrinha oferece diversos benefícios para a saúde, que também são garantidos pela presença de minerais como cobre, fósforo, potássio, manganês e zinco. Cada 100 gramas de abobrinha equivalem a 35 calorias, em média.

Melhora a digestão 

Por conter poucos carboidratos, gordura saudável e ser rica em água e em fibras, a abobrinha facilita a digestão e evita problemas como gastrite e prisão de ventre.

Ajuda a emagrecer 

A grande quantidade de água e fibras da abobrinha contribui para aumentar a sensação de saciedade, sendo uma ótima opção de alimento para quem quer emagrecer.

Pode ser incluída na alimentação para diabéticos 

Por ter pouco carboidrato, a abobrinha possui baixo índice glicêmico, garantindo que a glicose seja liberada mais lentamente na corrente sanguínea. Por isso, a hortaliça é muito indicada para dietas de pessoas diabéticas.

Favorece a saúde cardiovascular 

O potássio presente na abobrinha ajuda a evitar a pressão alta e diminui os riscos de AVC. Além disso, a pectina encontrada na hortaliça contribui para reduzir os níveis de colesterol ruim.

Deixa ossos e dentes mais fortes 

Por ser fonte de cálcio, fósforo e potássio, a abobrinha ajuda a fortalecer os dentes e os ossos. O silício também presente na hortaliça contribui ainda para dar mais vida à pele, ao cabelo e às unhas.

—-

Confira 5 receitas com abobrinha

A abobrinha é uma hortaliça muito versátil, tanto no preparo quanto no consumo. É possível preparar desde receitas fitness até pratos mais reforçados com a abobrinha. Pode ser o prato principal ou o acompanhamento, além disso, a abobrinha pode ser consumida crua, assada, refogada, cozida ou frita.

Abobrinha recheada 

Ingredientes

  • 1 abobrinha italiana
  • 200 gramas de carne moída
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola picada
  • 1 tomate picado½ xícara (chá) de arroz cozido
  • Salsinha e cebolinha a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Corte a abobrinha ao meio e retire o miolo com a ajuda de uma colher. Refogue a cebola, o alho, o tomate e o miolo da abobrinha e acrescente a carne moída. Junte o arroz à mistura de carne e tempere com ervas frescas, sal e pimenta. Recheie cada metade de abobrinha e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos

Lasanha de abobrinha 

Ingredientes

  • 3 abobrinhas fatiadas no comprimento
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 xícara (chá) de molho de tomate
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão
  • 250 gramas de queijo muçarela
  • 250 gramas de presunto

Modo de preparo

Em uma panela, refogue a cebola e o alho com o molho de tomate. Para a montagem da lasanha, faça uma camada de molho, outra de abobrinha e outra de queijo e presunto. Repita quantas vezes forem necessárias. Polvilhe com queijo parmesão e leve para assar durante 20 minutos. 

Chips de abobrinha

Ingredientes

  • 1 abobrinha
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Corte a abobrinha em rodelas bem finas. Espalhe azeite sobre uma forma e coloque as rodelas de abobrinha. Tempere com sal e pimenta e leve para assar durante 30 minutos ou até que estejam crocantes. 

—-

Mais delícias para fazer com abobrinha

Abobrinha em conserva

Ingredientes

  • 1 abobrinha
  • 1 colher (sopa) de vinagre branco
  • 1 colher (sopa) de água
  • 2 dentes de alho fatiados
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Corte a abobrinha em rodelas fininhas e leve à frigideira para dourar levemente. Em seguida, em outro recipiente, misture a abobrinha com o vinagre, a água, o sal e o alho. Cubra o fundo de um pote de vidro esterilizado com azeite, transfira a abobrinha para o pote e complete com azeite até que as abobrinhas fiquem submersas. Feche o vidro e leve à geladeira. A conserva dura até um mês. 

Salada de abobrinha 

Ingredientes

  • 1 abobrinha picada em cubos
  • 1 tomate picado em cubos
  • 1 xícara (chá) de milho em conserva
  • Suco de ½ limão
  • Azeite de oliva a gosto
  • Salsinha e cebolinha fatiados a gosto
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a abobrinha com o suco de limão e deixe descansar por 20 minutos. Em seguida, acrescente o restante dos ingredientes e misture bem. Se quiser, finalize com raspas de limão.