Publicado há 11 meses

Suco detox: combinação para ajudar nosso organismo

COMPARTILHE

O suco detox tem esse nome, porque sua poderosa combinação entre frutas, verduras, legumes, sementes e algum ingrediente termogênico como pimenta, gengibre ou canela, auxiliam no processo de eliminação de toxinas prejudiciais ao organismo.

É função do nosso intestino, fígado e rins fazerem a absorção das substâncias que são ingeridas e a eliminação do que é prejudicial. 

Por isso, oferecer a esses órgãos essa associação de alimentos saudáveis e muita água, ajuda o corpo a eliminar as impurezas do organismo.

O suco detox é uma das opções mais saudáveis e nutritivas para a nossa hidratação e complemento nutricional.

Mas, para manter o equilíbrio é importante variar na escolha dos ingredientes. Você pode se basear, por exemplo, no resultado das cores do seu suco. Se todos os dias ele estiver verde, isso significa que você precisa substituir os alimentos.

O Supermercado Justo tem uma grande variedade de alimentos com duas características muito importantes para o suco detox: frescor e variedade! Como a entrega é super-rápida, você recebe alimentos tão fresquinhos que parecem ter sido colhidos na hora.

É muito importante diversificar, mas se os produtos não estão frescos, eles perdem nutrientes importantes e o resultado é que o seu suco pode nem sempre ter todo o potencial que poderia. 

Além disso, é muito importante consultar um profissional de nutrição ou um médico para analisar de forma particular os melhores alimentos e sua frequência.

Os diabéticos, por exemplo, devem estar atentos ao índice glicêmico da bebida. Quem tem hipotireoidismo deve tomar cuidado no consumo da couve, um dos principais ingredientes desse suco.

Aqueles que têm problemas nos rins, devem estar atentos ao espinafre, por exemplo, já que esta verdura é rica em oxalato, que, se for ingerida em excesso, pode aumentar o risco de cálculo renal.

Como o suco detox funciona no nosso corpo

Por causa do potencial dos alimentos antioxidante, o suco detox contribui para manter o organismo saudável combatendo os radicais livres.

Ele ajuda a prevenir enfermidades como câncer, doenças cardiovasculares e infecções, já que também fortalece o sistema imunológico.

Aliás, os antioxidantes presentes no suco detox, ajudam a emagrecer, deixam a pele, unhas e cabelos mais bonitos.

No quesito antioxidante, estamos falando do limão, da laranja, do abacaxi, pêra, gengibre, cenoura, salsa, couve e romã, por exemplo. Todos esses alimentos ficam deliciosos, combinados dia a dia no seu suco.

Além disso, como o suco é ingerido sem coar, essa bebida é rica em fibras, que trazem muitos benefícios para a saúde, como: ajudar na manutenção da microbiota intestinal e o trânsito intestinal, colaboram para que somente substâncias necessárias sejam absorvidas pelo intestino eliminando o excesso de glicose e colesterol, entre outros.

Por isso, não coe o suco detox! Use o espinafre, a couve, a beterraba, o pepino, maçã, melão, por exemplo para aumentar a quantidade de fibras. 

Também, por terem baixa densidade calórica e muita água, essas bebidas ajudam na redução da retenção de líquido, muito comum nas mulheres. 

A conta é simples: quanto mais água a pessoa ingere, mais urina ela irá produzir. Esta urina além de levar muitas toxinas, vai eliminar também o excesso de líquidos do corpo.

A salsa, o gengibre, a maçã verde, o limão e o abacaxi são diuréticos e ótimas opções para o suco.

Por ser essencialmente natural e conter diversos nutrientes em sua composição, o suco detox tem claros efeitos de sensação de bem-estar.

Porém, por mais completo em vitaminas que ele seja, o corpo ainda precisa de carboidratos, proteínas e outros nutrientes, como manda a regra da alimentação balanceada. 

Então, não substitua as refeições completas pelo suco detox. Ele deve ser um complemento no consumo dos alimentos e da água.

Receitas de sucos detox

O Supermercado Justo selecionou para você algumas receitas muito saborosas como opções para o seu suco detox. 

Suco detox verde

Ingredientes

  • 3 folhas de couve orgânicas 
  • ½ pepino japonês
  • 1 limão
  • 1 pedacinho de gengibre
  • ½ cenoura
  • Água

Bata tudo no liquidificador, até ficar bem triturado. É possível substituir totalmente a água por água de coco ou metade água e metade água de coco. 

Suco detox vermelho

Ingredientes

  • 1 Laranja
  • 1 Pitaya
  • 1 Limão
  • 1 Punhadinho de salsa
  • 1 tomate
  • Folhinhas de hortelã a gosto
  • Água 

Bata tudo no liquidificador. Aqui você pode substituir a água por água com gás geladinha e dar um toque de drink ao seu suco.

Suco detox amarelo

Ingredientes

  • 2 fatias de abacaxi
  • 1 maçã verde
  • 1 laranja
  • 1 pedacinho de gengibre
  • 1 pitadinha de canela
  • 1 manga
  • Água

Bata tudo no liquidificador. Aqui também pode ser usada a água de coco ou água com gás, conforme sua preferência.

Em todos os casos, consuma na hora! Os alimentos perdem nutrientes quando os manipulamos e, quanto mais o tempo passa, mais os nutrientes e vitaminas são perdidos.