Uma alimentação saudável é fundamental para ter uma boa qualidade de vida e evitar problemas de saúde. Os temperos saudáveis podem ser ótimos aliados nesse sentido, e permitem que você dê maior sabor aos alimentos sem que precise abusar do cloreto de sódio, o famoso sal de cozinha.
O sal pode ser um grande vilão da nossa saúde e, se usado em grandes quantidades, traz sérios problemas como hipertensão arterial e pedra nos rins. Os temperos saudáveis realçam o sabor e ajudam a diminuir a quantidade de sal.
Na categoria de temperos saudáveis podemos considerar alguns vegetais, hortaliças e leguminosas. O alho, cebola, pimenta, limão e coentro são alguns dos principais exemplos dessa categoria. São alimentos naturais e sem processamento, o que preserva os nutrientes e vitaminas e ainda dá sabor às suas receitas.
Além de substituir o sal, esses temperos ainda podem trazer benefícios como evitar o envelhecimento precoce, prevenção de alguns tipos de câncer e ainda estimular o seu metabolismo. Descubra o que são os temperos saudáveis e quais os seus principais benefícios de inclusão na dieta.
O que são temperos saudáveis
Tempero é qualquer tipo de alimento usado para dar ou realçar sabor nas receitas, sejam elas doces ou salgadas. Existem diversos tipos de temperos e eles podem ser naturais (extraídos diretamente da horta) ou condimentados – extraídos e depois processados.
Os temperos saudáveis são saborizantes naturais e que não tem processamento associado, ou tem pouca manipulação antes do uso. Como preservam sua estrutura orgânica, na maioria dos casos, trazem consigo diversos nutrientes, vitaminas e antioxidantes que podem fazer muito bem à sua saúde.
Como principais representantes dos temperos saudáveis, temos:
- Alho;
- Cebola;
- Manjericão;
- Alho-poró
- Coentro;
- Pimenta;
- Limão;
- Laranja;
- Tomilho;
- Alecrim;
- Louro;
- Manjerona;
- Salsa;
- Sálvia;
- Cebolinha;
- Hortelã;
- Salsão;
- Erva-doce;
- Noz-Moscada;
- Açafrão;
- Páprica;
- Grãos de mostarda.
Aqui no Justo, você pode encontrar todos esses temperos saudáveis. Temos um catálogo de temperos diversos, frescos e de alta qualidade, para que você possa escolher e testar os que mais agradam seu paladar e combinam com as suas receitas
No Brasil, o alho, cebola, pimenta, cebolinha, salsinha e limão são muito populares em diversas receitas, e muitas pessoas possuem hortas orgânicas nas casas ou apartamentos. Esses são temperos que fazem bem para a saúde e podem trazer diversos benefícios, além de realçar o sabor.
Benefícios de incluir os temperos saudáveis na dieta
Toda receita fica muito melhor com um sabor especial dado pelos temperos saudáveis e poucos processados. Afinal, a liberação dos odores e dos componentes específicos de cada tempero, realçam o paladar. Os benefícios desses realçadores de sabor mostram porque é melhor usar temperos naturais nas suas receitas.
1) Reduz o uso de sal
O sal é um tipo de tempero muito utilizado para diversas receitas no Brasil. Contudo, como citado anteriormente, ele pode trazer problemas de saúde se for consumido em excesso. Alguns problemas como hipertensão arterial e pedra nos rins podem aparecer para quem consome altas quantidades de sal.
Nesse sentido, os temperos saudáveis podem reduzir significativamente a necessidade de sal nas preparações. O limão, por exemplo, traz um sabor azedo que se sobressai ao salgado no paladar. Dessa forma, o uso do sal é reduzido automaticamente.
2) Evitam o envelhecimento precoce
Diversos temperos como o alho, cebola e pimenta possuem propriedades antioxidantes. Como os temperos saudáveis são alimentos naturais , preservam essas propriedades que servem para combater radicais livres.
Os radicais livres são responsáveis pelos principais sinais do envelhecimento na pele. Portanto, o consumo regular desses temperos pode manter sua pele e seu corpo mais joviais ao longo dos anos.
3) Previnem alguns tipos de câncer
Como vimos, diversos temperos possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Dessa forma, essas propriedades, associadas, podem prevenir alguns tipos de câncer pelo combate aos radicais livres.
Além do envelhecimento precoce da pele, os radicais livres causam danos ao nosso material genético, conhecido pela sigla DNA (Ácido Desoxirribonucleico). Esses danos geram pequenas mutações que podem desencadear tumores. Sendo assim, o consumo dos temperos saudáveis, além de uma alimentação equilibrada pode ajudar a prevenir esses danos que dão início a alguns cânceres.
4) Estimulam o funcionamento do metabolismo
Se você quer emagrecer ou ganhar massa magra, consumir temperos saudáveis na dieta pode ajudar muito. Afinal, a maioria dos temperos possui propriedades termogênicas e que aceleram o metabolismo.
Dessa forma, adicionar esses temperos nas receitas estimula o funcionamento do seu metabolismo e ainda ajuda na queima de gordura. Assim, você pode ter resultados muito satisfatórios quanto ao emagrecimento e ganho de massa magra.
5) Tornam as refeições mais saborosas
Por fim, mas não menos importante, o uso de temperos saudáveis pode dar um sabor incrível às suas receitas. Eles realçam o sabor dos alimentos e ainda trazem um toque especial.
Vale a pena investigar o uso de combinações que mais se adequam a cada prato para não ter erro na hora de usar esses temperos saudáveis. Além disso, você pode até salvar o sabor da sua receita que não deu certo adicionando alguns temperos, basta um pouco de criatividade.
Como você pode ver, os temperos saudáveis são ótimas formas de substituir o excesso de sal nos seus pratos e ter mais qualidade de vida. Afinal, os benefícios são múltiplos e você pode agradar seu paladar de uma forma inesquecível.