Há muitas maneiras de levar o clima da Copa do Mundo para dentro de casa e uma delas é através da culinária. Com os ingredientes típicos do Catar, país-sede da competição, é possível ter um gostinho da culinária do Oriente Médio mesmo sem sair de casa.
A culinária catari possui influências indianas, persas, libanesas e iranianas, sendo bastante marcada pelas carnes de frango e de cordeiro, além de peixes e frutos do mar. As especiarias também merecem destaque na gastronomia local.
Muitos dos ingredientes típicos do Catar e até mesmo alguns pratos consumidos são velhos conhecidos dos brasileiros, como é o caso do tabule, uma salada refrescante com tomate, cebola, pepino, hortelã e trigo para quibe, do homus, pasta feita com grão-de-bico e a tahine, uma deliciosa pasta de gergelim, temperada com alho, sal e limão.
Para quem quiser mergulhar fundo na culinária local, é possível reproduzir em casa, as receitas típicas do país da Copa. Talvez um ou outro ingrediente, encontrado somente no Oriente Médio, tenha que ficar de fora do preparo, mas sempre dá para fazer substituições e chegar o mais perto possível da receita original.
Quais são as características da culinária catari?
Junto com a animação para acompanhar os jogos e torcer pelo hexa do Brasil, uma Copa do Mundo costuma trazer com ela a curiosidade sobre o país que sediará as partidas de futebol.
Pela primeira vez na história a Copa do Mundo acontecerá em um país do Oriente Médio, o Catar. Para quem deseja levar o clima catari para dentro de casa mesmo sem entrar em um avião, a dica é conhecer a culinária típica do país.
A gastronomia local possui influências de países como Índia, Líbano, Pérsia e Irã. Carnes brancas e vermelhas, além de peixes e frutos do mar são presenças constantes no cardápio, assim como as especiarias, que conferem um sabor marcante às receitas.
Por conta de questões culturais, o consumo de bebidas alcoólicas é bastante restrito no Catar. Por isso, chás, café e alguns sucos são as opções mais consumidas na região.
Ingredientes típicos do Catar, país-sede da Copa do Mundo
Para quem quer conhecer o país-sede da Copa do Mundo através da culinária, a boa notícia é que a maior parte dos ingredientes típicos do Catar são facilmente encontrados no Brasil, inclusive você pode encontrar no Justo a maioria deles!
Começando pelas proteínas, os cataris costumam consumir muita carne de cordeiro, de boi e de frango, assim como peixes e frutos do mar. Por outro lado, os muçulmanos não comem carne de porco por questões associadas à religião.
Legumes, vegetais e leguminosas populares por aqui também marcam presença na culinária do Catar, como é o caso de grão-de-bico, berinjela, cenoura, tomate e abobrinha.
Entre os carboidratos, o arroz está na lista de muitas receitas típicas, assim como a massa bem fininha também conhecida como cabelo-de-anjo.
Como não poderia deixar de ser em se tratando de um país do Oriente Médio, a tâmara é o carro-chefe quando se fala em frutas, juntamente com o limão. Oleaginosas como nozes, pistache e uva-passa são outros ingredientes comuns na culinária do Catar.
As especiarias são um capítulo à parte, funcionando como destaques da gastronomia local. Alho e gengibre são dois temperos naturais que costumam estar sempre presentes em grande parte das receitas típicas. No caso das especiarias em pó, as estrelas são temperos como açafrão, canela, cardamomo e cominho.
Os pratos típicos mais populares do Catar
Agora que você já sabe quais ingredientes são populares no Catar, que tal descobrir as receitas típicas em que eles estão presentes?
Machboos
O prato nacional do Catar é preparado com arroz, geralmente do tipo basmati, e uma proteína que pode ser carne de cordeiro ou de frango. Os ingredientes são temperados com especiarias como alho, gengibre e pimenta, além de bizar, um mix de temperos típico da região, composto por canela, coentro, cominho, cúrcuma, gengibre, pimenta-preta e loomi, também chamado de limão negro. A receita geralmente é finalizada com gotas de limão e servida com molho de tomate e salada.
Saloona
Este é um tipo de sopa preparada com carnes além de vegetais como berinjela, cenoura e tomate. A receita é temperada com alho e gengibre e normalmente é degustada com um pãozinho, usado para absorver o caldo.
Kousa Mahshi
Talvez você já tenha preparado uma receita bem parecida com essa anteriormente, já que a Kousa Mashi é a abobrinha recheada dos cataris, feita com carne de cordeiro (ou grão-de-bico, na versão vegetariana) e legumes. Temperado com hortelã e salsa, o prato costuma ser servido com molho de tomate ou iogurte.
Warak Enab
Outro prato típico que você provavelmente já provou ou preparou anteriormente, o Warak Enab, trata-se de folhas de uva recheadas com arroz e carne vermelha moída, que pode ser bovina ou de cordeiro, temperados com alho, coentro e pimenta. O ideal é experimentá-lo na companhia de fatias de limão.
Balaleet
Normalmente consumido no café da manhã ou como sobremesa, esse prato é feito com macarrão tipo cabelo-de-anjo, o qual ganha um sabor doce ao ser cozido com manteiga, açafrão, canela, cardamomo e até água de rosas. Para garantir um toque agridoce à receita, o prato é servido com ovo frito ou omelete.
Luqaimat
Entre os doces típicos do Catar, destaque para esses bolinhos fritos que lembram os donuts norte-americanos. O doce da receita vem da calda em que os Luqaimat são mergulhados, podendo ser de açúcar, mel ou tâmara.
Kunafa
Outra sobremesa agridoce típica na mesa dos cataris é a Kunafa, feita com macarrão cabelo-de-anjo, açúcar, leite, manteiga e água de rosas, além de algum tipo de queijo. Normalmente é servida com uma cobertura feita de nozes ou pistache.
Receitas com ingredientes típicos do Catar para você experimentar
Ficou com água na boca só de ler a descrição das receitas que trouxemos acima? Então para não te deixar só passando vontade, separamos aqui embaixo o passo a passo de alguns dos pratos típicos cataris. Que tal preparar algum deles para saborear enquanto acompanha as partidas da Copa do Mundo?
Machboos
Ingredientes
2 sobrecoxas de frango
1 xícara (chá) de arroz basmati
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de molho de tomate
3 xícaras (chá) de água
1 cebola picada em cubos
1 tomate picado em cubos
2 dentes de alho picados
¼ de xícara (chá) de salsinha picada
4 colheres (sopa) de baharat (mistura árabe de especiarias)
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, refogue a cebola no óleo até murchar. Acrescente o baharat e misture mais um pouco, adicionando então o alho
Adicione o extrato de tomate, mexa até ferver e então adicione o frango
Cuba o frango com o molho de tomate e 1 xícara de água, deixando cozinhar por 20 minutos
Em seguida, transfira as sobrecoxas para uma travessa, embrulhe com papel alumínio e asse até dourar
Enquanto isso, cozinhe o arroz no caldo do frango, lembrando de acrescentar as 2 xícaras de água restantes e de acertar o sal
Quando estiver pronto, transfira o arroz para uma travessa e disponha o frango por cima
Warak Enab
Ingredientes
500 gramas de folha de uva
1 quilo de carne moída
2 xícaras (chá) de arroz
3 xícaras (chá) de água
½ xícara (chá) de hortelã picada
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 dentes de alho inteiros e com casca
Sal e pimenta-síria a gosto
Água fervente
Modo de preparo
Corte os talos das folhas de uva, lave-as em água corrente, mergulhe-as em água fervente até murcharem e reserve
Em uma tigela, misture o restante dos ingredientes
Abra as folhas de uva e coloque o recheio no centro, dobrando-as na forma de charutos
Cuba o fundo de uma panela de pressão com algumas folhas de uva abertas e então vá fazendo camadas com os charutos
Despeje o óleo por cima e então acrescente os dentes de alho inteiros e com casca
Cubra com água e cozinhe por meia hora na pressão
Transfira os charutos para uma travessa e sirva em seguida
Luqaimat
Ingredientes – massa
1 xícara (chá) de farinha de trigo
¾ de xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de farinha de milho
1 colher (sopa) de óleo
½ colher (chá) de canela
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
Óleo para fritar
Ingredientes – calda
¼ de xícara (chá) de açúcar
¼ de xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (chá) de suco de limão
2 sementes de cardamomo
Modo de preparo – massa
Em uma tigela, misture todos os ingredientes com exceção da farinha de trigo
Quando tiver obtido uma massa homogênea, vá adicionando a farinha de trigo até que a mistura fique mais consistente
Cubra e deixe descansar por 1 hora
Após esse período, molde bolinhas com as mãos e frite em óleo quente
Modo de preparo – calda
Adicione o açúcar e a água em uma panela até derreter
Acrescente então o limão e o mel e misture bem
Por fim, adicione as sementes de cardamomo até atingir o ponto de calda
Espere esfriar antes de servir