Publicado há 1 ano

Clima da Copa do Mundo na sua cozinha com os ingredientes típicos do Catar

COMPARTILHE

Há muitas maneiras de levar o clima da Copa do Mundo para dentro de casa e uma delas é através da culinária. Com os ingredientes típicos do Catar, país-sede da competição, é possível ter um gostinho da culinária do Oriente Médio mesmo sem sair de casa.

A culinária catari possui influências indianas, persas, libanesas e iranianas, sendo bastante marcada pelas carnes de frango e de cordeiro, além de peixes e frutos do mar. As especiarias também merecem destaque na gastronomia local.

Muitos dos ingredientes típicos do Catar e até mesmo alguns pratos consumidos são velhos conhecidos dos brasileiros, como é o caso do tabule, uma salada refrescante com tomate, cebola, pepino, hortelã e trigo para quibe, do homus, pasta feita com grão-de-bico e a tahine, uma deliciosa pasta de gergelim, temperada com alho, sal e limão.

Para quem quiser mergulhar fundo na culinária local, é possível reproduzir em casa, as receitas típicas do país da Copa. Talvez um ou outro ingrediente, encontrado somente no Oriente Médio, tenha que ficar de fora do preparo, mas sempre dá para fazer substituições e chegar o mais perto possível da receita original.

Quais são as características da culinária catari?

Junto com a animação para acompanhar os jogos e torcer pelo hexa do Brasil, uma Copa do Mundo costuma trazer com ela a curiosidade sobre o país que sediará as partidas de futebol.

Pela primeira vez na história a Copa do Mundo acontecerá em um país do Oriente Médio, o Catar. Para quem deseja levar o clima catari para dentro de casa mesmo sem entrar em um avião, a dica é conhecer a culinária típica do país.

A gastronomia local possui influências de países como Índia, Líbano, Pérsia e Irã. Carnes brancas e vermelhas, além de peixes e frutos do mar são presenças constantes no cardápio, assim como as especiarias, que conferem um sabor marcante às receitas.

Por conta de questões culturais, o consumo de bebidas alcoólicas é bastante restrito no Catar. Por isso, chás, café e alguns sucos são as opções mais consumidas na região.

Ingredientes típicos do Catar, país-sede da Copa do Mundo

Para quem quer conhecer o país-sede da Copa do Mundo através da culinária, a boa notícia é que a maior parte dos ingredientes típicos do Catar são facilmente encontrados no Brasil, inclusive você pode encontrar no Justo a maioria deles!

Começando pelas proteínas, os cataris costumam consumir muita carne de cordeiro, de boi e de frango, assim como peixes e frutos do mar. Por outro lado, os muçulmanos não comem carne de porco por questões associadas à religião.

Legumes, vegetais e leguminosas populares por aqui também marcam presença na culinária do Catar, como é o caso de grão-de-bico, berinjela, cenoura, tomate e abobrinha.

Entre os carboidratos, o arroz está na lista de muitas receitas típicas, assim como a massa bem fininha também conhecida como cabelo-de-anjo.

Como não poderia deixar de ser em se tratando de um país do Oriente Médio, a tâmara é o carro-chefe quando se fala em frutas, juntamente com o limão. Oleaginosas como nozes, pistache e uva-passa são outros ingredientes comuns na culinária do Catar.

As especiarias são um capítulo à parte, funcionando como destaques da gastronomia local. Alho e gengibre são dois temperos naturais que costumam estar sempre presentes em grande parte das receitas típicas. No caso das especiarias em pó, as estrelas são temperos como açafrão, canela, cardamomo e cominho.

Os pratos típicos mais populares do Catar

Agora que você já sabe quais ingredientes são populares no Catar, que tal descobrir as receitas típicas em que eles estão presentes?

Machboos

O prato nacional do Catar é preparado com arroz, geralmente do tipo basmati, e uma proteína que pode ser carne de cordeiro ou de frango. Os ingredientes são temperados com especiarias como alho, gengibre e pimenta, além de bizar, um mix de temperos típico da região, composto por canela, coentro, cominho, cúrcuma, gengibre, pimenta-preta e loomi, também chamado de limão negro. A receita geralmente é finalizada com gotas de limão e servida com molho de tomate e salada.

Saloona

Este é um tipo de sopa preparada com carnes além de vegetais como berinjela, cenoura e tomate. A receita é temperada com alho e gengibre e normalmente é degustada com um pãozinho, usado para absorver o caldo.

Kousa Mahshi 

Talvez você já tenha preparado uma receita bem parecida com essa anteriormente, já que a Kousa Mashi é a abobrinha recheada dos cataris, feita com carne de cordeiro (ou grão-de-bico, na versão vegetariana) e legumes. Temperado com hortelã e salsa, o prato costuma ser servido com molho de tomate ou iogurte.

Warak Enab

Outro prato típico que você provavelmente já provou ou preparou anteriormente, o Warak Enab, trata-se de folhas de uva recheadas com arroz e carne vermelha moída, que pode ser bovina ou de cordeiro, temperados com alho, coentro e pimenta. O ideal é experimentá-lo na companhia de fatias de limão.

Balaleet

Normalmente consumido no café da manhã ou como sobremesa, esse prato é feito com macarrão tipo cabelo-de-anjo, o qual ganha um sabor doce ao ser cozido com manteiga, açafrão, canela, cardamomo e até água de rosas. Para garantir um toque agridoce à receita, o prato é servido com ovo frito ou omelete.

Luqaimat

Entre os doces típicos do Catar, destaque para esses bolinhos fritos que lembram os donuts norte-americanos. O doce da receita vem da calda em que os Luqaimat são mergulhados, podendo ser de açúcar, mel ou tâmara.  

Kunafa

Outra sobremesa agridoce típica na mesa dos cataris é a Kunafa, feita com macarrão cabelo-de-anjo, açúcar, leite, manteiga e água de rosas, além de algum tipo de queijo. Normalmente é servida com uma cobertura feita de nozes ou pistache.

Receitas com ingredientes típicos do Catar para você experimentar

Ficou com água na boca só de ler a descrição das receitas que trouxemos acima? Então para não te deixar só passando vontade, separamos aqui embaixo o passo a passo de alguns dos pratos típicos cataris. Que tal preparar algum deles para saborear enquanto acompanha as partidas da Copa do Mundo?

Machboos

Ingredientes

2 sobrecoxas de frango

1 xícara (chá) de arroz basmati

1 xícara (chá) de óleo

1 xícara (chá) de molho de tomate

3 xícaras (chá) de água

1 cebola picada em cubos

1 tomate picado em cubos

2 dentes de alho picados

¼ de xícara (chá) de salsinha picada

4 colheres (sopa) de baharat (mistura árabe de especiarias)

2 colheres (sopa) de extrato de tomate

Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, refogue a cebola no óleo até murchar. Acrescente o baharat e misture mais um pouco, adicionando então o alho

Adicione o extrato de tomate, mexa até ferver e então adicione o frango

Cuba o frango com o molho de tomate e 1 xícara de água, deixando cozinhar por 20 minutos

Em seguida, transfira as sobrecoxas para uma travessa, embrulhe com papel alumínio e asse até dourar

Enquanto isso, cozinhe o arroz no caldo do frango, lembrando de acrescentar as 2 xícaras de água restantes e de acertar o sal

Quando estiver pronto, transfira o arroz para uma travessa e disponha o frango por cima

Warak Enab

Ingredientes

500 gramas de folha de uva

1 quilo de carne moída

2 xícaras (chá) de arroz

3 xícaras (chá) de água

½ xícara (chá) de hortelã picada

2 colheres (sopa) de óleo

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

2 dentes de alho inteiros e com casca

Sal e pimenta-síria a gosto

Água fervente

Modo de preparo

Corte os talos das folhas de uva, lave-as em água corrente, mergulhe-as em água fervente até murcharem e reserve

Em uma tigela, misture o restante dos ingredientes

Abra as folhas de uva e coloque o recheio no centro, dobrando-as na forma de charutos

Cuba o fundo de uma panela de pressão com algumas folhas de uva abertas e então vá fazendo camadas com os charutos

Despeje o óleo por cima e então acrescente os dentes de alho inteiros e com casca

Cubra com água e cozinhe por meia hora na pressão

Transfira os charutos para uma travessa e sirva em seguida

Luqaimat

Ingredientes – massa

1 xícara (chá) de farinha de trigo

¾ de xícara (chá) de água

1 colher (sopa) de farinha de milho

1 colher (sopa) de óleo

½ colher (chá) de canela

½ colher (chá) de fermento em pó

1 pitada de sal

Óleo para fritar

Ingredientes – calda

¼ de xícara (chá) de açúcar

¼ de xícara (chá) de água

2 colheres (sopa) de mel

1 colher (chá) de suco de limão

2 sementes de cardamomo

Modo de preparo – massa

Em uma tigela, misture todos os ingredientes com exceção da farinha de trigo

Quando tiver obtido uma massa homogênea, vá adicionando a farinha de trigo até que a mistura fique mais consistente

Cubra e deixe descansar por 1 hora

Após esse período, molde bolinhas com as mãos e frite em óleo quente

Modo de preparo – calda

Adicione o açúcar e a água em uma panela até derreter

Acrescente então o limão e o mel e misture bem

Por fim, adicione as sementes de cardamomo até atingir o ponto de calda

Espere esfriar antes de servir