Publicado há 2 anos

Alimentos funcionais e seus benefícios para a saúde

COMPARTILHE

Ao longo do tempo, diversos alimentos ou dietas específicas já estiveram no centro de um debate sobre uma maior qualidade de vida. Atualmente, alimentos funcionais e seus benefícios para a saúde estão entre eles.

Um alimento funcional, além de oferecer os elementos nutricionais básicos, é aquele que também ajuda a diminuir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer e diabetes.

Apesar de ajudarem a prevenir problemas de saúde, é preciso ter em mente que os alimentos funcionais não devem ser encarados como medicamentos, pois eles não têm a capacidade de curar doenças, por exemplo, mas são sim um grande reforço na luta contra as doenças.

Outra questão que deve ser levada em conta é que de nada adianta incluir alimentos funcionais na dieta uma vez ou outra e esperar que eles tragam benefícios para a saúde. 

Para que eles efetivamente beneficiem o organismo, é essencial consumi-los regularmente e sempre combiná-los a uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável.

Atualmente, além dos alimentos naturalmente funcionais, como frutas, legumes, vegetais e cereais, também há produtos industrializados com propriedades funcionais, como é o caso do ovo enriquecido com ômega 3 e dos iogurtes com probióticos. O ideal é combinar os dois tipos de alimentos no dia a dia.

O que são alimentos funcionais?

Uma alimentação saudável está entre os pilares de uma vida com mais qualidade, maior bem-estar físico e mental. Ao nos alimentarmos de forma equilibrada estamos nutrindo o nosso corpo com todas as vitaminas, minerais e nutrientes que ele precisa para funcionar corretamente.

O diferencial dos alimentos funcionais em relação aos ingredientes convencionais é o de conter substâncias que não apenas nutrem o corpo, como também ajudam a prevenir doenças ou diminuir o risco de desenvolver alguma enfermidade.

Quando consumimos alimentos funcionais de forma regular e em conjunto com uma alimentação balanceada, estamos fortalecendo as defesas do nosso organismo contra doenças crônicas, como é o caso de câncer e diabetes. Além disso, assim também suavizam os sintomas de condições como prisão de ventre e má digestão.

Diversos ingredientes naturais são considerados funcionais, como é o caso da soja, cenoura, salmão e maçã. Porém, alguns alimentos industrializados também podem trazer benefícios ao organismo. Neste caso, para ser considerado funcional o produto precisa receber uma comprovação da Anvisa. 

Então, antes de levar para casa um alimento que tenha passado por um algum processo de industrialização, vale sempre ficar de olho no rótulo e buscar mais informações sobre a certificação.

Quais as propriedades dos alimentos funcionais?

Alguns compostos fazem dos alimentos funcionais os melhores aliados para uma saúde fortalecida, uma imunidade em alta e um organismo com mais energia.

Ácidos graxos

As chamadas gorduras boas, como ômega 3 e ômega 6, possuem ação antiinflamatória e ajudam a combater o colesterol ruim. Essas substâncias também lutam contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

Betacaroteno

Fonte de vitamina A, esse carotenóide é um antioxidante potente, que ajuda a prevenir doenças do coração e alguns tipos de câncer.

Catequinas

Presentes em diversos alimentos funcionais, as catequinas fortalecem o sistema imunológico, ajudando a combater agentes invasores, como vírus e bactérias, e possibilitando que o corpo se recupere mais rapidamente de doenças.

Fibras solúveis e insolúveis

As fibras trazem diversos benefícios para o intestino, prevenindo a prisão de ventre e garantindo uma melhor digestão. Elas também oferecem maior saciedade, sendo ótimas aliadas na perda de peso. As fibras ajudam ainda a controlar a glicemia e, portanto, evitam o desenvolvimento do diabetes.

Flavonóides

Com ação vasodilatadora, os flavonóides melhoram a circulação sanguínea e fazem com que a pressão arterial se estabilize. Assim, ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares e o câncer. Possuem também ação antiinflamatória, diminuindo as chances de desenvolver infecções.

Isoflavona

Com uma composição que se assemelha ao estrogênio (hormônio feminino), essa substância ajuda a reduzir os sintomas da menopausa. As isoflavonas também diminuem o colesterol ruim e previne doenças cardíacas.

Licopeno

Outro exemplo de carotenóide, o licopeno é um poderoso antioxidante que previne o colesterol alto e é muito importante no combate ao câncer de próstata.

Luteína e zeaxantina

Esses antioxidantes combatem o envelhecimento precoce, a degeneração do organismo e as inflamações. São também bons aliados da saúde dos olhos.

Prebióticos

Parecidos com as fibras alimentares, os prebióticos auxiliam no funcionamento da flora intestinal, reduzindo desconfortos abdominais e intestino preso. Também ajudam o corpo a absorver outros nutrientes essenciais.

Probióticos

Com ação semelhante à dos prebióticos, melhoram a saúde do intestino, evitando quadros de azia, gastrite e prisão de ventre. Também reduzem o risco de desenvolver câncer de cólon.

Confira quais são os melhores alimentos funcionais

Os melhores alimentos funcionais podem ser consumidos o dia todo, estando presentes desde o café da manhã até o jantar. Antes de incluí-los na dieta, porém, vale consultar um nutricionista para receber as melhores recomendações, uma vez que cada organismo possui necessidades específicas.

Salmão, sardinha e oleaginosas

Peixes de águas profundas, castanhas e nozes contêm ácidos graxos que combatem inflamações e ajudam a reduzir o mau colesterol.

Abóbora, cenoura, couve e espinafre

Alimentos alaranjados e os vegetais escuros são ricos em betacaroteno, que ajuda na obtenção de vitamina A e na prevenção de câncer e doenças cardíacas.

Chá verde, uva roxa e vinho tinto

Frutas e bebidas como essas são ricas em catequinas, que fortalecem a imunidade e previnem diversos tipos de câncer.

Alcachofra, brócolis e maçã

Tais alimentos contêm flavonoides, substâncias antioxidantes que previnem inflamações, retardam o envelhecimento precoce e promovem a vasodilatação.

Farelo de aveia e maracujá

Esses ingredientes são ricos em fibras, as quais beneficiam o sistema digestivo.

Soja e derivados

Soja em grãos, proteína de soja e tofu são ingredientes fontes de isoflavonas, as quais possuem ação estrogênica, ajudando a minimizar os sintomas da menopausa.

Goiaba, melancia, pimentão vermelho e tomate

Esses alimentos de cor vermelha são ricos em licopeno, um antioxidante que protege o organismo contra doenças do coração e do câncer de próstata.

Abobrinha, kiwi e milho

Esses alimentos são ricos em luteína e zeaxantina. Consumi-los regularmente em conjunto com uma dieta balanceada ajuda a prevenir doenças oculares, como a degeneração macular e a catarata.

Alho, banana, batata yacon e cebola

Estes ingredientes possuem prebióticos, carboidratos não digeríveis pelo nosso corpo, os quais evitam a ação de bactérias nocivas ao organismo.

Chucrute, iogurte e kombucha

Alimentos fermentados como estes contêm probióticos, bactérias boas para o intestino, ajudando a prevenir prisão de ventre.

Os alimentos frescos possuem mais nutrientes, então aproveite para adquirir esses ingredientes funcionais no Supermercado Justo. Os produtos vão direto do produtor para a sua casa, garantindo que a sua alimentação seja a mais nutritiva possível.