O abacate é conhecido como uma fruta rica em gorduras boas e saudáveis para o organismo. Além disso, a fruta também é abundante em fibras, vitaminas e minerais. São 9 benefícios do abacate para a sua saúde que você precisa conhecer para viver mais e melhor.
Em 100 gramas de abacate há cerca de 9 gramas de gordura e a maioria delas é do tipo monoinsaturada, que faz bem ao coração e ajuda a reduzir o colesterol, entre outros benefícios.
A melhor forma de consumir o abacate é ingerindo a fruta fresca, natural. Mas para quem quer variar o cardápio, há várias outras possibilidades de apreciar o alimento, uma vez que possui um sabor que combina tanto com receitas doces quanto salgadas.
Embora seja rico em gorduras que beneficiam o organismo, o abacate é também bastante calórico, por isso, se for consumido em excesso pode atrapalhar os planos de quem está querendo emagrecer. Para obter os benefícios da fruta sem sobrecarregar a dieta, o ideal é comer 1 abacate pequeno ou metade de um abacate grande no máximo três vezes por semana.
Quais os benefícios do abacate? Conheça os 9 principais
A principal característica do abacate é ser uma fruta gordurosa, mas as gorduras presentes no alimento são monoinsaturadas, que fazem bem ao organismo. O abacate também contém fibras, vitaminas A, C, E, K e do complexo B, além de fitonutrientes, antioxidantes e minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Juntas, essas substâncias garantem inúmeros benefícios para a saúde, entre eles:
Melhora a saúde cardiovascular
O abacate é um grande aliado do coração, pois ajuda a reduzir o mau colesterol e a pressão arterial, além do risco de desenvolver doenças como derrames.
Regula os níveis de açúcar no sangue
Tanto quem está pré-diabético quanto quem tem diabetes pode consumir abacate sem medo, uma vez que a fruta regula a glicemia.
Faz o intestino funcionar melhor
As fibras e as gorduras monoinsaturadas presentes no abacate facilitam a evacuação e ajudam a prevenir a prisão de ventre.
Ajuda a emagrecer
Por ser rico em fibras, o abacate aumenta a sensação de saciedade, acelera o metabolismo e diminui os níveis de açúcar no sangue. Por isso, o consumo moderado da fruta ajuda a emagrecer.
Hidrata a pele e o cabelo
As vitaminas C, E e do complexo B presentes no abacate são aliadas da hidratação, por isso, vale usar a fruta também no preparo de máscaras caseiras para a pele e o cabelo.
Previne diversas doenças
O consumo regular de abacate ajuda a prevenir uma série de doenças, começando pela osteoporose, uma vez que a fruta é rica em vitaminas e minerais que deixam os ossos mais fortes. O abacate diminui o risco de desenvolvimento de doenças oculares, como catarata e degeneração macular, pois a fruta é fonte de antioxidantes, os quais também previnem alguns tipos de câncer.
Evita o envelhecimento precoce
Novamente por conta dos antioxidantes, o abacate combate a ação dos radicais livres e previne o envelhecimento precoce.
Melhora o funcionamento do cérebro
O ômega 3 presente no abacate melhora a memória e a concentração e alguns minerais da fruta previnem a depressão e doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.
Contribui para boas noites de sono
Comer abacate antes de dormir pode ser uma boa ideia para garantir noites de sono mais tranquilas, uma vez que a fruta contém glutationa, um antioxidante que reduz o hormônio do estresse. A vitamina B3 presente no abacate também ajuda a deixar as pessoas mais relaxadas.
As melhores formas de consumir o abacate
Consumir o abacate na sua forma natural é a melhor maneira para desfrutar dos benefícios que a fruta oferece, mas para quem quer variar o cardápio a boa notícia é que o abacate combina tanto com preparos doces quanto com salgados.
No café da manhã, o abacate pode ser consumido amassado em conjunto com uma banana e finalizado com mel. Outra opção é preparar um smoothie ou uma vitamina com a fruta.
Nos lanches ao longo do dia ou no jantar, a pedida é fazer um sanduíche de abacate. Basta amassar a fruta e temperá-la com sal, pimenta e outras especiarias da sua preferência. Você também pode acrescentar tomate, ovo e até frango desfiado.
Para o almoço, que tal preparar uma salada de folhas verdes com abacate? Ou então apostar no clássico da culinária mexicana, o guacamole?
Independentemente da forma de consumo escolhida, vale lembrar que o abacate oxida rápido, então, só deve ser cortado na hora do preparo. Se não for usar toda a fruta, guarde-a na geladeira, de preferência em embalagem bem fechada e junto com o caroço para aumentar o tempo de conservação.
A quantidade ideal de abacate para não prejudicar a saúde
São diversos os benefícios do abacate para a saúde, mas como acontece com qualquer alimento, é importante não exagerar na quantidade para evitar prejuízos ao organismo.
Durante muito tempo acreditou-se que o abacate engordava, mas a verdade é que a fruta pode até mesmo ajudar a emagrecer, por conter muitas fibras.
No entanto, como o abacate é uma fruta calórica, o ideal é consumi-lo no máximo três vezes por semana. A quantidade pode variar entre 1 abacate pequeno ou metade de um abacate grande.
Para quem segue dietas com restrição de calorias ou gorduras, vale retirar o abacate do cardápio ou ingeri-lo com ainda menos frequência. De qualquer forma, não deixe de conversar com um nutricionista de confiança para entender qual a melhor opção para o seu caso.