Se a couve-flor ainda não faz parte do seu cardápio, você precisa descobrir por que incluir essa hortaliça na alimentação. E motivos não faltam para que essa parente dos brócolis beneficie a sua saúde.
Assim como outras crucíferas, família da qual a couve-flor faz parte, essa hortaliça é rica em minerais como cálcio e potássio, vitaminas, além de antioxidantes e de componentes que ajudam a prevenir várias doenças.
Muito boa para quem deseja perder peso, uma vez que aumenta a sensação de saciedade, a hortaliça também ajuda a evitar inflamações, doenças do coração e o envelhecimento precoce.
Bastante versátil, ela vai bem em receitas de todos os tipos, desde entradas até pratos principais e pode ser ótima aliada dos cardápios vegetariano e vegano. Por ter um sabor neutro, a couve-flor é uma ótima escolha até mesmo para substituir a farinha de trigo em receitas como tortas e pizzas, garantindo uma alimentação low carb para quem se preocupa com a redução de carboidratos no dia a dia.
A couve-flor faz parte da família das crucíferas, um grupo de hortaliças que se destacam por serem fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, os quais fazem muito bem ao organismo.
Também se enquadram nessa categoria alimentos como brócolis, nabo, repolho, couve de Bruxelas, rúcula e agrião.
Por conter poucas calorias e muitas fibras, a couve-flor é uma grande aliada das dietas de emagrecimento, ajudando a aumentar a sensação de saciedade. É também uma ótima alternativa para os cardápios low carb, servindo de base para massas mais saudáveis e até como substituta do arroz branco.
Os adeptos da alimentação vegetariana e vegana igualmente se beneficiam da couve-flor, pois com os temperos certos a hortaliça ajuda a recriar pratos tradicionais sem nenhum ingrediente de origem animal, como é o caso do estrogonofe e até das famosas “wings”, um petisco popular norte-americano.
Incluir a couve-flor na sua alimentação é uma ótima decisão, uma vez que a hortaliça é rica em propriedades que fazem bem ao organismo. Veja a seguir alguns dos benefícios que o consumo regular da couve-flor pode trazer para a saúde.
Melhora a digestão e aumenta a saciedade
As fibras presentes na hortaliça ajudam no bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre. Elas também favorecem a absorção de nutrientes. O consumo aumenta a sensação de saciedade, algo benéfico principalmente em dietas com foco na perda de peso.
Contribui para a saúde mental
A couve-flor é amiga da boa saúde mental, uma vez que contém as vitaminas K e do complexo B, as quais melhoram funções como a memória e o aprendizado. A hortaliça também é fonte de colina, um nutriente essencial para o bom funcionamento do cérebro.
Previne doenças cardíacas
O potássio presente na couve-flor ajuda a evitar a pressão alta e as fibras da hortaliça impedem o acúmulo de gordura na corrente sanguínea.
Evita inflamações e o envelhecimento precoce
A couve-flor é rica em antioxidantes, entre eles a vitamina C, substância que previne inflamações e a ação dos radicais livres no organismo. Assim, evita-se o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas como alguns tipos de câncer.
Promove um detox no organismo
O consumo regular ajuda a eliminar substâncias que podem adoecer o organismo, promovendo um verdadeiro detox. Com isso, também há melhora na absorção de nutrientes.
A couve-flor é uma ótima pedida para ser incluída em uma alimentação saudável, tamanha a quantidade de benefícios que oferece para o organismo. Além disso, por ser um ingrediente versátil, ela pode estar presente desde as entradas em um almoço fit até o prato principal de um jantar fit.
Como contém poucas calorias, também pode ser uma boa opção para você que segue uma dieta low carb e o sabor neutro da hortaliça é útil na elaboração de pratos vegetarianos e veganos.
Pizza de couve-flor
Ingredientes
1 xícara (chá) de flores da couve-flor
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 ovo
Sal a gosto
Modo de preparo
Amasse as flores da couve-flor com um garfo, acrescente os outros ingredientes e misture bem, até obter uma massa homogênea. Com um rolo, abra a massa em dois discos pequenos e asse até dourar. Depois, cubra com molho de tomate e recheie como preferir
Suflê de couve-flor
Ingredientes
1 couve-flor picada
2 claras e 2 gemas
1 xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Cozinhe a couve-flor até que fique macia e reserve. Em uma tigela, misture as gemas com o leite e o amido de milho até dissolver bem. Refogue a couve-flor na manteiga e acrescente a mistura de leite, ovos e amido de milho, além do queijo e do sal e pimenta até obter um creme. Em outro recipiente, bata as claras em neve e então misture-as delicadamente com o creme de couve-flor. Transfira a massa para ramequins untados e asse por 30 minutos.
Couve-flor gratinada low carb
Ingredientes
1 couve-flor picada
½ cebola picada
2 xícaras (chá) de leite vegetal
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de requeijão light
1 colher (chá) de amido de milho
Salsinha e cebolinha a gosto
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Cozinhe a couve-flor até ficar macia e reserve
Em outra panela, refogue a cebola e adicione 2/3 do leite vegetal e o requeijão e deixe ferver. No leite que sobrou na xícara, dissolva o amido de milho e adicione a mistura à panela. Tempere e mexa até engrossar. Depois, adicione metade do queijo parmesão e metade das ervas frescas. Em uma forma, coloque a couve-flor e espalhe o molho por cima. Cubra com o restante do queijo e das ervas frescas e asse até gratinar.
Buffalo wings veganas de couve-flor
Ingredientes
1 couve-flor picada
½ xícara (chá) de farinha
½ xícara (chá) e 2 colheres (sopa) de água
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) de melado de cana
Alho em pó, páprica doce e sal a gosto
Modo de preparo
Em uma tigela, misture a farinha, os temperos e a ½ xícara de água e então acrescente a couve-flor. Mexa bem até que toda a hortaliça esteja coberta. Em uma travessa, espalhe a couve-flor e asse por 20 minutos. Enquanto isso, misture o extrato de tomate com o melado, o azeite e as colheres de água até obter um molho homogêneo. Se necessário, ajuste o sal. Retire a couve-flor do forno e pincele esse molho sobre ela, voltando a assar por mais 10 minutos.
O camarão é um fruto do mar nutritivo e muito apreciado pela grande maioria das…
Um café da manhã saudável fornece disposição para o dia que está começando. Carboidratos integrais,…
Ter uma alimentação saudável é fundamental para manter nosso corpo em pleno funcionamento. Por conta…
A agricultura orgânica utiliza diversas técnicas naturais com o objetivo de reduzir os impactos ambientais…
Há diversos doces e salgados para receitas com milho, especialmente durante o período de festas…
Algumas comidas são tão típicas da festa natalina que daria até para dizer que é…