Publicado há 2 anos

Por que você deve consumir banana regularmente

COMPARTILHE

Embora seja originária da China, a banana é uma fruta que é a cara do Brasil. Por ter se adaptado muito bem ao clima tropical, é produzida em todos os estados brasileiros e é a segunda fruta mais consumida no país, ficando atrás apenas da laranja. Motivo é o que não falta para você consumir banana regularmente.

Além de ser facilmente encontrada em todas as estações do ano, a fruta é versátil, podendo ser usada nas mais variadas preparações, desde receitas doces até salgadas. Ainda, é fácil de ser transportada e pode ser consumida em qualquer momento e lugar.

Do ponto de vista nutricional, a banana também é uma excelente escolha. A fruta é rica em fibras, minerais, vitaminas, carboidratos e antioxidantes. Por isso, quando consumidas regularmente e fazem parte de uma alimentação saudável e oferecem diversos benefícios para a saúde.

A recomendação dos nutricionistas é consumir uma banana por dia, ou pelo menos 3 unidades por semana, para obter os benefícios proporcionados pela fruta. 

Os benefícios da banana para a saúde

A banana é uma fruta muito nutritiva. Além de fibras e carboidratos, ela conta com minerais como potássio, magnésio, cálcio e fósforo, e com as vitaminas A, C e do complexo B.  A banana possui ainda antioxidantes e o triptofano, um aminoácido essencial. 

Quando fazem parte de uma alimentação equilibrada e são consumidas regularmente, as bananas oferecem benefícios para a saúde física e mental.

Previne doenças do coração

As bananas são ricas em potássio, um mineral importante para a saúde cardiovascular, que ajuda a controlar os efeitos do sódio no organismo. O consumo regular da fruta diminui o risco de hipertensão, AVC e infarto.

Ajuda na digestão

As fibras da banana equilibram a flora intestinal e aumentam a sensação de saciedade. Após episódios de intoxicação alimentar com diarreias e vômitos, nos quais perdemos muito potássio, a fruta ajuda a repor esse mineral.

Favorece a saúde mental

A banana possui tripofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina, conhecido como o hormônio do bem-estar. O consumo regular da fruta também beneficia algumas funções do cérebro, como raciocínio, memória e concentração.

Reduz o surgimento de câimbras 

As câimbras são causadas pela deficiência de alguns minerais no organismo, tais como cálcio, magnésio, sódio e potássio. A banana ajuda a repor essas substâncias, especialmente o potássio, e é uma boa escolha para antes e depois das atividades físicas.

Fortalece o sistema imunológico

Por ser rica em antioxidantes como as vitaminas C e B6, a banana ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imune, atuando na formação de anticorpos e células de defesa.

Melhora a visão

As vitaminas A e C presentes na banana fazem bem para a saúde ocular, ajudando a evitar problemas como a cegueira noturna, que causa dificuldade de visão em ambientes com baixa luminosidade.

Conheça as espécies de banana e dicas de consumo

Existem diversos tipos de banana existentes, que se diferem no tamanho, na cor e no sabor. É possível escolher entre uma ou outra espécie dependendo da receita a ser preparada ou de algum benefício específico que se deseja obter.

Em termos nutricionais, a melhor maneira de consumir a banana é in natura, preservando assim os nutrientes. Para que se torne ainda mais rica em vitaminas e minerais, é possível combiná-la com ingredientes como aveia, granola ou mel.

Banana-prata

É a espécie com a maior durabilidade e uma das menos calóricas. Por ter um sabor suave e ser mais consistente, é bastante usada na preparação de doces.

Banana-maçã

De fácil digestão, essa espécie possui uma polpa macia cujo aroma lembra muito o da maçã.

Banana-nanica

Também conhecida como banana d’água, é a mais popular no Brasil. O nome engana, pois a fruta pode chegar a até 20 centímetros. Com a polpa macia e doce, possui propriedades laxantes.

Banana-ouro

Uma das menores bananas, é também das mais calóricas. Possui uma polpa doce e perfumada.

Banana-da-terra

Espécie com a maior concentração de vitaminas A e C, essa banana não deve ser consumida in natura, por ser de difícil digestão. Costuma-se usá-la no preparo de receitas salgadas.

Banana Pacovan

Podendo chegar a até 50 centímetros, essa espécie é mais popular no Norte do Brasil e é a que mais contém magnésio na composição.

As melhores receitas com banana

Receita com banana é o que não falta. É possível usar a fruta para preparar bebidas, sobremesas, pratos doces e salgados. Quando combinada com aveia e granola, se mostra também uma opção muito nutritiva para começar bem o dia.

Confira abaixo as melhores receitas com a fruta.

Vitamina de banana

Em um liquidificador, misture 1 banana nanica ou prata média, 2 colheres (sopa) de aveia, 1 colher (sopa) de pasta de amendoim e 1 xícara (chá) de leite de vaca ou leite vegetal gelado. Depois é só bater bem e consumir imediatamente.

Smoothie de banana com cacau

Acrescente no liquidificador 1 banana congelada em rodelas, 1 colher (sopa) de cacau em pó e 1 xícara (chá) de leite gelado. Bata os ingredientes e sirva em seguida.

Crumble de banana

Em um refratário untado com manteiga, disponha 4 bananas cortadas em rodelas e reserve. Em outro recipiente, misture 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo com ½ xícara (chá) de açúcar mascavo e ½ colher (chá) de canela em pó. Acrescente 2 colheres (sopa) de manteiga e misture com as mãos até formar uma farofa. Despeje-a sobre as bananas e leve para assar até dourar.

Essa receita fica uma delícia servida acompanhada de sorvete de creme.

Salada refrescante

Corte 6 bananas-da-terra em pedaços pequenos e tempere-as com limão, sal e pimenta a gosto. Acrescente 1 cebola roxa e 1 tomate picados em cubos e finalize com salsinha ou coentro.